Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Considere as seguintes afirmativas sobre o conceito de Frameworks, como utilizado na Programação Orientada a Objetos:
I - Um framework é um conjunto de classes que representa um design abstrato para soluções em uma família de aplicações.
II - A inversão de controle ou reuso ativo é um pontos inovadores introduzido pelos frameworks.
III - Os frameworks do tipo black box baseiam seu mecanismo de extensão através da composição de objetos.
É/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s):
I
II
III
I e II
I, II e III
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
As propriedades dos algoritmos e estruturas de dados mais comumente utilizados pela comunidade de desenvolvimento de software vêm sendo largamente analisadas e divulgadas. Acerca desses algoritmos e estruturas fundamentais da programação, julgue os itens seguintes.
Na orientação a objetos, a herança é uma das funcionalidades que facilitam o reúso de software.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Na programação orientada a objetos, o encapsulamento
é a base de toda a abordagem dessa metodologia de programação e diz-se que um dado está encapsulado quando envolvido por código de forma que só é visível na rotina onde foi criado; o mesmo acontece com uma rotina, que sendo encapsulada, suas operações internas são invisíveis às outras rotinas.
possibilita a criação de uma nova classe de modo que essa classe (denominada subclasse, classe-filha ou classe derivada) herda todas as características da classe-mãe (denominada superclasse, classe base ou classe primitiva); podendo, ainda, a classe-filha possuir propriedades e métodos próprios.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Classes e objetos são dois conceitos-chave da programação orientada a objetos. Com relação a estes conceitos, é correto afirmar que
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca de conceitos de orientação a objetos na linguagem Java, julgue os itens subseqüentes.
A palavra chave static pode ser usada em Java para definir atributos de classe, existindo assim uma cópia do atributo de classe durante todo o processamento, independentemente do número de instâncias criadas. Uma utilização freqüente da palavra static é na definição de constantes.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca de conceitos de orientação a objetos na linguagem Java, julgue os itens subseqüentes.
As chamadas de método em Java podem ser polimórficas. Um mesmo nome de método pode ser usado, em momentos diferentes para invocar diferentes métodos, dependendo do tipo e número de parâmetros utilizados para fazer essa chamada, podendo assim assumir diferentes formas durante a execução de um programa.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca de conceitos de orientação a objetos na linguagem Java, julgue os itens subseqüentes.
As classes abstratas com métodos abstratos não forçam as subclasses a sobrescreverem e implementarem os métodos declarados como abstratos. Se uma classe não fornecer uma implementação para um método abstrato herdado, o próprio Java cria uma subclasse concreta, com implementação default de todos os métodos herdados.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca de conceitos de orientação a objetos na linguagem Java, julgue os itens subseqüentes.
Nos construtores das interfaces, somente é permitido o uso de atributos do tipo public, static e final. Além disso, todos os métodos devem ser abstratos. Uma classe pode herdar de uma interface por meio do uso da instrução implements.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca de conceitos de orientação a objetos na linguagem Java, julgue os itens subseqüentes.
Se o construtor da subclasse não chamar explicitamente um construtor da superclasse, então a superclasse usa seu construtor default, isto é, sem argumentos. Se a superclasse não tiver construtor default e o construtor da subclasse não chamar explicitamente nenhum construtor, o próprio Java se encarrega de gerar, em tempo de execução, um construtor default da superclasse.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A área de desenvolvimento de sistemas é bastante profícua no que se refere a metodologias, técnicas e ferramentas de apoio que objetivam responder à necessidade de atender a requisitos técnicos e obter um nível de qualidade determinado, sob determinadas restrições de esforço e custo. A respeito do desenvolvimento de aplicações e de bancos de dados, julgue os itens a seguir.
Na programação orientada a objetos, o polimorfismo é a capacidade de um objeto de apresentar várias visões diferentes de suas estruturas de dados internas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...