Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O dispositivo de rede que realiza funções no nível 2 do modelo OSI é:
hub;
transceptor;
roteador;
repetidor;
switch.
Ciência da Computação - Sistemas Operacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação a conceitos sobre sistemas distribuídos, assinale a opção correta.
Em um sistema distribuído, os usuários podem acessar recursos em outras máquinas, mas um sistema operacional distribuído não tem como tornar a distribuição dos recursos transparente aos usuários.
Um sistema distribuído tem que ser tolerante a falhas. Para ser considerado tolerante a falhas, tem que continuar a funcionar, sem degradação do desempenho ou das funcionalidades, após as falhas.
Um sistema de arquivos distribuídos pode ser implementado sem manter informações de estado. Nesse caso, as operações são tratadas individualmente e não como partes de uma sessão.
Um sistema distribuído pode suportar a migração de processos. A migração de processos não pode, entretanto, ocorrer sob controle de um sistema operacional, tem que ser controlada por aplicações.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A figura acima apresenta um possível diagrama que descreve as relações entre as pessoas que participam do sistema de informações descrito no texto I. Considerando essa figura, julgue os itens seguintes, acerca de engenharia de software e de análise de sistemas orientados a objetos.
As elipses indicadas no diagrama, de nomes "gerenciar ETEs", "alterar dados pessoas", "registrar vazão da ETE" e "emitir relatório das ETEs", são chamadas atividades, e representam os requisitos não-funcionais do sistema de monitoramento de ETEs.
Nos sistemas operacionais, um processo é a forma de representar um programa em execução. É o processo que utiliza os recursos do computador para a realização das tarefas para as quais a máquina é destinada. Com relação aos processos do Linux, o comando
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A figura acima apresenta um possível diagrama que descreve as relações entre as pessoas que participam do sistema de informações descrito no texto I. Considerando essa figura, julgue os itens seguintes, acerca de engenharia de software e de análise de sistemas orientados a objetos.
O diagrama mostrado apresenta uma arquitetura dos módulos de software do sistema de monitoramento de ETEs.
Um ciclo de vida clássico de um projeto envolve na sequência os assuntos
testes, requisitos, projetos, códigos e operações.
requisitos, códigos, projetos, testes e operações.
requisitos, projetos, códigos, testes e operações.
projetos, requisitos, códigos, operações e testes.
projetos, códigos, testes, requisitos e operações.
A modificação de um sistema ERP para que este possa se adequar a uma determinada situação empresarial, impossível de ser reproduzida através dos parâmetros já existentes é conhecida por
colaboração.
implantação.
workflow.
customização.
extratificação.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
As informações apresentadas acima foram obtidas como resultado direto da engenharia reversa aplicada sobre um código orientado a objetos escrito em linguagem Java e que implementa um protótipo de um sistema de monitoramento de ETEs de nome MONETEs descrito no texto I. Julgue os itens de 95 a 100, acerca dos elementos apresentados no diagrama e dos conceitos de programação orientada a objetos.
De acordo com as informações apresentadas, é correto concluir que o código que implementa a classe "MONETEs" apresenta 7 atributos de instância privados, sendo que um deles é estático.
A automatização de um processo de negócio, no seu todo, ou em partes, onde documentos, informação ou tarefas são passadas entre os diversos participantes, de acordo com um conjunto de regras procedimentais é a definição de
DFD.
ERP.
flowchart.
CMR.
workflow.
Sobre a figura acima, que apresenta elementos utilizados em um típico DER na qual cada tipo de elemento está identificado por um número, são feitas as afirmativas a seguir. I – Os elementos identificados por 1 e 3 no diagrama, respectivamente, são: Entidade e Atributo. II – O elemento identificado no diagrama pelo número 2 é um relacionamento do tipo muitos-para-muitos. III – Um conjunto de entidades que tem uma chave primária é chamado de um conjunto de entidades fortes. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...