Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O diagrama de classes UML acima descreve
o padrão de projeto Template method.
o padrão de projeto Singleton.
o padrão de projeto Adapter.
o padrão de projeto State.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da análise e do projeto orientados a objetos, assinale a opção correta.
Um modelo de análise é menos abstrato que um de projeto e as classes em um modelo de análise não podem ser conceituais. As classes na análise podem modelar objetos persistentes, mas não transientes.
Uma importante responsabilidade da análise é definir a arquitetura do sistema, dividindo-o em subsistemas. Um subsistema expõe serviços via interfaces, que devem ser especificadas na análise.
Uma classe descreve objetos com as mesmas responsabilidades, relacionamentos, operações, atributos e semântica. As instâncias de uma classe têm, portanto, os mesmos valores para os seus atributos.
Um modelo de análise pode realizar casos de uso. A realização de um caso de uso descreve interações entre objetos. Na UML, essas realizações podem ser documentadas via diagramas de colaboração.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da qualidade de software, assinale a opção correta.
A garantia da qualidade visa assegurar a adequação de um artefato ao uso e que seja alta a probabilidade de um artefato ter a qualidade requerida. Também visa prover confiança que um produto atende aos requisitos.
O controle de qualidade avalia, identifica e corrige defeitos. Os testes, mas não as revisões, são atividades de controle da qualidade. O controle da qualidade é parte da garantia da qualidade.
Os testes são realizados em várias fases de um desenvolvimento. Testes de unidade são de baixo nível, testes de sistema são executados após os de integração, testes beta empregam apenas desenvolvedores.
Entre os artefatos produzidos por um processo de teste, têmse os casos de teste. Um caso de teste é uma situação real de uso, pois não pode ser sintetizado a partir de parâmetros predefinidos.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens acerca do levantamento e da especificação de requisitos.
I A um caso de uso concreto deve estar relacionado pelo menos um ator. Em um modelo de casos de uso, os atores podem estar organizados em hierarquias, o que possibilita a herança de relacionamentos.
II Um protótipo pode ser construído para auxiliar o entendimento dos requisitos funcionais de um sistema. Nesse caso, o protótipo pode ser descartável e não precisa focar na implementação interna do sistema.
III Os storyboards facilitam o levantamento de requisitos, sendo compostos por rascunhos de telas. Ao usar um storyboard, um analista deve focar no projeto da interface com o usuário e no funcionamento interno do sistema.
IV Na especificação de requisitos, pode-se construir um documento que descreva o sistema em termos gerais. Esse documento apresenta uma visão do sistema e pode capturar as necessidades dos usuários.
V Em um caso de uso são descritos fluxos com as ações dos atores e as respostas do sistema. Em um caso de uso não pode haver fluxos secundários e nem relacionamentos com fluxos de outros casos de uso.
Estão certos apenas os itens
I, II e IV.
I e V.
II, III e V.
III e IV.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere à qualidade de software, assinale a opção correta.
Inspeções e walkthroughs podem ser usadas para revisar artefatos. Uma walkthrough requer mais tempo de preparação dos revisores do que uma inspeção, também exige que seja feito o acompanhamento das soluções dos problemas identificados e a coleta de métricas associadas à revisão.
Em uma inspeção, os participantes têm papéis definidos. O moderador conduz reuniões e os inspetores devem, durante as reuniões, descrever os problemas identificados e soluções para os mesmos.
Um teste de unidade pode ser projetado usando-se uma estratégia caixa branca. Nesse caso, há um foco nos mecanismos internos da unidade sendo testada. A realização de testes caixa branca pode ser apoiada por métricas de cobertura.
A cobertura de linhas de código informa o percentual de linhas de código executadas. Essa métrica é calculada instrumentando-se manualmente o código, pois não há ferramentas que possibilitem o seu cálculo.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Existem diversas metodologias de desenvolvimento de sistemas. Todas elas partem de uma idéia ou escopo inicial do sistema até a sua codificação/implantação. Dentro desse cenário, assinale a opção que apresenta corretamente, na ordem cronológica do início de realização, fases de desenvolvimento de um sistema, tendo como base uma metodologia típica de desenvolvimento de sistemas.
análise, testes, implantação e codificação
testes, implantação, análise e codificação
análise, codificação, testes e implantação
testes, análise, codificação e implantação
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Tendo como base a filosofia de desenvolvimento estruturado de sistemas, assinale a opção que apresenta uma definição correta de diagrama de fluxo de dados (DFD).
É uma técnica que consiste na representação de um sistema por meio de diagramas e fluxos, sem ordem pré-definida, dentro de um contexto sem representação da informação.
É uma técnica que consiste na representação de um sistema por meio de diagramas, gerando inclusive subdiagramas para tratamento e representação da informação e do sistema.
É uma técnica que representa objetos do sistema por meio de seus atributos e ações voltadas para um modelo físico dos dados.
É uma técnica que consiste na representação da informação em uma única seqüência de dados, sem mecanismos de retorno ao ponto inicial.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da modelagem funcional de dados, assinale a opção correta.
Uma das funções da modelagem funcional é se preocupar com as entradas e as saídas de um sistema.
A modelagem funcional deve se preocupar com o seqüenciamento de ações, diagramas e com a metodologia de codificação do sistema adotada.
A representação das funções e etapas de um sistema não depende da adoção de um modelo e de uma linguagem de modelagem.
A modelagem funcional não se preocupa com a dependência de valores em um mesmo modelo.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do desenvolvimento de sistemas com uso de ferramentas CASE, assinale a opção correta.
A modelagem de um banco de dados não é atingida diretamente quando a modelagem de um sistema por meio de ferramenta CASE gera o modelo lógico dos dados.
O tratamento correto dos atributos em uma ferramenta CASE não envolve o detalhamento de tabela em um banco.
A criação de um modelo físico de dados não é automatizada por ferramentas CASE porque o banco necessita importar o script de inicialização dos dados.
O modelo lógico de dados pode ser convertido automaticamente em modelo físico de dados por meio de ferramentas CASE.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Tendo como base a filosofia de desenvolvimento de sistemas estruturados, assinale a opção correta.
Uma função, por não poder retornar valores, quando executada em mais de um ponto do sistema, gera diferença na interpretação dos resultados.
Um procedimento não pode ser definido dentro do código de uma função.
A chamada a um procedimento em um código só pode ser feita se o procedimento tiver direito de leitura.
A criação de um programa estruturado segue uma ordem lógica de começo, meio e fim, e, se necessário, com chamada de função durante a execução do código.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...