Questões de Ciência da Computação do ano 2006

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O diagrama de classes UML acima descreve

  • A. o padrão de projeto Template method.
  • B. o padrão de projeto Singleton.
  • C. o padrão de projeto Adapter.
  • D. o padrão de projeto State.

No referente a processos e modelos de desenvolvimento de software, assinale o opção incorreta.

  • A.

    O modelo em cascata organiza o desenvolvimento em fases. Esse modelo encoraja a definição dos requisitos antes do restante do desenvolvimento do sistema. Após a especificação e a análise dos requisitos, têm-se o projeto, a implementação e o teste.

  • B.

    Um possível objetivo da prototipação é criar rapidamente um sistema experimental que possa ser avaliado por usuários finais. Um protótipo aprovado pelos usuários pode vir a ser usado como ponto de partida para a construção do sistema.

  • C.

    O Unified Software Process é guiado por casos de uso, focado na arquitetura, iterativo e incremental. A vida do software é organizada em ciclos e cada ciclo é dividido nas fases de requisitos, análise, projeto e implementação.

  • D.

    Processos de desenvolvimento que adotam o modelo ágil enfatizam a comunicação entre participantes, a realimentação e a simplicidade. Para atingir tais práticas, o Extreme Programming (XP) advoga práticas como a posse coletiva do código.

Acerca da análise e do projeto orientados a objetos, assinale a opção correta.

  • A.

    Um modelo de análise é menos abstrato que um de projeto e as classes em um modelo de análise não podem ser conceituais. As classes na análise podem modelar objetos persistentes, mas não transientes.

  • B.

    Uma importante responsabilidade da análise é definir a arquitetura do sistema, dividindo-o em subsistemas. Um subsistema expõe serviços via interfaces, que devem ser especificadas na análise.

  • C.

    Uma classe descreve objetos com as mesmas responsabilidades, relacionamentos, operações, atributos e semântica. As instâncias de uma classe têm, portanto, os mesmos valores para os seus atributos.

  • D.

    Um modelo de análise pode realizar casos de uso. A realização de um caso de uso descreve interações entre objetos. Na UML, essas realizações podem ser documentadas via diagramas de colaboração.

Julgue os seguintes itens acerca do levantamento e da especificação de requisitos.

I A um caso de uso concreto deve estar relacionado pelo menos um ator. Em um modelo de casos de uso, os atores podem estar organizados em hierarquias, o que possibilita a herança de relacionamentos.

II Um protótipo pode ser construído para auxiliar o entendimento dos requisitos funcionais de um sistema. Nesse caso, o protótipo pode ser descartável e não precisa focar na implementação interna do sistema.

III Os storyboards facilitam o levantamento de requisitos, sendo compostos por rascunhos de telas. Ao usar um storyboard, um analista deve focar no projeto da interface com o usuário e no funcionamento interno do sistema.

IV Na especificação de requisitos, pode-se construir um documento que descreva o sistema em termos gerais. Esse documento apresenta uma visão do sistema e pode capturar as necessidades dos usuários.

V Em um caso de uso são descritos fluxos com as ações dos atores e as respostas do sistema. Em um caso de uso não pode haver fluxos secundários e nem relacionamentos com fluxos de outros casos de uso.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e IV.
  • B. I e V.
  • C. II, III e V.
  • D. III e IV.

No que se refere à qualidade de software, assinale a opção correta.

  • A.

    Inspeções e walkthroughs podem ser usadas para revisar artefatos. Uma walkthrough requer mais tempo de preparação dos revisores do que uma inspeção, também exige que seja feito o acompanhamento das soluções dos problemas identificados e a coleta de métricas associadas à revisão.

  • B.

    Em uma inspeção, os participantes têm papéis definidos. O moderador conduz reuniões e os inspetores devem, durante as reuniões, descrever os problemas identificados e soluções para os mesmos.

  • C.

    Um teste de unidade pode ser projetado usando-se uma estratégia caixa branca. Nesse caso, há um foco nos mecanismos internos da unidade sendo testada. A realização de testes caixa branca pode ser apoiada por métricas de cobertura.

  • D.

    A cobertura de linhas de código informa o percentual de linhas de código executadas. Essa métrica é calculada instrumentando-se manualmente o código, pois não há ferramentas que possibilitem o seu cálculo.

São, respectivamente, um diagrama estrutural e um diagrama comportamental da UML 2.0

  • A.

    Timing e Deployment.

  • B.

    Communication e Package.

  • C.

    Component e Deployment.

  • D.

    Composite Structure e Component.

  • E.

    Deployment e Timing.

O modelo adotado pela engenharia de software, originalmente apresentado com iterações distribuídas em quatro quadrantes, onde cada iteração representa versões progressivamente mais completas do software, sendo os quadrantes definidos como Planejamento, Análise dos riscos, Engenharia e Avaliação feita pelo cliente, é, especificamente, o modelo

  • A.

    clássico.

  • B.

    por prototipação.

  • C.

    em espiral.

  • D.

    da análise comportamental.

  • E.

    em cascata.

O primeiro passo técnico do processo de engenharia de software é a etapa de

  • A. planejamento do projeto de software.
  • B. testes de programas.
  • C. análise de requisitos.
  • D. projeto de software.
  • E. codificação dsoftware.e

As avaliações de funcionalidade e de desempenho dos programas de um sistema submetidos a situações anormais tratam-se de teste de

  • A. estresse.
  • B. recuperação.
  • C. segurança.
  • D. caixa preta.
  • E. caixa branca.

Em um diagrama de casos de uso, NÃO se representa

  • A. o assunto, um agrupamento de casos de uso.
  • B. os casos de uso, as funcionalidades que compõem o assunto.
  • C. os atores, os papéis que os usuários desempenham na realização das funcionalidades.
  • D. as classes, as abstrações dos objetos utilizados pelos atores.
  • E. os relacionamentos, as conexões entre os casos de uso e os atores.
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