Questões de Ciência da Computação do ano 2005

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São três estruturas fundamentais de controle da programação estruturada:

  • A.

    nó, b-tree e normalização

  • B.

    módulo, sequência e normalização

  • C.

    entidade, estrutura e relacionamento

  • D.

    coesão, acoplamento e entidade

  • E.

    sequência, seleção e repetição

Observe o seguinte projeto de uma estrutura de módulo qualquer, utilizando-se a técnica de programação estruturada:

O Módulo E é feito de uma decisão tomada no Módulo B. Nesse caso, para que o programa esteja adequado e funcionalmente estruturado

  • A.

    deve-se inserir as funcionalidade do Módulo A no Módulo B.

  • B.

    deve-se eliminar o Módulo E, inserindo suas funcionalidade no Módulo A.

  • C.

    nenhuma modificação deve ser feita no projeto, porque este já está adequado e não apresenta nenhuma anomalia.

  • D.

    deve-se inserir o Módulo E no escopo de controle do Módulo B.

  • E.

    deve-se inserir as funcionalidade do Módulo C e do Módulo D no Módulo B.

Um programador precisa incluir em um dicionário de dados um item chamado registro que é composto pelo CPF do Cliente (CPF), endereço de entrega do produto (endereço) e pela forma de pagamento que pode assumir os valores cartão ou cheque. Sabendo que o CPF e a forma de pagamento são obrigatórios e que o endereço é opcional, assinale a opção que pode representar o item registro.

  • A.

    registro = CPF + endereço + (Cartão | Cheque)

  • B.

    registro = CPF + endereço + {Cartão | Cheque}

  • C.

    registro = @CPF + endereço + [Cartão | Cheque]

  • D.

    registro = CPF + @endereço + (Cartão | Cheque)

  • E.

    registro = CPF + (endereço) + [Cartão | Cheque]

40 Um programador, ao elaborar um programa, está utilizando instruções try para realizar o tratamento de exceções. Para cada try que for inserido, deverá ser incluído pelo menos um:

  • A.

    catch ou continue.

  • B.

    catch ou finally.

  • C.

    continue ou finally.

  • D.

    continue ou raise.

  • E.

    finally ou raise.

Seja o seguinte comando.

create table agencia

(cd_agencia char(08) ____________,

cidade char(30),

fundos integer,

___________ (cd_agencia),

___________ (fundos > = 0))

As instruções que completam correta e respectivamente o

comando acima são:

(P>

  • A.

    not null, primary key, check.

  • B.

    not null, primary key, fetch.

  • C.

    primary key, not null, check.

  • D.

    primary key, not null, fetch.

  • E.

    primary key, fetch, check.

Na arquitetura Struts, o componente que é responsável por receber as requisições do navegador e invocar os objetos de negócio do modelo para executar algum processo é o

  • A.

    controller.

  • B.

    connection pool.

  • C.

    validate.

  • D.

    communication layer.

  • E.

    application layer.

A respeito das construções básicas da programação estruturada, assinale a opção correta.

  • A.

    A seqüência implementa passos de processamento que são essenciais na especificação de qualquer algoritmo.

  • B.

    A condição fornece facilidades para processamento seletivo embasada em alguma ocorrência lógica depois de uma seqüência repetitiva.

  • C.

    A repetição provê somente ciclos dentro das condições previamente especificadas.

  • D.

    As repetições encadeadas devem chamar algum procedimento externo.

  • E.

    Os métodos devem estar relacionados a alguma seqüência chamada após alguma condição.

Um problema de lógica de programação pode ser decomposto em módulos, representando subalgoritmos nos contextos de

  • A.

    entradas e de saídas.

  • B.

    ações e de resultados.

  • C.

    seleções e de repetições.

  • D.

    recuperações e de consultas.

  • E.

    chamadores e de chamados.

Nas linguagens de programação, métodos de passagem de parâmetros permitem que parâmetros sejam transmitidos entre o programa principal e os subprogramas. A técnica na qual são passadas cópias dos parâmetros envolvidos na transmissão aos subprogramas, é o método de passagem de parâmetros por

  • A.

    valor.

  • B.

    referência.

  • C.

    endereço.

  • D.

    atribuição.

  • E.

    empilhamento.

Acerca dos códigos, sistemas de numeração e de representação da informação para sistemas de informática e de comunicação, bem como para a World Wide Web (WWW), julgue os itens a seguir.

Todos os caracteres do código american standards commitee for information interchange (ASCII) podem ser impressos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...