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Considere as seguintes assertivas sobre as regras de consistência do modelo ambiental de um sistema de informação:
I. cada um dos fluxos de entrada do diagrama de contexto deve ser utilizado pelo sistema para reconhecer um evento, ou produzir uma saída, ou ambos.
II. cada um dos fluxos de saída deve fazer parte da resposta a um evento
III. a detecção de todo evento não-temporal deve estar associada a pelo menos um fluxo de entrada
As assertivas corretas são:
somente I;
somente II;
somente I e II;
somente I e III;
I e II e III.
Considere as seguintes assertivas sobre o diagrama de classes na notação UML:
I. uma classe representa um conjunto de objetos cuja cardinalidade é sempre maior do que um.
II. o polimorfismo das operações é uma conseqüência da relação de herança entre classes.
III. se um objeto A está associado a um objeto B e B está associado a mais de um objeto C então, obrigatoriamente, um objeto C estará associado a mais de um objeto ª
As assertivas corretas são
(somente I;
somente II;
somente III;
somente I e II;
somente II e III.
O paradigma do ciclo de vida clássico da engenharia de software requer uma abordagem sistemática, seqüencial ao desenvolvimento do software, que se inicia no nível do sistema e avança ao longo da análise, projeto, codificação, teste e manutenção. A etapa deste ciclo, que se apresenta como um processo de múltiplos passos e se concentra em quatro atributos distintos do programa: estrutura de dados, arquitetura de software, detalhes procedimentais e caracterização da interface, é a atividade de
codificação.
análise de requisitos de software.
análise de sistemas.
engenharia de sistemas.
projeto.
A Engenharia de Software abrange um conjunto de três elementos fundamentais: métodos, ferramentas e procedimentos. Com relação a estes elementos, é correto afirmar que
os procedimentos envolvem várias tarefas, entre elas, o planejamento e estimativa de projeto.
as ferramentas da engenharia de software constituem o elo de ligação que mantém juntos os procedimentos e os métodos, e possibilita o desenvolvimento racional e oportuno do software.
os métodos de engenharia de software proporcionam os detalhes de "como fazer" para construir o software.
os métodos definem a seqüência em que os procedimentos são aplicados.
os métodos definem os controles que ajudam a assegurar a qualidade e a coordenar as mudanças e os marcos de referência que possibilitam aos gerentes de software avaliar o progresso.
O processo de desenvolvimento de software contém três fases genéricas, independentemente do paradigma de Engenharia de Software escolhido. Elas são encontradas em todo desenvolvimento de software. Entre elas, a que focaliza o "o que", na qual o desenvolvedor de software tenta identificar, por exemplo, quais informações têm que ser processadas e quais os critérios de validação são exigidos para se definir um sistema bem sucedido, é a fase de
codificação.
realização dos testes de software.
desenvolvimento.
definição.
projeto de software.
A gerência de projetos é a primeira camada do processo de engenharia de software, abrangendo todo o processo de desenvolvimento do software. Em um determinado projeto, ocorreram várias reuniões entre o gerente do projeto e o cliente. Em uma delas, foram identificados os objetivos do projeto. No documento resultante dessa reunião, no que se refere aos objetivos, deverão estar identificadas
as metas globais do projeto sem levar em consideração como essas metas serão atingidas.
as funções primárias que o software deve realizar.
as delimitações das funções primárias que o software deve realizar, de uma forma quantitativa.
as métricas do produto.
as métricas e o escopo do projeto.
Considerando-se as diversas medidas de qualidade de software, as mais usadas incluem: corretitude, manutenibilidade, integridade e usabilidade. Entre estes atributos, a medida da capacidade que um sistema tem de suportar ataques está relacionada com
corretitude e manutenibilidade.
manutenibilidade.
integridade.
usabilidade.
usabilidade e corretitude.
Na especificação dos requisitos de um sistema, um dado cliente definiu um conjunto de objetivos gerais para o software, mas não identificou requisitos de entrada e saída detalhados. Neste caso, o desenvolvedor pode não ter certeza da forma que a interação homem-máquina deve assumir. Uma abordagem da Engenharia de Software que pode ser aplicada para melhor solucionar esta deficiência de especificação é a
análise de risco.
manutenção adaptativa.
manutenção perfectiva.
manutenção corretiva.
prototipação.
Se um programa não for amigável ao usuário (user friendliness) freqüentemente estará destinado ao fracasso, mesmo que as funções que ele execute sejam valiosas. A usabilidade é a forma de se quantificar este fator e pode ser medida segundo quatro características. Uma destas características é a(o)
facilidade com que o programa pode ser corrigido se um erro for encontrado.
grau de corretitude com que o software executa a função que é dele exigida.
habilidade física e/ou intelectual exigida para se aprender o sistema.
medida onde um defeito é definido como uma falta verificada de conformidade aos requisitos.
custo para se corrigir defeitos encontrados depois que o software foi liberado para o usuário final.
Ao se considerar as ferramentas CASE como uma solução pontual, pode-se classificá-las, por exemplo, por suas funções. Considerando este modelo de classificação, para um engenheiro de software prever o comportamento de um sistema de tempo real antes de ele ser construído, deve utilizar uma ferramenta CASE de
métrica e gerenciamento.
rastreamento de requisitos.
planejamento de projeto.
prototipação e simulação.
garantia de qualidade.
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