Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Arquitetura de redes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca dos conceitos e das tecnologias relacionadas à Internet, julgue os seguintes itens.
Em uma aplicação que use UDP, se for necessário saber se datagramas enviados foram corretamente recebidos nos destinos, a aplicação deverá conter código para esse fim, uma vez que o serviço de comunicação provido pelo UDP não garante que os datagramas enviados sejam entregues nos destinos.
Ciência da Computação - Banco de Dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A figura acima apresenta uma proposta de organização e automatização de mudanças em bases de dados, na qual são empregados elementos como ambiente de produção, base de dados build ou réplica etc. A proposta também sugere a execução de atividades, seqüenciadas de #1 a #10. Com base nas informações apresentadas e nos conceitos de administração de bancos de dados e gerência de qualidade de projetos de TI, julgue os itens a seguir.
Durante a migração de uma versão de banco de dados, a seqüência mais conveniente de migração do novo script seria: 1 – ambiente de testes; 2 – ambiente de garantia de qualidade; 3 – ambiente de produção.
Ciência da Computação - Banco de Dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em banco de dados, é comum o uso de técnicas para evitar que registros fiquem órfãos, garantindo a integridade dos dados. Essa é uma técnica que está presente em diversos gerenciadores de banco de dados, mas que não é encontrada no
JDBC.
Oracle.
MS SQL Server.
DB2.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Dentre os modelos de desenvolvimento de software, destaca-se a prototipagem. Sabe-se que existem dois tipos de prototipagem: a exploratória e a descartável. Essa classificação se dá segundo a compreensão dos requisitos do software que está sendo desenvolvido. Considerando essas informações, pode-se afirmar:
I. A prototipagem exploratória deve ser utilizada quando os requisitos do software estão bem compreendidos.
II. A prototipagem descartável deve ser utilizada quando os requisitos do software não estão bem compreendidos.
III. A especificação dos requisitos é de responsabilidade única do desenvolvedor,. na prototipagem exploratória e na prototipagem descartável.
Está(ão) correta(s) apenas:
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Analise as seguintes afirmações sobre Arquitetura de Software.
I. A arquitetura de um software representa a estrutura do sistema, ou seja, quais são os elementos do software, suas propriedades/serviços externos e como estes se relacionam.
II. São exemplos típicos de componentes de uma arquitetura de software: interface com o usuário (apresentação), lógica (regras) do negócio, comunicação e (armazenamento de) dados.
III. Cliente-servidor, repositório, invocação implícita e camadas são exemplos de arquiteturas de software.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
Ciência da Computação - Filosofia do SGBD - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A figura acima apresenta os elementos centrais da arquitetura de um SGBD. Na figura, são destacados os usuários típicos; os módulos do SGBD, numerados de #1 a #7; e os fluxos de dados entre módulos e os pontos de controle de acesso a dados efetuados pelo gerenciador de dados armazenados, nomeados de A a E. Com base nas informações apresentadas nessa figura, julgue os itens a seguir.
O escalonamento de transações em run-time é efetuado em maior intensidade pelo módulo numerado por #6.
Ciência da Computação - Gerência de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A figura acima apresenta a tríade de critérios determinantes do sucesso de um projeto. Considerando essa figura, julgue os itens seguintes no que se refere a conceitos de gerência de projetos.
No gerenciamento de riscos de projeto, é necessário se preocupar, fundamentalmente, com a contenção de custos do projeto, e, de forma marginal, abordar aspectos de qualidade e prazo.
O sistema operacional é um programa que controla a execução de programas aplicativos e age como interface entre o usuário e o hardware do computador. A respeito de conceitos de sistemas operacionais, julgue os itens que se seguem.
Existem sistemas operacionais que mantêm estatísticas de uso dos vários recursos de hardware e monitoram parâmetros de desempenho, tais como tempo de resposta. Em um sistema multiusuário, essas informações podem ser usadas para tarifação de uso de recursos.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação às redes de computadores, julgue os itens seguintes
A arquitetura cliente-servidor tem por motivação sincronizar a execução de dois processos que devem cooperar um com outro. Assim, dadas duas entidades que queiram comunicar-se, uma deve iniciar a comunicação enquanto a outra aguarda pela requisição da entidade que inicia a comunicação.
Ciência da Computação - Arquitetura de redes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação a protocolos de roteamento dinâmico, OSPF e BGP, e tecnologias de comunicação de dados Frame-Relay, ATM, X.25 e MPLS, julgue os itens subseqüentes.
As sinalizações do protocolo MPLS podem ser realizadas pelo protocolo RSVP-TE. Mais especificamente, o RSVPTE permite o estabelecimento de LSPs (label switched paths).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...