Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma pequena empresa possui 10 computadores formando uma rede local através de conexões 10Base-T a um Hub, utilizando o padrão IEEE 802.3 (CSMA/CD). Pode-se afirmar que as topologias física e lógica desta rede, respectivamente, são:
O sistema operacional Linux está em conformidade com as especificações da família de padrões, desenvolvidos pelo IEEE, denominada
Sobre redes de computadores são feitas as seguintes afirmativas: I – a distorção por atenuação em transmissão digital pode ser contornada através de repetidores; II – a multiplexação no tempo pode ser classificada em síncrona ou assíncrona; III – na comunicação half-duplex o enlace é utilizado nos dois possíveis sentidos de transmissão simultaneamente. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Ciência da Computação - Sistemas Operacionais - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Na literatura de sistemas operacionais entende-se por chamadas de sistema:
Nome que o usuário utiliza para identifi car-se perante o sistema.
Interrupção de hardware gerada pelos controladores de periféricos, como disco e placa de rede Ethernet.
Chamadas de rotinas que constituem a interface entre os programas de usuário e o núcleo (kernel) do sistema operacional.
Mensagens de alerta enviadas pelo núcleo (kernel) do sistema operacional para usuários contendo avisos como "falta de espaço em disco" ou "perda de conexão".
Instruções: Para responder as questões 37 e 38, analise as seguintes relações conta e lançamento:
conta(num-conta, descr-conta, lançamento(num-lanc, tipolanc, data-lanc, valor-lanc)).
Sabendo que
− conta e lançamento são grupos de ocorrência dos atributos entre parênteses e a eles justapostos;
− os atributos sublinhados são identificadores da relação à qual pertencem;
− num-lanc é dependente de num-conta, isto é, além de num-lanc, é necessário num-conta para identificar um lançamento específico;
− não é necessário guardar histórico, isto é, o surgimento de um par num-conta e num-lanc iguais a um já registrado, substitui o registro.
As relações resultantes da normalização até a 3FN são:
conta(unum-conta, descr-conta), lançamento(numlanc) e lança(num-conta, num-lanc, data-lanc, valorlanc).
conta(num-conta, descr-conta, num-lanc) e lançamento( num-conta, data-lanc, valor-lanc).
conta(num-conta, descr-conta), lançamento(numlanc, data-lanc, valor-lanc) e lança(num-conta, numlanc) .
conta(num-conta, descr-conta) e lançamento(numconta, num-lanc, data-lanc, valor-lanc).
conta(num-conta, descr-conta, num-lanc) e lançamento( num-lanc, data-lanc, valor-lanc).
A tecnologia de rede ATM é classificada como uma topologia primária
Ethernet.
token ring.
de barramento.
em anel.
em estrela.
A figura acima apresenta a distribuição em camadas do modelo de arquitetura:
Ciência da Computação - Aspectos Gerais - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2005
As figuras abaixo correspondem às portas lógicas AND e OR, respectivamente, com duas entradas A e B e uma saída C.
Observe o seguinte circuito lógico::
As saídas O1 e O2, em função das variáveis booleanas I1, I2, I3 e I4 , são:
O1 = I4
O2 = I1 AND I2 OR I3
O1 = I1 AND I2 OR I3 AND I4
O2 = I1 AND I2 OR I3
O1 = I4 AND I3
O2 = I3
O1 = I1 AND I2
O2 = I1 AND I2 OR I3 AND I4
Considere que num determinado sistema o mapeamento de endereço virtual seja efetuado com o uso de um único nível de tabela de páginas por processo e uma TLB do tipo associativa. Se a TLB tem taxa de hit de 95% e um tempo de reposta de 20ns tanto para os casos de hit como de miss, se o tempo de resposta da memória primária for de 200ns e se toda as tabelas de páginas forem sempre mantidas em memória, o tempo efetivo (esperado) de acesso à memória para cada mapeamento será de:
30ns
219ns
29ns
31ns
210ns
Considere as afirmativas.
I. A linguagem Java possui a característica da portabilidade, ou seja, um código escrito em Java não precisa ser recompilado para ser executado em plataformas diferentes. Em lugar de produzir códigos específicos para uma determinada máquina, é produzido um código neutro.
II. Quem traduz o código neutro produzido pela linguagem Java para as instruções específicas do processador e sistema operacional que estão executando a aplicação é a máquina virtual Java.
III. Para executar uma aplicação Java num determinado ambiente não é necessário ter uma máquina virtual Java específica instalada no ambiente porque ela será carregada em tempo de execução.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...