Questões de Ciência da Computação

Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A gerência de projetos envolve diversos aspectos e áreas de conhecimento que precisam ser tratados de forma integrada. Considerando os diferentes aspectos envolvidos na gerência de projetos, julgue os itens subseqüentes. O controle de mudanças, também denominado gerência de configuração, é parte da gestão de escopo que se ocupa da monitoração das mudanças relacionadas à inclusão de novas características nos produtos do projeto, assim como de mudanças relativas a correções de imperfeições nos produtos já entregues.

  • C. Certo
  • E. Errado

A linguagem SQL-92 NÃO permite o uso do distinct com:

  • A.

    count(*)

  • B.

    group by

  • C.

    having

  • D.

    max

  • E.

    where

Considere as seguintes assertivas sobre a Gerência de Configuração de Software:

I- Um baseline somente pode ser alterado por processos formais de controle de alteração.

II-O controle de versões pode ser descrito pelo grafo de evolução do software.

 III-A inserção de um objeto no repositório (check-in) necessariamente invoca o mecanismo de controle de versão.

As assertivas corretas são:

  • A.

    somente I;

  • B.

    somente II;

  • C.

    somente III;

  • D.

    somente I e II;

  • E.

    I, II e III.

Em um artigo recente publicado no International Journal of Project Management, K. Dillibabu e K. Krishnaiah apresentam um estudo do uso do modelo COCOMO II na estimativa de custo de software de uma companhia indiana. Para validar os resultados do estudo, os autores avaliaram o COCOMO II em 10 projetos de software que já haviam sido concluídos, utilizando os relatórios preliminares de especificação de software para fazer as estimativas iniciais de custo e comparando as estimativas realizadas pelo modelo com os dados reais, conhecidos após a conclusão dos projetos. Entre as conclusões apresentadas no artigo, destacam-se as listadas a seguir.

• Após um estudo preliminar, apenas oito dos dez projetos escolhidos inicialmente foram considerados no estudo, pois dois deles apresentaram grandes erros entre as estimativas produzidas pelo COCOMO II e os valores reais avaliados. Os projetos descartados eram projetos para portar software antigo para novas plataformas, enquanto os projetos considerados referiam-se ao desenvolvimento de novos software.

• O modelo de estimativa foi calibrado com dados reais para o tamanho dos software referentes aos oito projetos considerados para o estudo.

• Dos oito projetos avaliados, seis apresentaram uma estimativa de custo próxima ao custo real, com erros menores que 20%. Para os outros dois projetos, o custo estimado apresentou erros de mais de 100% do custo real.

• A companhia não mantém bases históricas de projetos passados para efeito de realização de estimativas em projetos futuros, mas pretende fazê-lo com objetivo de avaliar sistematicamente o uso do modelo COCOMO II.

Considerando essas informações, julgue os próximos itens.

O modelo COCOMO II não pode ser usado nessa companhia de modo confiável, pois dos oito projetos avaliados apenas seis produziram estimativas de custo razoáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

A programação de um modem é feita através de strings de programação. Estas strings, que também podem ser utilizadas para testar o modem, começam pelo comando:

  • A. AT
  • B. DP
  • C. E1
  • D. L3
  • E. &F

As figuras I, II e III acima apresentam um conjunto de diagramas UML simplificados de um sistema de software para terminais de auto-atendimento bancário (ATM). Considerando essas figuras, julgue os itens que se seguem.

Os diagramas das figuras I e II são modelos UML estáticos, enquanto o diagrama da figura III é um modelo UML dinâmico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Normalmente, compete somente ao Gerente do Projeto, num processo de desenvolvimento de sistemas, a tarefa de

  • A.

    detalhar as funções que o sistema executará.

  • B.

    evitar que o orçamento seja ultrapassado.

  • C.

    escolher a melhor solução para o sistema.

  • D.

    efetuar levantamentos e estabelecer estrutura de dados.

  • E.

    definir e aprovar as necessidades dos usuários.

Qual dos conectores abaixo pode ser utilizado para conectar um cabo de par trançado a uma placa de rede?

  • A. BNC macho.
  • B. MDI.
  • C. RJ – 45.
  • D. T BNC.
  • E. Terminador BCN.

NÃO se trata de um direito de usuário, para o sistema Windows NT:

  • A.

    alteração de hora do sistema.

  • B.

    acesso ao servidor através da rede.

  • C.

    restauração de backup.

  • D.

    logon realizado no computador local.

  • E.

    permissões e atributos aplicados a um arquivo.

As figuras I, II e III acima apresentam um conjunto de diagramas UML simplificados de um sistema de software para terminais de auto-atendimento bancário (ATM). Considerando essas figuras, julgue os itens que se seguem.

Os diagramas das figuras II e III contêm classes e objetos, respectivamente. Estes objetos são obtidos pela instanciação das entidades representadas no diagrama da figura II.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...