Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à arquitetura cliente-servidor, julgue os itens subseqüentes.
Um servidor pode ser definido como um processo residente no mesmo nodo que o recurso (arquivo, impressora, gateway etc.). Tem por finalidade criar uma interface de acesso disponível a processos remotos via uma rede de computadores.
Assinale a alternativa que contém, em ordem cronológica, as tecnologias usadas para a memória principal:
Considerando o algoritmo acima, em que, na linha 5, foram atribuídos os valores 3 e 4 para as variáveis rBase e rAlt, respectivamente, julgue os itens a seguir.
Se os três parâmetros da sub-rotina pHipotenusa forem definidos como parâmetros de referência, as linhas 7, 8 e 9 gerarão o seguinte relatório:
Base = 9
Altura = 16
Hipotenusa = 5
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo por referência a figura acima, que apresenta a relação entre os níveis de maturidade do modelo CMM, julgue os itens seguintes, relativos aos conceitos desse modelo.
O alcance do nível 2 repetível do modelo CMM garante a obtenção de desempenho consistente e reproduzível em dois ou mais projetos.
Analise as seguintes afirmações relativas à UML e Programação Orientada a Objetos.
I. Um classificador é um mecanismo que descreve características comportamentais e estruturais. Classificadores incluem interfaces, classes e tipos de dados e componentes.
II. Uma condição de guarda é uma condição que deve ser satisfeita para causar o disparo de uma transição associada.
III. Um domínio é um componente atômico de um modelo representando uma abstração desenhada em uma modelagem de problema.
IV. O encapsulamento é um elemento de modelo que pode participar em um relacionamento de generalização.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação a conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.
Uma interface deve possuir pelo menos o construtor por default, que não necessita ser definido explicitamente.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um dos principais processos na construção de sistemas de informação, o desenvolvimento de software exige metodologias, técnicas e ferramentas específicas para levar à produção de aplicações, bancos de dados e sistemas de comunicação que atendam às necessidades dos usuários e das organizações. No que se refere às técnicas, processos de trabalho, ferramentas e recursos humanos para a engenharia de software e o desenvolvimento de aplicações, julgue os seguintes itens.
Em um projeto de software orientado a objetos, a métrica NSS (number of scenario scripts) é um forte indicador da quantidade de módulos que podem ser reutilizados.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O texto acima apresenta os desafios e as oportunidades da engenharia de usabilidade. Acerca das características dos métodos de usabilidade, julgue os itens que se seguem, tendo o texto por referência inicial.
O método de usabilidade embasado em questionários, que são preenchidos por usuários após o teste das interfaces, consegue revelar novas oportunidades para aperfeiçoar tarefas, mas consome muito tempo para realização.
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Banco de dados relacional utiliza linguagem SQL (structured query language) para a manipulação dos dados. Com relação a SQL, julgue os itens a seguir.
Update e delete são exemplos de comandos DDL, enquanto create e drop são exemplos de comandos DML.
Ciência da Computação - Modelo de Entidade-Relacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base nas propriedades das entidades, relacionamentos, atributos e restrições do modelo apresentado na figura I acima, julgue os itens a seguir.
O relacionamento dependentes (DEPENDENTS_OF) indica que um empregado (EMPLOYEE) pode possuir um conjunto de 0 ou mais dependentes (DEPENDENT), em que cada um é identificado individualmente por data de nascimento (BirthDate).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...