Questões de Ciência da Computação

Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No referente a conceitos e configuração de serviços para a Internet, assinale a opção correta.

  • A.

    Qualquer serviço embasado no protocolo HTTP usa a porta 80 para se comunicar com o protocolo TCP.

  • B.

    Para a gerência de banco de dados na Internet, é usado o protocolo DBMSP (DataBase Management System Protocol) com alteração do nome do servidor.

  • C.

    A resolução de nomes na Internet usa tipicamente o DNS (Domain Name System) no qual um ou vários servidores podem ser consultados para a procura de um nome ou endereço IP.

  • D.

    O uso de um servidor de correio eletrônico requer a definição do controle de spam que é nativo na implementação de todo servidor de correio eletrônico com protocolo SMTP.

Acerca dos conceitos de redes e tecnologias Ethernet, julgue os itens a seguir.

O padrão 1000Base-LX é definido para fibras monomodo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos princípios e da arquitetura da Internet, julgue os itens a seguir.

A Internet é composta por redes interligadas por roteadores. O roteamento entre essas redes é feito pelo IP usando tabelas de roteamento. As informações armazenadas nas tabelas de roteamento podem ser modificadas a partir de troca de informações entre roteadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima apresenta uma proposta de organização e automatização de mudanças em bases de dados, na qual são empregados elementos como ambiente de produção, base de dados build ou réplica etc. A proposta também sugere a execução de atividades, seqüenciadas de #1 a #10. Com base nas informações apresentadas e nos conceitos de administração de bancos de dados e gerência de qualidade de projetos de TI, julgue os itens a seguir.

As ocorrências dos bugs encontrados no sistema seriam mais adequadamente registradas e gerenciadas no sistema de controle de versão que na ferramenta de controle de mudanças.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um padrão de projeto é uma solução repetível para um problema recorrente no projeto de sistemas de software. Um exemplo de padrão de projetos apresentado pelo Gang of Four (GOF) é o

  • a.

    Observer, que é utilizado quando se faz necessária a instanciação de um e apenas um objeto de uma determinada classe.

  • b.

    Strategy, que permite a criação de uma família de algoritmos encapsulados na forma de objetos que podem ser selecionados e substituídos dinamicamente pela aplicação.

  • c.

    Método Fábrica, que prove a habilidade de retornar o estado do objeto a seu estado anterior.

  • d.

    Composite, que realiza a adaptação da interface de uma determinada classe para a interface que um cliente espera.

  • e.

    Data Access Object (DAO), que permite acessar seqüencialmente os elementos de um objeto agregado sem expor sua representação interna.

Em relação ao padrão de projeto MVC (model view controller), pode-se afirmar:

I. Desacopla o modelo (model) da sua visão (view) pelo estabelecimento de um protocolo de subscrição/notificação entre os mesmos.

.II. Consiste  três tipos de objetos: o modelo que é o objeto da aplicação; a visão que é a tela de apresentação para o usuário; e o controlador que define o modo como a interface reage às ações do usuário.

III. Permite que se modifique o modo como uma visão responde à ação do usuário, sem que se modifique a sua apresentação visual.

IV. Permite que se anexe múltiplas visões a um modelo, para prover diferentes apresentações do mesmoesse modelo. V. Permite que visões sejam organizadas de forma aninhada.

Está correta:

 

  • A. I, II, III, IV e V
  • B. apenas II, III e IV
  • C. apenas III, III e V
  • D. apenas I, II e IIIIV
  • E. apenas II e III

Analise as seguintes afirmações sobre Requisitos de Software.

I. As atividades da engenharia de requisitos são fundamentais no desenvolvimento de software, pois os requisitos é que vão guiar o software a ser desenvolvido. Erros nestas atividades são propagados por todo o desenvolvimento.

II. A engenharia de requisitos é responsável por definir o escopo do software, identificando, refinando, modelando e especificando funções, desempenho, interfaces com outros sistemas e restrições do software a ser desenvolvido.

III. Um dos grandes problemas da atividade de levantamento de requisitos é garantir que as necessidades reais do cliente/usuário são identificadas. É bastante comum que os próprios clientes/usuários do software não saibam exatamente o que querem ou não consigam exprimir suas necessidades de forma clara, levando a erros na identificação dos requisitos.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • A. Apenas I.
  • B.

    Apenas I e II.

  • C.

    Apenas II e III.

  • D. Apenas III.
  • E. I, II e III.

Considerando a unidade de compilação Java apresentada, adaptada de Barnes e Kölling, julgue os itens a seguir acerca das ações que ocorrerão durante a execução do método main da classe stackTest.

I Serão criadas três instâncias da classe linkEntry , uma instância da classe stack e uma instância da classe stackTest.

II A variável top da instância de Stack apontada pela variável list do método main da classe StackTest conterá o valor null , imediatamente antes do final da execução do referido método main.

III Os métodos full e peek não serão executados.

IV Os nomes "Joao", "Maria" e "José" serão impressos no console, nessa ordem.

V Para cada instância de LinkEntry criada, existe uma instância correspondente da classe string.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e IV.
  • B. I, III e V.
  • C. I, IV e V.
  • D. II, III e IV.
  • E. II, III e V.

Para delimitar um bloco PHP dentro de um arquivo HTML recomenda-se a forma

  • A.

    < [ código ] >

  • B.

    < % [ código ] % >

  • C.

    < ? [ código ] ? >

  • D.

    < ?php [código ] php? >

  • E.

    < script language="php" > [ código ] < /script >

A alternativa que descreve uma característica de uma rede cuja tolerância a falhas é o requisito primordial é:

  • A.

    Topologia em anel.

  • B.

    Arquitetura com 7 camadas.

  • C.

    Subrede de comunicação sem conexão.

  • D.

    Subrede de comunicação orientada a conexão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...