Questões de Biomedicina - Análises Clínicas

Lista completa de Questões de Biomedicina - Análises Clínicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Código de Ética do Profissional Biomédico, conforme resolução do Conselho Federal de Biomedicina, garante ao profissional biomédico o direito de

    A) manter sigilo sobre seus vínculos e desligamentos dos locais onde exercer responsabilidade técnica.

    B) exigir remuneração correspondente às responsabilidades assumidas e aos valores de remuneração fixados pela entidade competente da classe.

    C) divulgar ao paciente ou médico solicitante resultados e métodos de exames realizados, independentemente de comprovação científica.

    D) participar de experimentos em andamento, mesmo que eles não tenham sido aprovados pelo comitê de ética.

    E) receber remuneração de usuários de serviço público ao qual o biomédico seja vinculado.

Um citômetro de fluxo que possua emissão de laser em três comprimentos de onda diferentes é capaz de

    A) avaliar o tamanho e a granularidade interna de um conjunto de células.

    B) comparar a rugosidade da superfície das células em um campo de observação.

    C) medir a concentração de quaisquer monossacarídios em um conjunto de células.

    D) medir a distância entre organelas de uma célula.

    E) medir a concentração de proteínas em uma solução livre de células e de partículas.

Meios de cultura podem ser utilizados com diversas finalidades nas análises microbiológicas, devendo ser preparados de acordo com o uso a que se destinam. Assinale a opção correspondente ao meio de cultura que contém cristal de violeta e que é seletivo para bactérias gram-negativas.

    A) Cary Blair

    B) ágar sangue

    C) ágar MacConkey

    D) ágar citrato Simmons

    E) ágar Sabouraud

Com relação às dermatofitoses, assinale a opção correta.

    A) A umidade inibe a proliferação dos microrganismos causadores das dermatofitoses.

    B) As lesões na pele de pessoas com dermatofitoses decorrem da presença de bactérias ou da reação de sensibilidade ao agente ou a seus produtos de degradação.

    C) Tinea cruris, Tinea auris e onicomicose são dermatofitoses que ocorrem na barba, na unha e nos pés, respectivamente.

    D) A presença de hifas septadas e artroconídeos, quando da observação do microrganismo ao microscópio, é uma característica para estabelecer o diagnóstico de dermatofitoses da pele e da unha.

    E) O diagnóstico de dermatofitoses nos pelos causadas por espécies do gênero Microsporum pode ser realizado mediante o uso de lâmpada de Wood, uma vez que, sob a luz dessa lâmpada, os pelos infectados emitem fosforescência amarela.

A ocorrência e a persistência de doenças infecciosas e parasitárias são problemas frequentes de saúde em países em desenvolvimento. No que se refere aos aspectos de imunologia e parasitologia relativos a essas doenças, assinale a opção correta.

    A) A síndrome da imunodeficiência adquirida é causada pelo adenovírus HIV, e seu diagnóstico pode ser realizado por meio de imunoensaios para a detecção do DNA viral.

    B) O contato pessoal por meio de abraços ou aperto de mãos é a forma mais comum de transmissão de todas as doenças infecciosas.

    C) A amebíase é causada por nematoides da família Ancylostomidae.

    D) A ascaridíase pode ser diagnosticada mediante a observação de vermes com formato cilíndrico em fezes ou vômitos.

    E) O diagnóstico de parasitoses intestinais realizado por meio de exame de fezes é inespecífico e de alto custo, pois demanda a análise de mais de uma amostra.

A intoxicação por produtos de higiene e limpeza ocorre muitas vezes de forma não intencional, e geralmente em crianças. Entre os produtos elencados em casos de intoxicação destacam-se o lauril sulfato de sódio, o cloreto de benzalcônio e o hipoclorito de sódio. Considerando essas informações e os aspectos relacionados à biossegurança, assinale a opção correta.

    A) O hipoclorito de sódio de uso domissanitário apresenta-se como um sal sólido, e sua ingestão é inócua ao organismo.

    B) A mistura de cloreto de benzalcônio e hipoclorito de sódio é recomendável porque potencializa a ação desinfetante, estando dispensado o uso de luvas por quem manipula essa mistura.

    C) A mistura de soluções diluídas de hipoclorito de sódio e vinagre não produz gases prejudiciais à saúde.

    D) A mistura de hipoclorito de sódio e álcool etílico gera amônia, que, em baixas concentrações, possui ação desinfetante com baixo risco para a saúde do usuário.

    E) O lauril sulfato de sódio, tensoativo encontrado em produtos de limpeza e em cosméticos, pode causar irritação na pele e nas mucosas.

A utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas, costuma ser frequente durante o desenvolvimento das atividades laborais de diversos profissionais da área da saúde. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

    A) Luvas de procedimentos não cirúrgicos são usadas em procedimentos que exigem técnica asséptica no paciente.

    B) Após a retirada das luvas, estão dispensadas a lavagem e a higienização das mãos.

    C) Luvas podem ser reutilizadas se lavadas após o uso.

    D) O uso concomitante de duas ou mais luvas garante a segurança do profissional de saúde e do paciente.

    E) A contaminação do profissional de saúde pode ser evitada com a adoção de técnica correta de remoção de luvas.

As fórmulas moleculares a seguir são representativas de três álcoois: CH3OH (o mesmo que CH4O), C2H5OH e C3H8O. O uso inapropriado dessas substâncias elevou os casos de intoxicação durante a pandemia da covid-19. Considerando essas informações, assinale a opção correta.

    A) A fórmula molecular C2H5OH corresponde ao isopropanol, que, quando ingerido, é metabolizado pelo fígado e gera acetona, que atua como antisséptico por via oral.

    B) A fórmula molecular CH3OH corresponde a uma substância capaz de destruir o vírus Sars-CoV-2 quando ingerida, pois desnatura os lipídeos presentes no envelope viral, que são os responsáveis por causar a infecção.

    C) A fórmula molecular C2H5OH corresponde a uma substância capaz de inativar o novo coronavírus no organismo quando ingerida ou inalada, desde que esteja em solução hidroalcoólica de 70% p/p.

    D) A fórmula molecular CH3OH corresponde a uma substância capaz de causar cegueira e até risco de morte quando ingerida.

    E) Licores que contenham concentração alcoólica de 60% destroem o novo coronavírus no organismo humano, pois a concentração de álcool recomendada contra esse vírus varia entre 60% p/p e 70% p/p.

Uma pesquisa concluiu que uma substância nova isolada de uma planta apresentou promissora atividade antifúngica. A substância já fora testada in vitro em culturas de fungos e in vivo em modelo animal. A segurança e a dosagem dessa substância foram avaliadas em animais sadios, e sua efetividade, em modelo animal com infecção induzida.
A fase que caracteriza esse estudo é conhecida como

    A) ensaio pré-clínico.

    B) ensaio clínico de fase I.

    C) ensaio clínico de fase II.

    D) ensaio clínico de fase III.

    E) ensaio clínico de fase IV.

Analise as afirmativas a seguir:
I - A uréia sérica encontra-se diminuída na insuficiência hepática grave e hemodiluição. II - A hemoglobina glicosilada avalia o controle da diabetes a longo prazo. III - A dosagem do ácido úrico é útil no diagnóstico da gota.
Assinale a alternativa correta:

    A) Somente a afirmativa I está correta.

    B) Somente a afirmativa II está correta.

    C) Somente a afirmativa III está correta.

    D) As afirmativas I e II estão corretas.

    E) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...