Lista completa de Questões de Ciência da Computação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um diagrama de classes descreve os tipos de objetos presentes no sistema e os vários tipos de relacionamentos estáticos existentes entre eles. Com relação aos conceitos da UML relacionados às classes do diagrama de classes é correto afirmar que
um estereótipo deve ser usado ao lado do nome de uma classe para identificá-la sem ambiguidades como um tipo específico de classe. Uma classe estereotipada deve ter seu nome escrito em itálico.
o nome de um método estático deve ser colocado em itálico e de um método abstrato deve ser escrito sublinhado no compartimento de operações do diagrama de classes.
uma classe pode implementar apenas uma interface. Essa relação é conhecida como realização e é mostrada como uma linha tracejada com um triângulo na extremidade que toca a classe.
uma associação unidirecional é representada por uma linha ligando duas classes com um triângulo vazio na extremidade de um dos lados. Significa que um objeto de uma classe (lado sem o triângulo) pode chamar os métodos na classe do lado da linha com o triângulo.
é possível rotular atributos e operações no diagrama de classes com os indicadores de visibilidade + (público), - (privado), ~ (pacote) e # (protegido).
Em um diagrama de sequência UML 2.0, o símbolo utilizado para denotar uma mensagem perdida é
Acerca de UML (Unified Modeling Language), julgue os itens seguintes.
A partir da UML 2, o diagrama de atividade passou a ser considerado um caso especial de diagrama de máquina de estados, com o objetivo de descrever os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade específica.
Acerca de UML (Unified Modeling Language), julgue os itens seguintes.
No diagrama de classe, a porta é uma característica estrutural de um classificador que especifica a interação distinta entre o classificador e suas partes internas ou entre o classificador e seu ambiente.
A UML é utilizada para modelar sistemas orientados a objetos. Um de seus diagramas é usado como técnica para descrever lógica de procedimento, processo de negócio e fluxo de trabalho. Esse diagrama, de várias formas, desempenha um papel semelhante aos fluxogramas, mas a principal diferença entre esse diagrama e a notação de fluxograma é que o diagrama suporta comportamento paralelo.
O diagrama citado é o deMáquina de Estados.
Atividades.
Sequência.
Distribuição.
Componentes.
No que concerne à UML, julgue o item abaixo.
A UML foi projetada primariamente para o processamento de dados simbólicos. Ela é uma linguagem formal matemática, tendo sido pioneira em aplicações como administração automática de armazenamento, linguagens interpretadas e programação funcional.
Segundo Pressman, a respeito do diagrama de raias da UML, é correto afirmar que:
é uma representação alternativa do diagrama de colaboração.
é uma representação estendida do diagrama de colaboração que indica que ator ou classe é responsável pela ação descrita.
é uma variação do diagrama de transição de estados que indica que ator ou classe é responsável pela ação descrita.
é um complemento do diagrama de atividades em situações onde o comportamento dinâmico dos controladores é mais complexo.
é uma variação útil do diagrama de atividades que permite representar fluxo e responsabilidade de forma simultânea.
Segundo o documento da OMG sobre a infraestrutura da UML, o metamodelo da linguagem foi elaborado tendo em vista os seguintes princípios:
modularidade, estratificação, particionamento, extensibilidade e reuso.
correção, precisão, concisão, consistência e compreensão.
semântica, notação, apresentação, expressividade e generalidade.
particionamento, correção, precisão, semântica e expressividade.
generalidade, concisão, estratificação, reuso e consistência.
O diagrama de classes da UML descreve os tipos de objetos presentes no sistema e os vários tipos de relacionamentos estáticos existentes entre eles. Mostram também as propriedades e as operações de uma classe e as restrições que se aplicam à maneira como os objetos estão conectados. Em relação aos termos utilizados no desenho do diagrama de classes, é correto afirmar:
Agregação é uma forma de associação em que um objeto agregado é composto de partes constituintes. O agregado é semanticamente um objeto estendido, tratado como uma unidade em muitas operações, embora fisicamente ele seja composto por vários objetos menores. Por exemplo, um carro consiste em rodas, motor, lataria etc. Carro para motor é uma agregação.
As classes abstratas permitem definir métodos em um local para serem usadas por várias subclasses. Todos os métodos em uma classe abstrata devem ter corpo (não somente a assinatura), mesmo aqueles que serão implementados pelas subclasses.
Multiplicidade é uma restrição sobre a cardinalidade de um conjunto. Ela se aplica a associações, porém, não se aplica a atributos. A multiplicidade para uma associação restringe o número de objetos relacionados a determinado objeto.
A herança múltipla permite que uma superclasse tenha mais de uma subclasse e que essas subclasses herdem todas as características da superclasse. As subclasses, por sua vez, não podem estar associadas a mais de uma superclasse.
Composição é uma forma de associação em que uma parte constituinte pode pertencer a várias classes de montagem. No diagrama de classes a notação para a composição é um pequeno losango vazio ao lado da classe de montagem.
Nos diagramas de classe da UML, o termo visibilidade refere-se à capacidade de um método de referenciar uma característica de outra classe. Sobre os valores possíveis para definir a visibilidade das características de uma classe,
apenas métodos da classe que contém o modificador private e de classes contidas no mesmo pacote podem acessar características privadas. O caractere - precede as características privadas.
os métodos das classes definidas no mesmo pacote da classe em questão podem acessar as características dessa classe definidas como pacote. O caractere § precede as características de pacote.
qualquer método pode acessar livremente as características públicas, exceto métodos de classes envolvidas em relações de herança ou implementação de interface. O caractere + precede características públicas.
apenas métodos presentes no mesmo pacote ou em classes que possuem relação de herança ou implementação de interface podem acessar características default. O caractere * precede características default.
somente os métodos da classe que contém o modificador protected e seus descendentes via herança podem acessar características protegidas (em Java características protegidas também possuem acessibilidade de pacote). O caractere # precede as características protegidas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...