Questões de Biologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Biologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os corantes utilizados na técnica de coloração de Papanicolaou são:

  • A.

    hematoxilina de Harris e orange G.

  • B.

    hematoxilina de Harris e PAS.

  • C.

    azul de metileno e orange G.

  • D.

    azul de toluidina e orange G.

  • E. hematoxilina de Harris e eosina.

Em uma sociedade de consumo como a nossa, é cada vez maior a produção de materiais que são descartados diariamente, trazendo uma série de problemas que interferem diretamente na qualidade de vida. O Decreto Estadual n.º 38.356/98, que regulamenta a Lei Estadual de Resíduos Sólidos n.º 9.921/93 (In: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2003), estabelece um modelo de gestão que combina várias técnicas para o manejo dos diferentes componentes do fluxo de resíduos, e baseia-se em alguns princípios que visam a diminuição do desperdício, do volume de resíduos, proporcionam economia de recursos naturais e de energia, assim como reduzem a poluição do solo, da água e do ar.

Pode-se sintetizar esses princípios, na seguinte ordem:

  • A.

    não geração ou redução/minimização; reutilização/ reaproveitamento; reciclagem; tratamento adequado e correta disposição final.

  • B.

    não geração ou redução/minimização; compostagem; reciclagem; reutilização/reaproveitamento.

  • C.

    geração ou aumento/maximização; reutilização/reaproveitamento; reciclagem; correta disposição final.

  • D.

    não geração ou redução/minimização; reutilização/ reaproveitamento; incineração; correta disposição final.

  • E.

    geração; reciclagem; compostagem; tratamento adequado e correta disposição final.

Numa paciente com prurido vaginal, o micro-organismo mais provavelmente identificado pelo exame de Papanicolaou é:

  • A.

    Papilomavírus humano.

  • B.

    Chlamydia trachomatis.

  • C.

    Herpesvírus.

  • D.

    Candida albicans.

  • E.

    Neisseria gonorrhoeae.

Diante da proposta dos temas estruturadores, e considerando a sua realidade específica, as necessidades de seus alunos, as particularidades de sua escola e região, o professor pode selecionar os temas que são mais significativos e resolver como deverão ser trabalhados de modo a possibilitar situações de aprendizagem a partir das vivências dos alunos.

Leia as afirmações seguintes:

I. O estudo da biologia deverá ser desafiador para os alunos, permitindo que discutam sobre diferentes temas como meio ambiente, biodiversidade e outros.

II. Vivendo num país com uma das maiores biodiversidades do planeta, é imprescindível que sejam formados alunos conscientes e participantes do processo de preservação do meio ambiente.

III. A biologia celular e a hereditariedade são assuntos articulados para que os alunos possam compreender a identidade dos seres vivos e as formas de transmissão de vida e hereditariedade.

IV. O estudo de biologia deve desenvolver assuntos ligados à saúde, ao corpo humano, à adolescência e à sexualidade.

São temas que atendem ao proposto no enunciado:

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Em esfregaços de pacientes com vaginose bacteriana são observadas as “clue cells”.

  • B.

    As alterações citológicas atribuídas à Chlamydia trachomatis são suficientes para o diagnóstico definitivo da doença.

  • C.

    A presença de actinomiceto no colo uterino não está relacionada ao uso de DIU (dispositivo intrauterino).

  • D.

    O Trichomonas vaginalis é visualizado como estrutura filiforme de coloração avermelhada.

  • E.

    A Candida albicans só pode ser visualizada como esporo no esfregaço cervicovaginal.

No Brasil, uma em quatro pessoas pode ter tido uma doença sexualmente transmissível (DST). Como exemplos de DST, pode-se citar o seguinte conjunto de doenças:

  • A.

    oncocercose, tricomoníase, sífilis.

  • B.

    gonorreia, sífilis, condiloma.

  • C.

    aterosclerose, giardíase, AIDS.

  • D.

    AIDS, giardíase, tricomoníase.

  • E.

    oncocercose, clamídia, condiloma.

A partir de 2001, começou a ser usada a classificação de Bethesda para os diagnósticos das citologias cervicovaginais. Até então, usava-se a classificação de Papanicolaou. Uma lesão diagnosticada como classe IV de Papanicolaou seria diagnosticada no sistema Bethesda, como

  • A.

    atipias em células glandulares.

  • B.

    lesão intraepitelial escamosa de alto grau.

  • C.

    lesão intraepitelial escamosa de baixo grau.

  • D.

    células escamosas com atipias de significado indeterminado (ASCUS).

  • E.

    negativa

O uso abusivo de antimicrobianos pode alterar a ecologia microbiana, modificando os padrões de sensibilidade/resistência dos microrganismos. Essa situação é decorrente de um fenômeno chamado

  • A.

    desequilíbrio da flora microbiana.

  • B.

    reações alérgicas.

  • C.

    resistência dos microrganismos.

  • D.

    reações adversas aos antimicrobianos.

  • E.

    terapia empírica.

Durante o ciclo evolutivo do Schistosoma mansoni, a larva

  • A.

    miracídio penetra no interior do caramujo e, após passar pelas fases de esporocisto, é eliminada sob a forma de cercária.

  • B.

    miracídio transforma-se em esporocisto, penetra no interior do caramujo e é eliminada sob a forma de cercária.

  • C.

    miracídio penetra no caramujo, transforma-se diretamente em cercária e permanece em seu interior até sua morte.

  • D.

    cercária transforma-se em esporocisto primário, esporocisto secundário e depois em cercária novamente.

  • E.

    cercária penetra ativamente no organismo humano, transformando- se em esporocisto nos vasos mesentéricos.

A alteração patológica básica na fase crônica do processo esquistossomótico é

  • A.

    o granuloma que se forma em torno dos ovos do parasito.

  • B.

    a ação espoliativa dos vermes adultos no intestino.

  • C.

    a ação invasiva dos vermes adultos na mucosa intestinal.

  • D.

    a alteração cutânea, representada por prurido e exantema.

  • E.

    o processo de lesão no nível pulmonar pelos vermes adultos.

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