Lista completa de Questões de Biologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A microscopia é uma importante técnica a ser utilizada no trabalho do perito criminal. Há tipos variados de microscópios que podem ser utilizados. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Em um microscópio óptico, utilizando-se uma objetiva de 40x de AN 0,65 com uma ocular 5x, a imagem resultante será mais rica em detalhes do que aquela obtida com o uso de uma objetiva de 10x de AN 0,15 combinada a uma ocular 20x.
2. O microscópio de contraste de fase é indicado para a análise de um tecido não corado e de células vivas.
3. Em microscópios de fluorescência, esta pode ocorrer com compostos como a vitamina A ou com corantes fluorescentes que podem ser introduzidos no espécime.
4. Na microscopia de fundo escuro, a única luz que penetra na objetiva é a difratada pelas partículas presentes na preparação, que se tornam visíveis em fundo escuro.
Assinale a alternativa correta.
Sobre o manuseio de evidências de sêmen, assinale a alternativa correta.
A presença de mancha que se torna luminescente com auxílio de luz ultravioleta é um teste conclusivo para a presença de sêmen no local examinado.
O suporte no qual o material foi coletado deve ser preservado em solução NaCl 0,9%.
Os métodos de coloração Christmas Tree e Papanicolaou proporcionam resultados satisfatórios para a detecção citológica vaginal de espermatozóides.
A detecção de espermatozóides pode ser feita com o uso de vários tipos de microscópios, entre eles o microscópio óptico e o microscópio eletrônico. Contudo, o microscópio de campo escuro não fornece resultados satisfatórios.
Eosina amarela, eosina azul e hematoxilina-eosina são corantes vitais para espermatozóides.
Sobre a análise microscópica para evidenciação dos espermatozóides, assinale a alternativa INCORRETA.
Amostras de tecido contendo manchas secas devem ser mergulhadas em solução salina para retirada do extrato. Após centrifugação, o sedimento poderá ser analisado com as técnicas de microscopia.
Exames de identificação microscópica a fresco de espermatozóides podem ser efetuados com auxílio do corante eosina B.
No teste de reconhecimento microscópico de espermatozóides com auxílio do método de coloração conhecido como Christmas Tree, o corante Fast Red é utilizado para coloração do núcleo, enquanto que o corante Picro-Indigocarmin é utilizado para coloração da membrana plasmática.
Utilizando-se a técnica de coloração conhecida como Christmas Tree, o núcleo terá coloração rosa-escuro e a membrana plasmática terá coloração rosa-claro.
No preparo de lâminas coradas, o método de coloração conhecido como Christmas Tree é o mais indicado.
Sobre os testes químicos de determinação de antígeno específico da próstata em fluidos orgânicos, manchas e crostas, assinale a alternativa INCORRETA.
A presença de fosfatase ácida em uma mancha suspeita deve ser confirmada com a presença de espermatozóides ou PSA.
Em testes de detecção de PSA com métodos imunocromatográficos e anticorpos monoclonais não ocorre reação cruzada com outras proteínas do fluido biológico testado.
Na detecção de PSA utilizando o método ELISA, tanto o anticorpo imobilizado na placa quanto o segundo anticorpo devem ter alta especificidade para a proteína PSA.
A presença de PSA de fluidos extraprostáticos não interfere na investigação de esperma em perícias criminais.
Métodos imunocromatográficos qualitativos realizados em membranas podem ser utilizados para a detecção de PSA em líquidos extraprostáticos.
Na análise de pêlos e fibras ao microscópio óptico, são observadas diferentes características. Numere as características da coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Sobre o fenômeno de aglutinação, é INCORRETO afirmar:
As reações de aglutinação ocorrem entre antígenos naturais insolúveis ou adsorvidos à superfície de partículas e anticorpos. O precipitado pode ser visualizado quando há equilíbrio entre as concentrações de antígeno e anticorpo, preenchendo o máximo de valências de ambos.
Rapidez na obtenção de resultados e a possibilidade de análises qualitativas e quantitativas são vantagens das reações de aglutinação.
A aglutinação direta permite a detecção de antígenos particulados ou anticorpos desconhecidos usando, respectivamente, anticorpos específicos ou antígenos particulados conhecidos.
O teste de Coombs direto pode ser usado para a detecção de doenças autoimunes porque as hemácias do indivíduo estão ligadas a um anticorpo presente em seu próprio soro.
O que caracteriza as reações de precipitação é a reação entre um antígeno multivalente solúvel e um anticorpo bivalente, ocorrendo a formação de rede de complexos antígeno-anticorpo na zona de equivalência.
Devido à grande heterogeneidade dos tipos de moléculas que podem funcionar como anticorpos, é comum designá-las pelo termo genérico imunoglobulinas. Essas moléculas possuem peso molecular que varia em torno de 150.000 kD. Sobre as imunoglobulinas, é correto afirmar:
A papaína pode agir sobre a IgG separando-a em dois fragmentos Fab idênticos, que formam com o antígeno um complexo insolúvel, e um fragmento Fc que não se combina com o antígeno.
Na região em dobradiça da IgG há um grande número de resíduos de alanina. A alanina impede a configuração helicoidal normal e mantém essa região da cadeia polipeptídica distendida e acessível às enzimas proteolíticas.
A separação das cadeias polipeptídicas constitutivas dos anticorpos pode ocorrer pela associação de excesso de reagente capaz de romper ligações dissulfeto em conjunto com diminuição do pH.
As imunoglobulinas possuem pequenas faixas de mobilidades eletroforéticas dentro de cada classe devido às diferentes cargas livres nas diferentes moléculas.
Secreções seromucosas como saliva, lágrimas, suor e colostro, entre outras, são ricas em IgE, que são anticorpos capazes de inibir a aderência dos microorganismos por eles recobertos às células da mucosa e de ativar a via alternativa do complemento.
A respeito dos tipos sangüíneos, considere as seguintes afirmativas:
1. Na maioria das pessoas, as substâncias A, B, H e Lea podem ser encontradas nas secreções externas – saliva, urina, líquido seminal, suco gástrico e leite materno – como glicolipídeos de pesos moleculares heterogêneos.
2. A determinação do tipo sangüíneo pode ser feita com a utilização dos testes de absorção-inibição e absorçãoeluição, que necessitam de hemácias íntegras para que possam ser realizados.
3. Mesmo nos indivíduos secretores, as moléculas A, B, H e Lea estão ausentes nos componentes da superfície do tecido conjuntivo e das células musculares.
4. Os antígenos solúveis Lewis podem ser encontrados no plasma e na saliva. As hemácias não produzem os antígenos Lewis, mas podem adquiri-los do plasma.
Assinale a alternativa correta.
As células eucariontes diferenciam-se das células procariontes principalmente pela presença, nas primeiras, de uma estrutura celular. Assinale a alternativa que apresenta essa estrutura.
Parede celular
Membrana celular
Retículo endoplasmático
Mitocôndria
Núcleo
Nas células eucarióticas, a carioteca delimita o núcleo, estrutura que contém o material genético celular. Considere as seguintes afirmativas sobre a carioteca e a composição química dos ácidos nucléicos:
1. Algumas proteínas são dirigidas para o interior do núcleo através de um processo seletivo que envolve proteínas G, importinas, exportinas, RanGAP nuclear e hidrólise de GTP.
2. As bases dos nucleotídeos que compõem o DNA e o RNA podem reagir com outras bases ou com proteínas.
3. O RNAm possui, na extremidade 3', uma estrutura chamada capa (cap), uma cauda poli A na extremidade 5' e uma região codificadora central contendo códons, que determinam a seqüência de aminoácidos em uma proteína ou que emitem um sinal.
4. Em nucleosídeos, a base nitrogenada liga-se ao carbono anomérico do açúcar através de uma ligação N-glicosídica.
5. Nas cadeias de DNA, um dos grupamentos OH do fosfato se ioniza, liberando próton em pH fisiológico. Assim, cada hélice de DNA tem cargas negativas envolvendo sua superfície, as quais facilitam a associação com as histonas (H2A, H2B, H3 e H4).
Assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...