Questões de Ciência da Computação do ano 2002

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Considere as seguintes assertivas sobre o diagrama de seqüência da UML:

I. O diagrama mostra a interação entre os objetos de um sistema.

II. A interação entre objetos se dá pela troca de mensagens.

 III. O diagrama mostra a ordem temporal das interações

A(s) assertiva(s) correta(s) é/são somente:

  • A. (A) I;
  • B. (B) II;
  • C. (C) III;
  • D. (D) I e II;
  • E. (E) I, II e III.

Em relação ao estudo de viabilidade de um sistema, pode-se afirmar que:

Estão corretas apenas:

  • A. 1,2 e 3
  • B. 1 e 3
  • C. 3 e 4
  • D. 1,2 e 4

Quando avaliamos a modularidade de um design de software devemos:

  • A.

    considerar que existe um número ideal de módulos baseado no grau de abstração.

  • B.

    avaliar os custos de integração versus os custos unitários dos módulos.

  • C.

    aumentar ao máximo possível o número de módulos para garantir custos menores.

  • D.

    diminuir o número de módulos porque, assim, vamos conseguir custos menores.

Sobre orientação a objetos é correto afirmar que:

  • A.

    Uma subclasse é uma instância de uma superclasse apenas com seus métodos privados.

  • B.

    Uma subclasse é uma instância de uma superclasse apenas com seus métodos públicos.

  • C.

    Uma instância de uma classe abstrata não tem método construtor.

  • D.

    Uma instância de uma classe em geral encapsula mais funcionalidades que sua superclasse.

Projetistas de software devem procurar produzir sistemas:

  • A.

    fortemente coesos e acoplados.

  • B.

    fortemente coesos e fracamente acoplados

  • C.

    fracamente coesos e fortemente acoplados

  • D.

    fracamente coesos e acoplados

Entre os paradigmas de ciclo de vida de engenharia de software, aquele que se caracteriza mais fortemente por uma abordagem sistemática e sequencial das atividades é o denominado.

  • A. espiral.
  • B. híbrido
  • C. prototipação
  • D. clássico ou cascata.

Tomando por base que boa parte do processo desenvolvimento de projetos hoje, é baseada na utilização de componentes e que uma tecnologia muito utilizada na construção desses objetos é ActiveX, qual das afirmações sobre ActiveX é correta ?

  • A.

    Objetos ActiveX são baseados em herança e não suportam delegação.

  • B.

    Objetos ActiveX são baseados em interfaces COM e são extensíveis por agregação.

  • C.

    Delphi 3 pode utilizar objetos ActiveX, mas não pode criá-los.

  • D.

    Objetos ActiveX são seguros, quando carregados pela Internet.

O recurso "Journal" do Caché (versão 4.x) é necessário quando:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    1, 3 e 5.

  • C.

    2, 3 e 5.

  • D.

    1, 4 e 5.

Os métodos utilizados na análise e projeto orientados a objetos significam

  • A.

    os atributos definidos para uma classe herdados pelas instâncias novas.

  • B.

    as operações que modificam os atributos dos objetos.

  • C.

    as instâncias de uma classe de objetos.

  • D.

    os dados encapsulados que definem uma instância.

  • E.

    os atributos genéricos associados aos objetos.

As estruturas de classificação e de montagem utilizadas na modelagem orientada a objetos NÃO se aplicam na etapa

  • A.

    definir operações e conexões de mensagens.

  • B.

    identificar os objetos.

  • C.

    identificar as estruturas.

  • D.

    definir os sujeitos.

  • E.

    definir atributos e conexões de instâncias.

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