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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando a figura ao lado, que apresenta os elementos básicos e suplementares de um plano de projeto, julgue os itens a seguir, acerca dos conceitos de gerenciamento de projeto no âmbito do desenvolvimento de softwares e sistemas de informação.
Entre algumas fases ou etapas do ciclo de vida de um software-produto são realizadas, na ordem cronológica, desenho; análise; implementação; instalação e testes unitários.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O trecho de código acima apresenta parte de uma classe prototípica de nome "Mapa", que fornece uma implementação simplificada do processo de indicar se determinada ETE está localizada dentro de uma UF (estado), bem como preparar um relatório textual da localização (latitude e longitude) e vazão das ETEs localizadas no mapa. O modelo de mapa implementado nesse código assume que o formato de cada mapa de uma UF é o de um retângulo, delimitado pelos valores das latitudes e longitudes mínimas e máximas. A fim de simplificar o processo de demonstração do protótipo, implementou-se um método que cria um mapa utilizando valores aleatórios para latitudes e longitudes mínimas e máximas, por meio do uso da função .Essa função retorna um número pseudoaleatório de ponto flutuante com dupla precisão e com valor maior ou igual a 0 e menor que 1. Considerando essas informações, julgue os itens de 101 a 110, acerca das técnicas de codificação empregadas.
Pode-se garantir, como propriedade geral de qualquer objeto Mapa criado por meio do código apresentado, que os valores das variáveis "latMín" e "LongMín" serão sempre inferiores aos valores contidos nas variáveis "latMáx" e "LongMáx".
Ciência da Computação - Sistemas Operacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação às características dos diversos sistemas operacionais, assinale a opção correta.
Nos sistemas operacionais com processamento em lote, os programas dos usuários são agrupados em lote, e esse lote de programas é submetido para execução. Quando a execução termina, os resultados são impressos para serem entregues a cada usuário. Sistemas que fazem exclusivamente processamento em lote são muito comuns atualmente, principalmente em computadores que operam com sistemas SUNOS e IBM AIX.
Nos sistemas operacionais multiprogramados, diversos programas são carregados simultaneamente na memória e o tempo do processador é dividido entre eles. Mesmo que alguma instrução de E/S seja chamada, o processador não interrompe a execução da instrução em curso, o que pode acarretar desvantagens com relação a outros sistemas.
O processamento de tarefas em lote por compartilhamento de tempo permite minimizar o uso do processador, enquanto que o processamento de tarefas em lote com multiprogramação maximiza o tempo de resposta.
O processamento em lote necessita que exista uma proteção de memória, isto é, enquanto um programa de usuário está sendo executado, ele não deve alterar a área de memória que contém o monitor de processamento.
Sistemas operacionais atuais possuem problemas de escalonamento, já que um usuário pode reservar determinado intervalo de tempo para o processamento de um programa e, se esse programa não terminar durante o tempo reservado, será interrompido antes de a solução do problema ser concluída.
O RUP é um processo de Engenharia de Software que fornece uma abordagem disciplinada para assumir tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento de software. Seu objetivo é assegurar a produção de software de alta qualidade, que satisfaça as necessidades de seus usuários finais, dentro de prazo e orçamento previsíveis. O modelo de visão 4+1 da arquitetura, segundo o RUP, sugere uma abordagem de cinco visões da arquitetura de um sistema. Quanto a esta abordagem é correto afirmar que a Visão Lógica
descreve a organização de módulos estáticos de software no ambiente de desenvolvimento, como, por exemplo, o gerenciamento de configuração.
endereça os aspectos simultâneos na execução. Focaliza, entre outros, assuntos como inicialização e paralisação do sistema, tolerância a falhas, distribuição de objetos, tempo de resposta e escalabilidade.
focaliza assuntos como desenvolvimento, instalação e desempenho do sistema.
contém alguns cenários ou casos de uso que agem para ilustrar no documento de arquitetura de software como as outras visões funcionam.
endereça as exigências funcionais do sistema, isto é, expressa o que o sistema deveria fazer para seus usuários finais. É uma abstração do modelo de projeto e identifica pacotes de projetos principais, subsistemas e classes.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando a figura ao lado, que apresenta os elementos básicos e suplementares de um plano de projeto, julgue os itens a seguir, acerca dos conceitos de gerenciamento de projeto no âmbito do desenvolvimento de softwares e sistemas de informação.
Entre os modelos de processo de desenvolvimento de software, incluem-se os modelos cascata e espiral. O modelo cascata é tipicamente orientado para a gestão de riscos, e o modelo espiral envolve um seqüenciamento estrito das fases de desenvolvimento.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O trecho de código acima apresenta parte de uma classe prototípica de nome "Mapa", que fornece uma implementação simplificada do processo de indicar se determinada ETE está localizada dentro de uma UF (estado), bem como preparar um relatório textual da localização (latitude e longitude) e vazão das ETEs localizadas no mapa. O modelo de mapa implementado nesse código assume que o formato de cada mapa de uma UF é o de um retângulo, delimitado pelos valores das latitudes e longitudes mínimas e máximas. A fim de simplificar o processo de demonstração do protótipo, implementou-se um método que cria um mapa utilizando valores aleatórios para latitudes e longitudes mínimas e máximas, por meio do uso da função .Essa função retorna um número pseudoaleatório de ponto flutuante com dupla precisão e com valor maior ou igual a 0 e menor que 1. Considerando essas informações, julgue os itens de 101 a 110, acerca das técnicas de codificação empregadas.
Os valores das variáveis "MAX_LAT" e "MAX_LONG" não podem ser alterados em runtime por nenhum código do programa Java, exceto pelo código contido na própria classe "Mapa".
As redes de comunicação públicas e privadas são importantes elementos tecnológicos para as atividades econômicas e sociais. Acerca de tecnologias, arquiteturas, protocolos e aplicações de redes de comunicação, julgue os itens seguintes.
A camada ATM adaptation layer (AAL) é requerida somente nos sistemas de borda de uma rede ATM.
Ciência da Computação - Transmissão de Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
No que se refere às características dos meios de transmissão, assinale a opção incorreta.
O cabo coaxial consiste de dois condutores cilíndricos, um interno e outro externo, separados por um material dielétrico. Esse meio de transmissão é utilizado nas redes Ethernet.
Os cabos par trançado são, de forma geral, classificados em dois tipos: UTP (unshielded twisted pair) e STP (shielded twisted pair).
Os cabos de fibra óptica transportam maior quantidade de informação e têm menor atenuação de sinal em comparação com os cabos metálicos.
Uma das vantagens dos satélites LEO (low earth orbit) com relação aos satélites geoestacionários é que necessitam de menor número de satélites para ter uma cobertura global.
As redes locais sem fio padrão IEEE 802.11 utilizam ondas de rádio como meio de transporte.
Considerando a Análise por Pontos de Função (APF) para o cálculo dos Pontos de Função, determina-se o número de APF de uma aplicação em três etapas de avaliação. Os valores encontrados na Terceira Etapa refletem
as funções específicas e mensuráveis do negócio, providas ao usuário pela aplicação. São os Pontos de Função não-ajustados.
as funções específicas e mensuráveis do negócio, providas ao usuário pela aplicação. Este valor é denominado Fator de Ajuste.
a funcionalidade geral provida ao usuário pela aplicação, ou Pontos de Função não-ajustados, dividido pelo Fator de Ajuste encontrado com a soma das funções específicas e mensuráveis do negócio, providas ao usuário pela aplicação.
a funcionalidade geral provida ao usuário pela aplicação, ou Fator de Ajuste, dividido pelos Pontos de Função não-ajustados encontrado com a soma das funções específicas e mensuráveis do negócio, providas ao usuário pela aplicação.
a aplicação do Fator de Ajuste sobre o resultado dos Pontos de Função não-ajustados apurado na primeira etapa.
Ciência da Computação - Arquitetura de Computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A multiplicação do binário 0111 pelo binário 0011 é igual a
11110000.
00010101.
01010101.
10111000.
00110101.
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