Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Arquitetura de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a figura acima, que apresenta os elementos que compõem as interfaces de integração de sistemas desenvolvidos na plataforma J2EE, julgue os itens seguintes, acerca de interoperabilidade, servidores de aplicação J2EE, servidor Web Apache, especificação J2EE, empacotamento e implantação de aplicações J2EE.
O uso de contextos de nomes JNDI se faz necessário junto aos módulos Web Container e EJB Container.Ciência da Computação - Arquitetura de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos padrões de arquitetura de software, julgue os seguintes itens. Entre os objetivos do padrão Business Delegate na plataforma J2EE, incluem-se: reduzir o acoplamento entre clientes na camada de apresentação e os serviços providos pela camada de negócio; reduzir o tráfego entre os clientes na camada de apresentação e a camada de negócio; reduzir o impacto de mudanças na camada de negócios sobre a camada de apresentação.
Ciência da Computação - Arquitetura de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos padrões de arquitetura de software, julgue os seguintes itens. Entre os objetivos do padrão DAO na plataforma J2EE, incluem-se: abstrair e encapsular os acessos às fontes dos dados; gerenciar as conexões com as fontes dos dados; implementar o mecanismo de acesso necessário para se usar uma fonte de dados; isolar detalhes de implementação relacionados ao acesso às fontes dos dados visando facilitar a migração entre diferentes fontes de dados.
Ciência da Computação - Arquitetura de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos padrões de arquitetura, julgue os itens a seguir. No padrão MVC, se um usuário modifica o modelo, as visões que dependem desse modelo refletem essas modificações, pois o modelo notifica as visões quando ocorre uma modificação nos seus dados. Portanto, é usado um mecanismo para propagação de modificações que mantém um registro dos componentes que dependem do modelo.
Ciência da Computação - Arquitetura de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos padrões de arquitetura, julgue os itens a seguir. São responsabilidades do padrão de projeto FrontController na arquitetura J2EE: prover um ponto central de contato para o tratamento das solicitações de serviço; gerenciar o tratamento de uma solicitação; invocar serviços como o de autenticação; delegar o processamento para a lógica do negócio e escolher a visão a ser apresentada.
Em relação à arquitetura cliente-servidor, analise as seguintes sentenças:
I - Na arquitetura cliente-servidor em que muitas unidades de processamento estão sendo aplicadas na tarefa global, enquanto o processamento do servidor e o processamento do cliente estão sendo feitos em paralelo, o tempo de resposta e o throughput são melhorados.
II - Várias máquinas clientes distintas poderiam ser capazes de obter acesso à mesma máquina servidora. Assim, um único banco de dados poderia ser compartilhado entre vários servidores.
III - No sistema de banco de dados distribuídos com arquitetura cliente-servidor, o cliente pode ser capaz de obter acesso a muitos servidores simultaneamente. Nesse caso, os servidores aparentam para o cliente, do ponto de vista lógico, ser realmente um único servidor, e o usuário necessita saber qual a máquina que contém cada um dos itens de dados.
Em relação às sentenças acima, pode-se afirmar que apenas:
I é verdadeira;
II é verdadeira;
III é verdadeira;
I e III são verdadeiras;
II e III são verdadeiras.
Ciência da Computação - Arquiteturas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da Service Oriented Architecture (SOA), julgue os próximos itens.
A SOA é um estilo de arquitetura que enfatiza um fraco acoplamento entre os clientes e os prestadores dos serviços. Um cliente não precisa conhecer detalhes quanto à implementação ou à plataforma onde um serviço é executado; o cliente conhece a interface do serviço. Se mudar a implementação do serviço mas a interface for mantida, o cliente não precisa ser modificado.
Ciência da Computação - Arquiteturas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da Service Oriented Architecture (SOA), julgue os próximos itens.
O estilo de arquitetura SOA enfatiza a implementação dos componentes de software como serviços modulares que possam ser descobertos e usados por clientes. Esses serviços podem ser úteis isoladamente ou ser integrados a outros serviços; eles se comunicam via trocas de mensagens e são caracterizados pelas mensagens que aceitam e que geram.
Ciência da Computação - Arquiteturas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da Service Oriented Architecture (SOA), julgue os próximos itens.
No estilo SOA, um serviço de diretório anuncia informações sobre os serviços. Isso acarreta as seguintes desvantagens: uma vez anunciado, um serviço não pode ser transferido entre computadores; serviços não podem ser acrescentados ou removidos se ocorrerem variações nas demandas pelos mesmos; se ocorrer uma falha que torne indisponível um serviço, um cliente não pode obter um servidor alternativo que disponibilize um serviço com as mesmas funcionalidades.
Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos de Tecnologia da Informação.
I. Nos testes de software, ao utilizar o método de caixa-preta, o engenheiro de software deve formar casos de testes que garantam que todos os caminhos independentes de um módulo tenham sido exercitados exaustivamente.
II. O processo de normalização é uma vantagem que o modelo relacional de dados apresenta em relação a outros modelos de gerenciamento de dados, visando eliminar todas as redundâncias do banco de dados.
III. Nos modelos de qualidade dos produtos de software a Confiabilidade é a capacidade do software manter seu nível de desempenho, sob as condições estabelecidas, por um período de tempo.
IV. O planejamento da escalabilidade do hardware de uma empresa faz referência à capacidade que um computador, produto ou sistemas têm de se recuperar no momento de uma pane.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...