Questões de Ciência da Computação do ano 2006

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O processo de construção de um software tem por objetivo o desenvolvimento ou evolução de um sistema que engloba atividades de especificação, projeto, implementação e testes, e se caracteriza pela interação de ferramentas, pessoas e métodos. Dos modelos abaixo marque aquele que não faz parte de uma metodologia de desenvolvimento de software.

  • A.

    RUP - Rational Unified Process .

  • B.

    XP - Programação extrema.

  • C.

    MSF - Microsoft Solution Framework.

  • D.

    FDD - Feature Driven Development.

  • E.

    SEI Software Enginieering Institute.

Avalie as afirmações abaixo conforme sua veracidade ou falsidade e marque a alternativa correta.

I. Agregação é um tipo de associação que especifica um relacionamento entre um todo e suas partes.

II. Associação é uma Relação que descreve conexões entre ocorrências de classes.

III. Um Relacionamento é um conjunto de Associações entre duas ou mais classes.

IV. Autorelacionamento é um relacionamento que conecta uma classes a ela mesma.

  • A.

    Todas afirmações são verdadeiras.

  • B.

    Apenas I é falsa.

  • C.

    Apenas I e IV são verdadeiras.

  • D.

    Apenas III e IV são verdadeiras.

  • E.

    Apenas II é falsa.

A estrutura de um sistema pode ser modelada em UML para representar blocos de construção, com seus relacionamentos, e instâncias de classe, em um momento específico na execução do programa, respectivamente, por meio dos diagramas de

  • A.

    classes e objetos.

  • B.

    casos de uso e objetos.

  • C.

    objetos e classes.

  • D.

    classes e casos de uso.

  • E.

    casos de uso e classes.

A medida da interconexão entre os módulos de uma estrutura de software denomina-se

  • A.

    coesão.

  • B.

    refinamento.

  • C.

    acoplamento.

  • D.

    ocultação.

  • E.

    abstração.

A associação específica representada na UML na qual uma classe que está contida, é parte de, e tem sua vida dependente de outra, é definida por

  • A.

    generalização de sobreposição.

  • B.

    agregação compartilhada.

  • C.

    especialização.

  • D.

    agregação de composição.

  • E.

    generalização disjuntiva.

Na UML 2, o Interaction Overview Diagram e o Communication Diagram

  • A.

    são um diagrama comportamental e um diagrama estrutural, respectivamente.

  • B.

    substituem o Sequence Diagram e o State Machine Diagram, respectivamente.

  • C.

    são ambos diagramas estruturais.

  • D.

    substituem o Activity Diagram e o Timing Diagram, respectivamente.

  • E.

    são ambos diagramas comportamentais.

Métodos de teste, que garantem que todos os caminhos independentes dentro de um módulo tenham sido exercitados pelo menos uma vez e também exercitem todas as estruturas de dados internas de um módulo para garantir a sua validade, são conhecidos genericamente por

  • A.

    caixa branca.

  • B.

    particionamento de equivalência.

  • C.

    análise de valor limite.

  • D.

    comparação.

  • E.

    técnica de grafo de causa e efeito.

Um modelo UML de desenvolvimento de sistemas, do tipo diagramas de interação ou comportamentais, é o diagrama de

  • A.

    componentes.

  • B.

    objetos.

  • C.

    classes.

  • D.

    instalação.

  • E.

    seqüência.

Para os diagramas utilizados na UML 2.0 são feitas as afirmativas

abaixo.

I – No Diagrama de Classes é possível modelar o estereótipo

das classes, o nível de visibilidade de seus atributos

e a navegabilidade das associações entre as

classes.

II – O Diagrama de Tempo unifica em um único diagrama os

Diagramas de Seqüência e Interação da UML 1.4, sendo

utilizado para especificar as restrições de tempo

sobre mensagens enviadas e recebidas no decorrer de

uma interação.

III – O Diagrama de Atividades permite definir pré e pós-condições

associadas a ações do diagrama. As pré-condições

definem o estado exigido do sistema quando a

ação é invocada e as pós-condições especificam o estado

exigido do sistema no término da ação.

IV – Juntos, os diagramas de Objetos e Comunicação descrevem

como um sistema de software é instalado e executado

no ambiente de processamento identificando as

partes físicas do software e o ambiente necessário para

execução.

V – Em um diagrama de Caso de Uso a generalização define

os relacionamentos de herança entre os casos de

uso ou entre os atores, enquanto que as associações

indicam quais atores interagirão com os casos de uso

do sistema.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, III e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

Para a Engenharia da Informação são feitas as afirmativas

abaixo.

I - A Engenharia da Informação pode ser representada por

uma pirâmide de faces distintas, sendo que a mais

mutável delas é a de Requerimentos.

II - Durante a fase de Projeto os DFDs são derivados para

Diagramas de Estrutura, que por sua vez, possibilitarão

a obtenção de uma Especificação Física precisa do

sistema.

III - A criação do protótipo, quando utilizado, é feita na fase

de Planejamento.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

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