Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Programação - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Considerando a linguagem de programação Python, marque abaixo a opção CORRETA relativa aos seguintes resultados de expressão:
da função range(5) é a lista [1, 2, 3, 4, 5].
aritmética 7 / 2 é igual a 3.
aritmética [1, 2] + [3, 4] é igual a [4, 6].
aritmética 'x' + 1 é igual a cadeia de caractere 'x1'.
Ciência da Computação - Programação - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O trecho de programa abaixo foi escrito na linguagem de programação Python:
Marque a opção que mostra a saída resultante da execução do trecho de programa acima:
if
else
ifelse
Não termina a execução porque apresenta uma exceção.
Ciência da Computação - Programação - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Para os códigos CSS, marque a opção sintaticamente CORRETA:
body {color: black}
body:color=black
{body;color:black}
{body:color=black(body}
Ciência da Computação - Programação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Com relação às funções de Hash, usadas para prover criptografia a dados, assinale a alternativa INCORRETA.
O código I não implementa a relação especificada.
O código II apresenta uma versão correta e eficiente para a relação T.
Quanto à execução, o código I não é eficiente, já que o cálculo de T(n-2) poderia ser armazenado e utilizado no cálculo de T(n-1).
Os códigos I e II não implementam a relação T.
Os programas computacionais são formados por uma série de instruções a serem executadas pela UCP do computador. Essas instruções são criadas com o uso das mais diversas linguagens de programação, que podem ser estruturadas (como o Pascal) ou orientadas a objetos (como Java). A respeito de conceitos de programação computacional, julgue os próximos itens.
Algumas linguagens de programação utilizam um modificador de tipo de variáveis conhecido como unsigned. Esse modificador é responsável por garantir que um possível bit de sinal, dentro de uma variável, seja desconsiderado. Em C++, por exemplo, as variáveis do tipo char, que geralmente utilizam 8 bits para sua representação (valores decimais de -128 a 127), consideram, quando precedidas com o modificador unsigned, apenas 7 bits (valores decimais de 0 a 127).
Julgue as seguintes afirmações sobre conhecimento de Internet para programadores.
I. Como o HTML, o XML usa marcadores (palavras envoltas pelos sinais '<' e '>') e atributos (na forma nome="valor"). Mas enquanto HTML especifica o que cada marcador e atributo significa, e em certas ocasiões como seu conteúdo aparecerá em um navegador, XML usa os marcadores apenas para delimitar os trechos de dados, deixando sua interpretação completamente a cargo da aplicação que os lê.
II. A Máquina Virtual Java (JVM) oferece mecanismos para aumentar a segurança e a portabilidade de aplicações desenvolvidas na linguagem Java.
III. PHP é uma linguagem de programação interpretada, muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico para a Internet. 8
Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
Todas as afirmações.
Uma superclasse em geral representa um número ...... de objetos em relação à sua subclasse. Se a classe X herda da classe Y, então, X é uma ...... e Y é uma ...... .
As lacunas acima serão corretamente preenchidas por, respectivamente,
maior, superclasse e subclasse.
menor, superclasse e subclasse.
igual, superclasse e subclasse.
maior, subclasse e superclasse.
menor, subclasse e superclasse.
Dentre os objetos contidos nas alternativas abaixo, uma operação de cálculo de área poderá ser realizada, aplicando-se o conceito de polimorfismo, com a utilização de um método referenciado na classe de
pentágonos.
quadriláteros.
retângulos.
trapézios.
triângulos.
Na programação estruturada, o mais adequado grau de relação entre tarefas executadas por um mesmo módulo é definido por
coesão lógica.
acoplamento de controle.
coesão funcional.
coesão temporal.
acoplamento por dados.
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