Questões de Ciência da Computação do ano 2006

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Internet tem-se constituído, desde a sua criação, em instrumento de agilização do fluxo de informações entre indivíduos e empresas. O acesso ao conhecimento gerado pela humanidade tem sido facilitado por essa rede. No âmbito das empresas, a Internet permite o compartilhamento de recursos como impressoras e bases de dados, bem como a construção e uso de sistemas de informação, entre as muitas possibilidades de serviços decorrentes do seu emprego. A respeito dos protocolos utilizados na Internet, assinale a opção correta.

  • A.

    A Internet utiliza os mesmos protocolos definidos para as redes embasados no modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) da ISO (International Standards Organization).

  • B.

    Em uma rede local Ethernet, o endereço MAC (medium access control) é convertido em endereço IP por meio do protocolo ARP.

  • C.

    Na Internet, a associação entre endereço IP e nome de máquina é feita pelo protocolo X.25, que é voltado para redes comutadas por pacotes.

  • D.

    As configurações de endereços (dinâmicas ou estáticas) são feitas pelo protocolo DHCP.

Ainda a respeito de protocolos utilizados na Internet, assinale a opção correta.

  • A.

    Na camada de sessão do modelo OSI da ISO, são definidos os protocolos Telnet, FTP e SMTP, freqüentemente utilizados e bastante difundidos na Internet.

  • B.

    O RIP é um protocolo de roteamento considerado eficiente, inclusive em redes com grande quantidade de nós e enlaces, em face de sua elevada escalabilidade e do adequado tratamento das variações de tráfego ao longo dos enlaces.

  • C.

    Uma extensão do protocolo IP, conhecida como mobile IP, foi projetada para permitir mobilidade na Internet. Algumas das desvantagens do mobile IP, na sua versão original, estão relacionadas ao tratamento da segurança e da qualidade de serviço, aspectos que não foram melhorados no IP, versão 6.

  • D.

    O uso do DHCP (dynamic host configuration protocol) simplifica a instalação e a manutenção de computadores em rede. Se um novo computador é conectado a uma rede existente, o DHCP provê ao mesmo as informações necessárias a sua integração, como o nome de domínio e endereços do servidor DNS, do roteador default e da máscara de sub-rede.

Acerca de redes locais (LAN) e da Internet, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma VLAN (virtual-bridged local area network) é implementada com base em um conjunto de dispositivos de uma ou mais LAN, configurados de tal forma que possam se comunicar como se pertencessem ao mesmo segmento compartilhado de LAN, quando, na realidade, estão localizados em diferentes segmentos de LAN.

  • B.

    Em uma rede Ethernet em que ocorra o uso de bridges e de roteadores, enquanto uma bridge encaminha pacotes IP, um roteador trata frames (quadros) MAC.

  • C.

    A evolução dos equipamentos de rede, juntamente com fatores ligados a mercado, tem proporcionado o surgimento de equipamentos do tipo switch com diferentes funcionalidades. Assim, um switch de camada 2 realiza funções semelhantes às de um roteador, enquanto um switch de camada 3 realiza as funções de uma bridge.

  • D.

    Na Internet, o serviço best effort oferece garantias de entrega e também assegura que uma seqüência de datagramas será entregue na mesma ordenação da seqüência em que os mesmos foram enviados.

Uma das principais motivações para se ter meios compartilhados usando-se protocolos de múltiplo acesso entre nós de uma rede de computadores é a elevada quantidade de enlaces que seria necessária caso fossem providas conexões para cada par de nós. Nesse sentido, diversos protocolos e técnicas de acesso compartilhado ao meio têm sido propostas e utilizadas. A respeito de técnicas e protocolos de acesso compartilhado ao meio, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Na multiplexação TDM (time division multiplexing), slots de tempo são alocados a canais. Essa alocação pode ocorrer com base em um padrão de repetição fixo, o que permite alocar-se banda de forma idêntica para cada um do usuários, porém mostra-se ineficiente para dados com padrão de tráfego em rajadas.

  • B.

    Nas redes locais usando o padrão IEEE 802.5 (voltado para redes do tipo token ring), emprega-se o mecanismo conhecido como binary exponential backoff para tratar colisões entre diferentes estações que tentem competir simultaneamente pelo acesso ao meio compartilhado, da mesma forma como ocorre nas redes Ethernet.

  • C.

    A técnica de alocação SDMA (space division multiple access) tem sido utilizada para alocar espaço geográfico e recursos de rede a usuários em uma rede wireless. Assim, em uma rede de comunicação móvel celular, considerando-se que um telefone móvel pode receber sinais oriundos de diferentes estações radiobase (ERB), um algoritmo de MAC pode decidir que ERB é a estação que melhor atende a cada usuário, com base no fato de que freqüências, slots de tempo ou códigos estão disponíveis, conforme o sistema de comunicação móvel utilizado.

  • D.

    Uma das melhorias do protocolo aloha clássico é conhecida como protocolo slotted aloha (ou aloha segmentado), que, entretanto, não oferece garantias de transmissão com sucesso, relacionadas ao atraso máximo no acesso ao meio throughput (vazão) mínimo.

Em redes comutadas por pacotes, segundo a recomendação X.25, é utilizado o protocolo HDLC (high-level data link control). Considerando o quadro acima, que representa o formato desse protocolo, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O campo FLAG é considerado prescindível em situações em que a BER (taxa de erros de bits) no enlace seja considerada baixa. Seu preenchimento, quando ocorre, é feito com o emprego de um ou mais caracteres definidos pelo administrador da rede durante a sua configuração.

  • B.

    No campo ENDEREÇO, são utilizados 8 ou mais bits, diferentemente do endereçamento que ocorre em redes embasadas no protocolo IP, embora as duas formas de endereçamento sejam aplicadas em redes comutadas por pacotes.

  • C.

    O campo CONTROLE serve, entre outras finalidades, para realizar a função de controle de fluxo, implementada pelo uso de técnicas do tipo ARQ (automatic repeat request), tais como stop-and-wait (pára-e-espera), retransmissão seletiva e go-back N.

  • D.

    A verificação de erros no pacote é feita por meio do campo FCS (frame checking sequence).

A função de comutação (ou chaveamento) em uma rede de comunicação refere-se à alocação dos recursos da rede para a transmissão pelos diversos dispositivos conectados. Seja a rede uma LAN, MAN ou WAN, existem sempre recursos compartilhados. A respeito das diferentes formas de comutação e da sua aplicabilidade, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A comutação por circuitos é tradicionalmente empregada na rede telefônica.

  • B.

    A comutação por pacotes admite duas variações: datagrama (empregada na Internet) e circuito virtual.

  • C.

    Na comutação por pacotes, pode ocorrer a utilização de pacotes de tamanho fixo, como nas redes embasadas em X.25, ou de tamanho variável como nas redes ATM.

  • D.

    A comutação rápida de pacotes (fast packet switching) pode ser implementada utilizando-se as técnicas de frame relay e de cell relay.

Uma das funcionalidades básicas necessárias ao bom funcionamento da Internet está ligada à atividade de roteamento, na qual são escolhidos os caminhos pelos quais os pacotes irão trafegar ao longo da rede. Para esse fim, diversos protocolos de roteamento têm sido definidos, o que permite que, diferentemente do que ocorre com as camadas de enlace e física, a camada de rede seja a camada mais baixa a tratar com transmissão fim-a-fim. A respeito de protocolos e técnicas de roteamento, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma técnica de roteamento estático é o flooding, em que uma parcela dos pacotes que chegam a um dado nó é reenviada para todos os nós vizinhos. Essa parcela é construída de forma dependente do número de pacotes anteriormente enviados entre cada par de nós da rede.

  • B.

    Uma técnica de roteamento estático utiliza o conceito de menor caminho entre dois nós, em que se obtém o somatório das distâncias, medidas comumente em quilômetros, entre cada par de nós intermediários. Outras medidas de distâncias, diferentes da distância física, não são consideradas.

  • C.

    O OSPF é um protocolo do tipo EGP (exterior gateway routing protocol), enquanto o BGP é do tipo IGP (interior gateway routing protocol).

  • D.

    O protocolo IP suporta sessões de comunicação multicast e utiliza, para esse fim, endereços de classe D; o roteamento multicast é feito mediante a utilização de spanning trees.

Dispositivo físico que tem por função básica apenas interligar os computadores de uma rede local. Recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. Conhece-se também por concentrador

  • A. o gateway.
  • B. o parser.
  • C. o hub.
  • D. o router.
  • E. a bridge.

A Ethernet é

  • A. um pacote de transmissão em anel com controle descentralizado.
  • B. uma rede de difusão de barramento com controle descentralizado.
  • C. um pacote de transmissão de dados conhecido como Token-Ring.
  • D. uma rede de difusão em estrela com controle centralizado.
  • E. uma rede de difusão de barramento com controle centralizado.

Numa rede de computadores,

  • A. no contexto da Internet, existem três aspectos principais de roteamento: determinação do endereço lógico, seleção do hosts inter-redes e endereços simbólicos e numéricos.
  • B.

    um endereço IP é definido como uma identificação para um computador ou um dispositivo qualquer de uma rede TCP/IP. Esses tipos de redes roteiam mensagens baseadas no endereço IP de destino. O formato de um endereço IP é o de um endereço numérico de 64 bits escrito em 8 octetos, de 8 bits cada.

  • C. o roteador tem como função escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino, sendo que, enquanto o roteador do tipo estático escolhe o menor caminho para um pacote de dados, o roteador dinâmico o faz, avaliando o tráfego (congestionamento) na rede.
  • D. o switch tem como função escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino, através da seleção do menor caminho para envio de um pacote de dados.
  • E. WLAN é uma nova tecnologia de redes de computadores, com as mesmas funcionalidades das redes de computadores com fio. Por meio do uso de rádio ou infravermelho, as WLANs estabelecem a comunicação entre os computadores e dispositivos da rede, transmitindo os dados através de ondas eletromagnéticas. Várias conexões podem existir em um mesmo ambiente sem que uma interfira na outra, garantindo, desta forma, maior segurança do que as redes com fio.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...