Questões de Ciência da Computação

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Considere uma máquina baseada em pilha com as seguintes operações:

deixará, no topo da pilha, o resultado do cálculo da expressão

  • A. 3 x 7 ÷ 2 + 8 x (3 – 2) ÷ (7– 6)
  • B. (3 + 7 – 2) ÷ 8 x 3 x 2 – 7 – 6
  • C. (3 + 7) ÷ (2 + 8 x (3 – 2)) ÷ (7 – 6)
  • D. (3 + 7 – 2) x 8 x (3 – 2) ÷ 7 – 6
  • E. 3 + 7 ÷ 2 + 8 x (3 – 2) ÷ (7 – 6)

Considere o seguinte algoritmo:

Se a sequência de números digitados pelo teclado for

20, 8, 32, 40, 35, 11, 27, 11, 32, -16,

o resultado impresso será

  • A. 0
  • B. 16
  • C. 32
  • D. 73
  • E. 84

Considere o seguinte algoritmo:

Esse algoritmo

  • A. transforma a matriz M em sua matriz transposta.
  • B. transforma a matriz M em sua matriz inversa.
  • C. transforma a matriz M em uma matriz com os mesmos elementos da diagonal principal e os demais elementos iguais a zero.
  • D. calcula o determinante da matriz M.
  • E. calcula o quadrado da matriz M.

A avaliação de uma disciplina é feita de tal forma que, um aluno, para ser aprovado, deverá realizar, primeiramente, 3 provas (P1, P2 e P3), a partir das quais será obtida uma média M1 (média aritmética de P1, P2 e P3). Dependendo dessas notas e dessa média, o aluno terá ou não que fazer uma quarta prova (P4). Nesse caso, a nova média (MF) será calculada pela média aritmética na qual se substitui a menor das notas P1, P2 e P3 pela P4. O critério de aprovação é o seguinte:

Qual dos conjuntos de notas a seguir permite a aprovação do aluno?

  • A. P1 = 0, P2 = 5, P3 = 6, P4 = 5
  • B. P1 = 3, P2 = 5, P3 = 3, P4 = 5
  • C. P1 = 3, P2 = 6, P3 = 9, P4 = 3
  • D. P1 = 3, P2 = 7, P3 = 9, P4 = 4
  • E. P1 = 4, P2 = 5, P3 = 4, P4 = 5

Considere uma estrutura de fila (disciplina FIFO) de números inteiros com duas operações: INSERE (n) e RETIRA ( ). Considere, também, que a representação do estado da fila em um instante qualquer é realizada listando os elementos, de forma que o primeiro elemento, da esquerda para a direita, é o mais antigo presente na fila.

Se a fila começa vazia, a sequência

INSERE (2)

INSERE (3)

RETIRA ( )

INSERE (1)

RETIRA ( )

INSERE (4)

INSERE (5)

RETIRA ( )

RETIRA ( )

levará a uma fila no estado

  • A. 1 2 3 4 5
  • B. 2 3 1 4 5
  • C. 3 1 4
  • D. 4 5
  • E. 5

Considere a seguinte função que recebe um parâmetro inteiro e retorna um número inteiro:

Se chamarmos essa função fazendo x = f(5), obteremos para x o valor

  • A. 2
  • B. 3
  • C. 5
  • D. 8
  • E. 13

Uma lista duplamente encadeada tem como característica ser formada por elementos que

  • A. se concatenam de forma circular, de tal maneira que, ao chegar ao final da lista, o próximo elemento volta a ser o primeiro.
  • B. contêm, além de um ou mais campos chave, mais um campo de ponteiro: o próximo, que permite o acesso ao elemento que sucede o atual (o próximo) presente na mesma lista.
  • C. contêm, além de um campo chave, mais um campo de ponteiro: o próximo, que permite o acesso ao elemento que sucede o atual (o próximo) presente na mesma lista, de tal forma que os campos chave estão ordenados, ou seja, a chave do próximo é sempre maior ou igual à chave do atual elemento.
  • D. contêm, além de um ou mais campos chave, dois outros campos de ponteiros: próximo e anterior, que permitem o acesso aos elementos adjacentes (próximo e anterior) presentes na mesma lista.
  • E. estão em posições adjacentes da memória, permitindo o acesso sequencial ao próximo e ao anterior de cada elemento pelo simples uso de um índice.

Suponha uma árvore de pesquisa binária com números entre 10 e 200.

Se procurarmos pelo número 50, a única sequência válida de números visitados é:

  • A. 20 200 300 30 40 49 50
  • B. 40 70 21 50
  • C. 80 11 37 25 52 50
  • D. 85 11 76 33 50
  • E. 86 85 84 100 30 37 50

Em um jogo para duas pessoas, as regras fazem com que ambos os jogadores sigam o seguinte algoritmo, passo a passo, ao mesmo tempo:

Sabendo-se que basta um deles chegar ao fim para o jogo terminar, esse jogo

  • A. nunca termina.
  • B. pode nunca terminar.
  • C. termina depois de, no máximo, dois sorteios por parte de cada jogador.
  • D. termina depois de, no máximo, três sorteios por parte de cada jogador.
  • E. termina, mas não é possível afirmar nada sobre o número de jogadas.

Considere a seguinte árvore de pesquisa binária:

Ao executarmos o procedimento de remoção do nó 11, na nova árvore binária de busca, teremos como filhos do nó 20 os nós

  • A. 2 e 17
  • B. 2 e 21
  • C. 11 e 21
  • D. 14 e 21
  • E. 17 e 21
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