Questões de Ciência da Computação do ano 2006

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A UML representa o desenvolvimento de novos conceitos não normalmente usados. Por isso e muitas outras razões, o bom entendimento da UML não é apenas aprender a simbologia e o seu significado, mas também aprender a modelar a Orientação a Objetos. Nesse aspecto, é correto afirmar:

  • A. a notação, definida pelos seus vários tipos de diagramas, é o modo pelo qual um gerente de projeto pode descrever os vários aspectos de modelagem pela UML. Se num determinado projeto ele necessitar de um diagrama estático, onde a estrutura descrita é sempre válida em qualquer ponto do ciclo de vida do sistema, o diagrama de classe é a ferramenta recomendada.
  • B. o diagrama de seqüências de análises é a implementação de um diagrama de classe, onde os atributos e as operações ainda não estão completamente definidos, o que ocorrerá somente após a inicialização do caso de uso por um ator.
  • C. a UML usa uma combinação de diagramas de estado, diagramas de seqüência e diagramas de atividade para representar o comportamento estático dos objetos e classes que tiverem sido identificados como parte do modelo de análise.
  • D. um diagrama de seqüência representa a associação seqüencial entre os objetos, as seqüências de métodos de um objeto e a conexão dos caminhos do caso de uso.
  • E. um diagrama de caso de uso, quando não contém elementos modelados para um sistema, mostra os diferentes relacionamentos, mas não as generalizações; mostra as associações, mas não as dependências entre estes elementos.

Analise as representações gráficas abaixo, relacionadas aos modelos de elementos usados nos diagramas da UML:

Os diagramas acima representam, respectivamente,

  • A. Dependência, Refinamento e Associação Recursiva.
  • B. Associação Qualificada, Generalização Normal e Refinamento.
  • C. Associação Exclusiva, Associação Qualificada e Dependência.
  • D. Generalização Normal, Generalização Restrita e Refinamento.
  • E. Refinamento, Associação Recursiva e Generalização.

Analise as representações gráficas abaixo, relacionadas aos modelos de elementos usados nos diagramas da UML:

O diagrama acima refere-se

  • A. à Dependência, onde as classes recebem objetos das outras classes como parâmetro para permitir o acesso de objetos globais entre elas.
  • B. ao Refinamento, onde ocorrem várias descrições de uma mesma coisa, mas em níveis de abstração diferentes, ou seja, abstrações tanto simples quanto complexas.
  • C. à Associação Terciária, onde três classes estabelecem uma associação dependente com a superclasse.
  • D. à Associação Recursiva, na qual as subclasses se tornam superclasse em relação às subclasses delas dependentes.
  • E. à Generalização de Sobreposição, que significa que, quando subclasses herdam de uma superclasse por sobreposição, novas subclasses destas podem herdar de mais de uma subclasse.

Em relação ao diagrama de classes na notação UML, analise:

I. uma classe representa um conjunto de objetos cuja cardinalidade é sempre maior do que um;

II. o polimorfismo das operações é uma conseqüência da relação de herança entre classes;

III. se um objeto A está associado a um objeto B e B está associado a mais de um objeto C, então, obrigatoriamente, um objeto C estará associado a mais de um objeto A.

É correto o que consta APENAS em

  • A. I.
  • B. I e II.
  • C. II.
  • D. II e III.
  • E. III.

Em relação à análise de requisitos funcionais e nãofuncionais, é correto afirmar:

  • A. Dependendo da fase de projeto, a análise dos requisitos funcionais e não-funcionais recebe o mesmo nível de tratamento, em função da necessidade de se definir o que é para fazer, qual produto gerar (requisito não-funcional) e qual a forma, conteúdo, comportamento e atributos deve conter o produto (requisito funcional).
  • B. Os requisitos funcionais e não-funcionais têm tratamento diferenciado em cada fase de projeto. Primeiro, é necessário definir o que é para fazer, qual produto gerar (requisito não-funcional); segundo, qual forma, conteúdo, comportamento e atributos deve conter o produto (requisito funcional). Isto quer dizer que somente se consegue definir atributos ou características de qualidade à medida que se tenha a definição do produto.
  • C. Na fase de estudo preliminar ou estudos de projeto, a validação dos requisitos depende do processo de qualificação das informações de origem, funcionalidade e relacionamento de dependências dos requisitos e do processo de qualificação de exigências pelos stakeholders. Nesta fase os requisitos não-funcionais são documentados e priorizados para serem utilizados na fase de implantação.
  • D. A fase de modelo físico deve agregar aos requisitos funcionais os requisitos não-funcionais obtidos nas várias oportunidades de captura de informações, tratá-los em termos de prioridade, precedência e relacionamentos entre si, com ênfase em como o software deve funcionar.
  • E. Na fase de modelo lógico, são detalhados os eventos e visões dos processos, identificados os papéis e responsabilidades dos stakeholders. Esta fase deve agregar aos requisitos funcionais os requisitos nãofuncionais obtidos nas várias oportunidades de captura de informações, tratá-los em termos de prioridade, precedência e relacionamentos entre si

Com relação à melhoria dos processos de software, é correto afirmar:

  • A. A maturidade dos processos de software de uma organização influencia na capacidade de atingir metas de custo, qualidade e cronograma e determina o nível de qualidade.
  • B. Os processos de desenvolvimento de software têm de ser bem definidos, face à sua alta dependência dos desenvolvedores. Devem guardar disciplina e fidelidade ao processo e serem transparentes para com a alta administração.
  • C. Os processos imaturos caracterizam-se pelo prazo e qualidade de difícil previsão, uso de teste-piloto, excessivo uso de tecnologia e baixa visão do progresso e da qualidade.
  • D. O foco no produto torna-se irrelevante, já que a qualidade do sistema de software é influenciada pela qualidade do processo utilizado para seu desenvolvimento e sua manutenção.
  • E. Os processos imaturos requerem apoio visível da alta administração, em função dos custos de manutenção e dos riscos na adoção de nova tecnologia.

A XP (Extreme Programming) é baseada em um conjunto de regras, também conhecidas como best practices. Nesse aspecto, analise:

I. The Customer is Always Available: Na XP todas as decisões sobre o rumo do projeto devem ser tomadas pelo cliente. Ele deve priorizar as tarefas, ser responsável pelos testes de aceitação, e, acima de tudo, orientar e tirar dúvidas dos desenvolvedores durante o processo de programação.

II. A técnica de Continuous Integration diz que o código desenvolvido por cada par de desenvolvedores deve ser integrado ao código base constantemente. Quanto menor o intervalo entre cada integração, menor a diferença entre os códigos desenvolvidos e maior a probabilidade de identificação de erros, pois cada vez que o código é integrado, todos os unit tests devem ser executados, e, se algum deles falhar, é porque o código recém integrado foi o responsável por inserir erro no sistema.

III. Pair Programming – na XP todo o código deve ser produzido por duas pessoas utilizando o mesmo computador. Enquanto um dos parceiros se preocupa com detalhes da implementação, ficando responsável pela digitação do código, o outro deve tentar ter uma visão mais ampla da rotina, imaginando as suas peculiaridades.

IV. Collective Code Ownership – O código deve ser de propriedade de todos e todos devem ter permissão para alterar o que for necessário para que seu trabalho possa ser desenvolvido e, também, para se evitar atrasos no desenvolvimento, devido à necessidade de alterações nas rotinas.

É correto o que consta em

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Analise o texto abaixo:

No modelo SW-CMM, o assunto tratado no texto acima refere-se à prática das comunicações que é tratada, também, na área chave de processo de

  • A. Gerência de Mudança de Tecnologia, pertencente ao nível 2 (otimizado)
  • B. Garantia de Qualidade de Software, pertencente ao nível 2 (repetível).
  • C. Definição do Processo da Organização, pertencente ao nível 3 (definido).
  • D. Gerência de Qualidade do Software, pertencente ao nível 4 (gerenciado).
  • E. Gerência Integrada de Software, pertencente ao nível 3 (definido).

No SW-CMM, o ciclo de vida dos projetos é assunto tratado em vários níveis de maturidade. As áreas chave de processo, nas quais o ciclo de vida é abordado, são

  • A. Garantia da Qualidade do Software, Prevenção de Defeitos e Gerência de Mudança de Processo.
  • B. Planejamento do Projeto de Software, Gerência da Qualidade do Software e Gerência de Mudança de Processo.
  • C. Definição de Processo da Organização, Garantia de Qualidade do Software e Gerência de Contratação de Terceiros.
  • D. Gerência da Qualidade de Software, Gerência de Requisitos e Gerência da Configuração do Software.
  • E. Definição de Processo da Organização, Gerência Quantitativa do Processo e Engenharia do Produto de Software.

O RUP (Rational Unified Process)

  • A. tem sua arquitetura desenvolvida em paralelo aos use cases, englobando apenas os aspectos estáticos do software.
  • B. é um processo estático que viabiliza a definição seqüencial de um problema e tem como única finalidade o teste do produto final.
  • C. estabelece, em sua fase de concepção, um plano de projeto e uma arquitetura sólida, por meio do desenvolvimento estático de software, dentro do seu ciclo de vida.
  • D. é o modelo de processo que estabelece a topologia do hardware necessária para executar o sistema.
  • E. dá ênfase à criação e à manutenção de modelos e tem sua atividade de desenvolvimento orientada por use case como parte funcional do sistema que agrega valor ao resultado do software.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...