Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A programação orientada a objetos fornece diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. Acerca da programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.
O emprego do polimorfismo apresenta problemas similares ao emprego da estrutura lógica de desvio condicional múltiplo (switch) disponível em grande parte das linguagens de programação.
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A programação orientada a objetos fornece diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. Acerca da programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.
engenharia progressiva é o processo de transformar um projeto orientado a objetos, representado, por exemplo, por um diagrama de classes, em código-fonte de uma linguagem de programação específica.
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A programação orientada a objetos fornece diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. Acerca da programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.
Quando um método de superclasse é sobrescrito em uma subclasse, a versão da subclasse fica impossibilitada de chamar a versão da superclasse.
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A programação orientada a objetos fornece diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. Acerca da programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.
O fato de uma subclasse acessar os membros privados da superclasse pode comprometer a reutilização de programas.
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Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca da melhoria de qualidade e produtividade no desenvolvimento de software.
O aumento de produtividade obtido com o desenvolvimento OO acarreta um aumento da quantidade de linhas de código por abstração de implementação produzida.
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Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens seguintes, acerca da melhoria de qualidade e produtividade no desenvolvimento de software.
A coesão entre dados e procedimentos é reduzida por meio do emprego do conceito de objetos.
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Quanto ao projeto de sistemas orientados a objetos, julgue os itens a seguir.
As quatro camadas do projeto de um sistema orientado a objetos são: camada de subsistema; camada de classes e obje tos; camada de mensagens; camada de responsabilidades. A camada de classes e objetos contém as estruturas de dados e o projeto algorítmico de todos os atributos e operações de cada objeto.
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Quanto ao projeto de sistemas orientados a objetos, julgue os itens a seguir.
Em um sistema orientado a objetos, podem ser usados mecanismos como a herança e a composição. Usando-se composição, um padrão de projeto existente torna-se um gabarito para uma nova subclasse. Por sua vez, a herança permite que um objeto complexo seja decomposto em objetos menos complexos.
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Deseja-se desenvolver um sistema de informação para uma empresa que possui uma frota de navios mercantes. Tal sistema deve ser composto de um módulo capaz de acompanhar o posicionamento de cada navio em tempo real e de receber e disponibilizar dados sobre as condições operacionais de cada navio. Um sistema gerenciador de banco de dados deve armazenar e disponibilizar informações sobre a rota, carga, tripulação e condições logísticas de cada navio. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, acerca de desenvolvimento de aplicações e banco de dados.
A fim de atender às modernas propostas de desenvolvimento de software, definiu-se o emprego do paradigma de orientação a objetos. Nesse caso, conceitos como os de herança e polimorfismo certamente serão adotados na modelagem do sistema de informação apresentado.
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Deseja-se desenvolver um sistema de informação para uma empresa que possui uma frota de navios mercantes. Tal sistema deve ser composto de um módulo capaz de acompanhar o posicionamento de cada navio em tempo real e de receber e disponibilizar dados sobre as condições operacionais de cada navio. Um sistema gerenciador de banco de dados deve armazenar e disponibilizar informações sobre a rota, carga, tripulação e condições logísticas de cada navio. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, acerca de desenvolvimento de aplicações e banco de dados.
No paradigma de orientação a objetos, o acesso aos atributos das classes do sistema deve ser feito exclusivamente por meio de uma interface definida por métodos específicos de cada classe.
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