Lista completa de Questões de Biologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Normalmente, os métodos de análise microbiológicos apresentam algum nível de seletividade e de erro, e por isso é importante o profissional ter profundo conhecimento das possibilidades desses erros, para minimizá-los. Com relação a isso, é correto afirmar:
Métodos não-seletivos garantem que a absoluta maioria dos organismos presentes na amostra cresce e é contabilizada.
Os erros podem ser sistemáticos quando pessoas diferentes desenvolvem estilos de contagem diferentes.
Variação nas contagens entre ensaios, apesar do rigor metodológico, somente pode ser diminuída pelo aprofundamento das técnicas de trabalho.
A repetitividade e reprodutibilidade são formas de aumentar a precisão do ensaio. A diferença entre eles é que na reprodutibilidade o ensaio é reproduzido com os mesmos equipamentos, no mesmo laboratório, mas com materiais diferentes.
A robustez do método está diretamente relacionada ao grau de incerteza no resultado, diminuindo a confiança nas análises.
O controle de qualidade das análises microbiológicas baseia-se na comparação entre a variabilidade observada e a esperada. Assim, devem-se seguir procedimentos metodológicos padronizados, a fim de permitir referências para a microbiologia quantitativa. Para cobrir todos os aspectos do processo analítico, podem ser incluídas amostras adicionais com características conhecidas. Acerca disso, numere a coluna da direita com base na da esquerda.
1, 2, 3, 4, 5.
5, 2, 4, 3, 1.
4, 5, 1, 3, 2.
4, 1, 5, 2, 3.
2, 3, 1, 5, 4.
A demanda bioquímica de Oxigênio (DBO) é determinada pela quantidade de oxigênio necessária para as bactérias metabolizarem a matéria orgânica. Em relação à DBO, é correto afirmar:
É uma forma de medir a matéria orgânica não biodegradável na água.
A quantidade de oxigênio que pode ser normalmente dissolvida na água é de 10 mg/l, sendo que, em resíduos líquidos, a DBO pode atingir valores inferiores a este.
O tratamento primário de esgoto remove 25 a 35% da DBO do esgoto.
Após o tratamento primário, a maior parte da DBO remanescente no esgoto está como matéria inorgânica dissolvida.
O sistema de lodo ativado remove 25 a 35% da DBO do esgoto.
Em programas de monitoramento de água, o objetivo é obter amostras que sejam representativas de toda a extensão de água. Esse objetivo é difícil de ser atingido em função da falta de homogeneidade da água, de entradas de escoamento de água pluviais e de entradas variáveis dos efluentes, além de incidência solar, temperatura e padrões locais de circulação de H2O. Para se obter uma amostra para análises microbiológicas, são necessários procedimentos rigorosos. Assim, é correto afirmar:
Na amostragem de água para fins recreativos, devem-se escolher pontos que reflitam a exposição dos banhistas em profundidades inferiores a 50cm.
Na amostragem de águas engarrafadas, é necessário controle de qualidade de água no ambiente e após o envasamento.
O procedimento básico para coleta de água é segurar o frasco pela base e remover a tampa, antes de colocá-lo na água.
Para se coletar água de torneiras, deve-se limpá-las com produtos desinfetantes, como hipoclorito de sódio sem diluição.
As amostras podem ser analisadas até 24horas após a coleta, sem a necessidade de refrigeração.
Ecossistemas aquáticos eutrofizados apresentam uma comunidade de microorganismos característica. Com relação a essas comunidades, considere as afirmativas abaixo:
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), aproximadamente 85% das doenças atualmente conhecidas têm seu processo de contaminação através da veiculação hídrica. Das doenças abaixo, quais podem ser transmitidas diretamente pela ingestão de água contaminada?
Hepatite, ascaridíase, filariose, amebíase, enterobiose.
Leptospirose, teníase, enterobiose, cólera, tricomoníase.
Leishmaniose, hepatite, cisticercose, hepatite, toxoplasmose.
Toxoplasmose, amebíase, malária, teníase, cólera.
Enterobiose, amebíase, cisticercose, hepatite, ascaridíase.
A água proveniente de enchentes contém diversos agentes etiológicos de doenças, dentre elas a bactéria Leptospira interrogans, causadora da leptospirose. Em relação à transmissão da leptospirose, é correto firmar:
Ocorre pela penetração de oocistos de Leptospira interrogans em mucosas.
Ocorre pela penetração ativa de Leptospira interrogans pela pele ou por mucosas.
Ocorre pela ingestão de oocisto de Leptospira interrogans diretamente da água.
Ocorre pelo contato direto de Leptospira interrogans com mucosas e pelo contato direto com pessoas infectadas.
Ocorre pelo contato de oocistos de Leptospira interrogans diretamente da água.
O litoral do Paraná passou recentemente por um surto de cólera, havendo aproximadamente 650 casos registrados de novembro de 2001 a janeiro de 2002. Para áreas com risco de transmissão, é INCORRETO afirmar:
A água de abastecimento que já estava armazenada antes do surto da doença não necessita de novas avaliações.
O consumo de alimentos tratados diretamente com a água das áreas contaminadas deve ser evitado.
As comunidades que habitam as áreas afetadas devem ser esclarecidas sobre as medidas profiláticas cabíveis.
O sistema de esgoto deve ser monitorado e analisado à procura de focos da doença.
Os frutos do mar devem ser monitorados por um determinado tempo e proibidos em áreas de alta incidência da doença.
Algumas doenças de veiculação hídrica ocorrem somente em países com saneamento básico deficiente; outras, contudo, possuem distribuição mundial. Em relação à hepatite A, assinale a alternativa correta.
O agente etiológico da hepatite do tipo A é uma bactéria e a transmissão ocorre de uma pessoa a outra (direta e indiretamente), por veiculação hídrica e por alimentos contaminados.
O agente etiológico da hepatite do tipo A é um hepatovírus, e a transmissão ocorre por meio de solução de continuidade (pele e mucosa), por relações sexuais, exposição percutânea a agulhas ou outros instrumentos contaminados e por transfusão de sangue fora da recomendação técnica.
O agente etiológico da hepatite do tipo A é uma bactéria, e a transmissão ocorre diretamente por veiculação hídrica e por sangue contaminado.
O agente etiológico da hepatite do tipo A é um hepatovírus, e a transmissão ocorre por via fecal-oral, de uma pessoa a outra (direta e indiretamente), por veiculação hídrica e por alimentos contaminados.
O agente etiológico da hepatite do tipo A é um hepatovírus, e a transmissão ocorre indiretamente de uma pessoa a outra, por alimentos e instrumentos contaminados, por transfusão de sangue e por meio de solução de continuidade (pele e mucosa).
Os critérios de habilitação de competência do biólogo para realizar Análise e Controle de Qualidade Físico-química e Microbiológica de Águas, inclusive as de Abastecimento Público, em empresas públicas e/ou privadas é definido pela Resolução nº 3, de 2 de junho de 1996 do Conselho Federal de Biologia. Com relação a esses critérios, considere as seguintes afirmativas:
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...