Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considere que o esquema acima seja referente a um programa de nome M e a suas sub-rotinas. Com relação ao escopo das variáveis do programa esquematizado, julgue os itens de 70 a 72.
VAR_1 pode ser acessada por todas as sub-rotinas do programa M, mas a variável VAR_2 pode ser acessada apenas pelas subrotinas P, A e B.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, relativos à tecnologia de orientação a objetos.
Herança é o compartilhamento de atributos e operações entre classes com base em um relacionamento hierárquico, fazendo que uma classe possa ser definida de forma abrangente e depois refinada em sucessivas subclasses mais específicas. Cada subclasse incorpora, ou herda, as propriedades de sua superclasse, não sendo possível, porém, acrescentar novas características, próprias da subclasse considerada.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, relativos à tecnologia de orientação a objetos.
Um importante mecanismo da orientação a objetos é a herança múltipla, que significa que múltiplas subclasses compartilham a mesma superclasse, ou ainda, que uma subclasse pode herdar de uma classe que é, por si própria, uma subclasse de outra classe, o que, nesse caso, também se denomina herança em cascata.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a situação descrita, julgue os itens a seguir, relativos aos modelos de desenvolvimento de software aplicáveis ao sistema descrito.
A assinatura de um método de uma classe de objetos é definida pelos seus parâmetros e pelo valor de retorno.
Ciência da Computação - Projeto de banco de dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A modelagem de dados é uma etapa importante na análise e no projeto de um sistema de informação. Como resultado de tal atividade, obtém-se, entre outros produtos, o modelo dos bancos de dados a serem desenvolvidos. Quanto à modelagem de dados, julgue os itens a seguir.
A modelagem de dados depende essencialmente da modelagem funcional de um sistema, não podendo dessa forma serem executadas separadamente.
Ciência da Computação - Projeto de banco de dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A modelagem de dados é uma etapa importante na análise e no projeto de um sistema de informação. Como resultado de tal atividade, obtém-se, entre outros produtos, o modelo dos bancos de dados a serem desenvolvidos. Quanto à modelagem de dados, julgue os itens a seguir.
Na modelagem de dados, são identificadas todas as entidades de dados, tanto as persistentes quanto as não-persistentes.
Ciência da Computação - Projeto de banco de dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A modelagem de dados é uma etapa importante na análise e no projeto de um sistema de informação. Como resultado de tal atividade, obtém-se, entre outros produtos, o modelo dos bancos de dados a serem desenvolvidos. Quanto à modelagem de dados, julgue os itens a seguir.
Uma técnica clássica da modelagem estruturada de dados consiste na construção de diagramas entidaderelacionamento, os quais possuem a mesma estrutura de um diagrama de classe em modelos de dados orientados a objeto, sendo que a conversão entre esses dois modelos pode ser feita automaticamente e sem gerar ambigüidades.
Ciência da Computação - Projeto de banco de dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A modelagem de dados é uma etapa importante na análise e no projeto de um sistema de informação. Como resultado de tal atividade, obtém-se, entre outros produtos, o modelo dos bancos de dados a serem desenvolvidos. Quanto à modelagem de dados, julgue os itens a seguir.
A construção de um bom modelo de dados depende de uma análise de requisitos correta, que possibilita a compreensão das entidades de dados a serem criadas, manipuladas e mantidas permanentemente pelo sistema.
As redes locais e de longa distância, em especial a Internet, são os pilares para o desenvolvimento e o funcionamento de sistemas de informação distribuídos e de larga utilização. Acerca das tecnologias, protocolos, aplicações e arquiteturas de redes de comunicação, julgue os seguintes itens.
O protocolo UDP provê controle de fluxo.
A grande popularidade da Internet levou à construção de aplicações com características específicas para tal rede, inclusive as chamadas aplicações cliente-servidor. Acerca da arquitetura dessas aplicações, das tecnologias nelas empregadas, bem como dos padrões de formatação, das linguagens de programação e dos protocolos de comunicação a elas associados, julgue os itens a seguir.
Uma porta notória do protocolo TCP pode ser compartilhada por duas aplicações servidoras diferentes.
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