Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A gerência de projetos envolve diversos aspectos e áreas de conhecimento que precisam ser tratados de forma integrada. Considerando os diferentes aspectos envolvidos na gerência de projetos, julgue os itens subseqüentes. O controle de mudanças, também denominado gerência de configuração, é parte da gestão de escopo que se ocupa da monitoração das mudanças relacionadas à inclusão de novas características nos produtos do projeto, assim como de mudanças relativas a correções de imperfeições nos produtos já entregues.
A linguagem SQL-92 NÃO permite o uso do distinct com:
count(*)
group by
having
max
where
Considere as seguintes assertivas sobre a Gerência de Configuração de Software:
I- Um baseline somente pode ser alterado por processos formais de controle de alteração.
II-O controle de versões pode ser descrito pelo grafo de evolução do software.
III-A inserção de um objeto no repositório (check-in) necessariamente invoca o mecanismo de controle de versão.
As assertivas corretas são:
somente I;
somente II;
somente III;
somente I e II;
I, II e III.
Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em um artigo recente publicado no International Journal of Project Management, K. Dillibabu e K. Krishnaiah apresentam um estudo do uso do modelo COCOMO II na estimativa de custo de software de uma companhia indiana. Para validar os resultados do estudo, os autores avaliaram o COCOMO II em 10 projetos de software que já haviam sido concluídos, utilizando os relatórios preliminares de especificação de software para fazer as estimativas iniciais de custo e comparando as estimativas realizadas pelo modelo com os dados reais, conhecidos após a conclusão dos projetos. Entre as conclusões apresentadas no artigo, destacam-se as listadas a seguir.
Após um estudo preliminar, apenas oito dos dez projetos escolhidos inicialmente foram considerados no estudo, pois dois deles apresentaram grandes erros entre as estimativas produzidas pelo COCOMO II e os valores reais avaliados. Os projetos descartados eram projetos para portar software antigo para novas plataformas, enquanto os projetos considerados referiam-se ao desenvolvimento de novos software.
O modelo de estimativa foi calibrado com dados reais para o tamanho dos software referentes aos oito projetos considerados para o estudo.
Dos oito projetos avaliados, seis apresentaram uma estimativa de custo próxima ao custo real, com erros menores que 20%. Para os outros dois projetos, o custo estimado apresentou erros de mais de 100% do custo real.
A companhia não mantém bases históricas de projetos passados para efeito de realização de estimativas em projetos futuros, mas pretende fazê-lo com objetivo de avaliar sistematicamente o uso do modelo COCOMO II.
Considerando essas informações, julgue os próximos itens.
O modelo COCOMO II não pode ser usado nessa companhia de modo confiável, pois dos oito projetos avaliados apenas seis produziram estimativas de custo razoáveis.A programação de um modem é feita através de strings de programação. Estas strings, que também podem ser utilizadas para testar o modem, começam pelo comando:
As figuras I, II e III acima apresentam um conjunto de diagramas UML simplificados de um sistema de software para terminais de auto-atendimento bancário (ATM). Considerando essas figuras, julgue os itens que se seguem.
Os diagramas das figuras I e II são modelos UML estáticos, enquanto o diagrama da figura III é um modelo UML dinâmico.Normalmente, compete somente ao Gerente do Projeto, num processo de desenvolvimento de sistemas, a tarefa de
detalhar as funções que o sistema executará.
evitar que o orçamento seja ultrapassado.
escolher a melhor solução para o sistema.
efetuar levantamentos e estabelecer estrutura de dados.
definir e aprovar as necessidades dos usuários.
Qual dos conectores abaixo pode ser utilizado para conectar um cabo de par trançado a uma placa de rede?
NÃO se trata de um direito de usuário, para o sistema Windows NT:
alteração de hora do sistema.
acesso ao servidor através da rede.
restauração de backup.
logon realizado no computador local.
permissões e atributos aplicados a um arquivo.
As figuras I, II e III acima apresentam um conjunto de diagramas UML simplificados de um sistema de software para terminais de auto-atendimento bancário (ATM). Considerando essas figuras, julgue os itens que se seguem.
Os diagramas das figuras II e III contêm classes e objetos, respectivamente. Estes objetos são obtidos pela instanciação das entidades representadas no diagrama da figura II.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...