Questões de Ciência da Computação

Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os sistemas distribuídos vêm gerando grande interesse na informática em função da possibilidade de utilização de redes e agregados computacionais (clusters) para distribuição de carga, melhora do desempenho das comunicações, aumento da disponibilidade e da confiabilidade e melhor utilização das capacidades de processamento e armazenamento de computadores específicos. Acerca das tecnologias de sistemas distribuídos, julgue os itens subseqüentes.

Em uma chamada de procedimento remoto é mais simples implementar a passagem de parâmetros por referência que a passagem de parâmetros por valor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Qual dos nomes abaixo não corresponde ao de um padrão de barramento?

  • A. DirectBus.
  • B. PCI.
  • C. S-100.
  • D. FUTUREBUS+.
  • E. Multibus.

O processo de auditoria em sistemas operacionais envolve atividades que incluem a análise de logs, a verificação da integridade de seus arquivos e a monitoração online de sua utilização pelos usuários. Acerca dessas atividades de auditoria, julgue os itens a seguir, com respeito aos sistemas do tipo Linux e Windows 2000.

Para se monitorar a atividade da CPU e a utilização de memória em um sistema Linux, pode-se utilizar o utilitário ps. Essa ferramenta permite listar processos que estão sendo gerenciados pelo sistema, com seus respectivos percentuais de utilização de CPU e de memória.

  • C. Certo
  • E. Errado

As tecnologias ligadas à arquitetura TCP/IP permitem que aplicações operem com e sem conexão e fornecem uma interface padrão (sockets e portas TCP e UDP) para a interoperação entre aplicações remotas, tornando possível o planejamento e a concepção de várias arquiteturas de sistemas de informação. A respeito dessas arquiteturas de sistemas de informação, julgue os itens que se seguem.

A arquitetura de sistemas web em três camadas (three tier architecture) é caracterizada por sistematicamente levar à colocação de mais código de programa do lado cliente (fat client).

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos modelos sistematizados por instituições reconhecidas na área de planejamento e gestão das tecnologias da informação, tais como o CMM (capability maturity model), o COBIT (control objectives for information and related technology), o ITIL (information technology infrastructure library) e o modelo de gerência de projetos do PMI (project management institute), julgue os seguintes itens.

O nível 2 de maturidade do CMM exige que a organização seja capacitada a atuar na área-chave de processos de prevenção de defeitos do software.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto acima apresenta os desafios e as oportunidades da engenharia de usabilidade. Acerca das características dos métodos de usabilidade, julgue os itens que se seguem, tendo o texto por referência inicial.

O método de usabilidade embasado na medição de desempenho, no qual se mede o tempo necessário para que um conjunto de usuários testadores execute um conjunto de tarefas predefinidas, apresenta como vantagens a produção de resultados fáceis de comparar e como desvantagens, a dificuldade para encontrar problemas de usabilidade individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O gerente de projetos de uma organização recomenda a utilização de métricas de software. A recomendação é pela utilização do método ou análise de ponto-por-função. Com essa recomendação, ele pretende medir

  • A.

    a produtividade do processo de desenvolvimento dos softwares, com base na funcionalidade ou utilidade dos programas.

  • B.

    o grau de utilização da análise funcional no desenvolvimento dos softwares.

  • C.

    a produtividade do processo de desenvolvimento dos softwares, com base na quantidade de linhas de código dos programas.

  • D.

    a qualidade dos softwares quanto ao atendimento dos requisitos.

  • E.

    o grau de utilização da análise essencial quanto à priorização das funções dos softwares.

Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.

É possível fazer o mapeamento do modelo ER apresentado para um esquema relacional na 2.a forma normal formado por 6 tabelas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima apresenta um diagrama UML relativo a elementos da plataforma Java. A partir da análise desse diagrama, e considerando que ele está relacionado às APIs fundamentais da linguagem Java, julgue os itens que se seguem.

A interface “ImageObserver” é implementada pela classe “HelloWorld”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca da melhoria de qualidade e produtividade no desenvolvimento de software.

A coesão entre dados e procedimentos é reduzida por meio do emprego do conceito de objetos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...