Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação a padrões de projeto (design patterns), julgue os itens que se seguem. As seguintes situações justificam o uso do padrão Adapter: é necessário um objeto local que se faça passar por um objeto localizado em outro espaço de endereçamento; é necessário controlar o acesso a um objeto; um objeto persistente deve ser carregado em memória somente quando for referenciado.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação a padrões de projeto (design patterns), julgue os itens que se seguem. As seguintes situações justificam o uso do padrão Command: um conjunto de objetos se comunica de forma definida porém complexa, o que resulta em interdependências difíceis de serem entendidas; o reúso está sendo dificultado pois cada objeto se comunica com vários outros objetos.
Com relação a padrões de projeto (design patterns), julgue os itens que se seguem. As seguintes situações justificam o uso do padrão Strategy: é necessário configurar uma classe com uma variedade de comportamentos; uma classe usa diferentes variações de um algoritmo; o método de uma classe tem muitos enunciados condicionais pois a classe tem comportamentos variados.
No referente a ferramentas CASE que suportam o uso da UML, julgue os seguintes itens. Um pacote é um mecanismo previsto na UML para organizar elementos em diferentes grupos. Uma ferramenta que suporta a UML tipicamente possibilita que pacotes sejam usados para se criar uma estrutura hierárquica visando organizar os modelos construídos.
No referente a ferramentas CASE que suportam o uso da UML, julgue os seguintes itens. Algumas ferramentas possibilitam a geração de código a partir das classes identificadas no projeto. Para gerar código, as classes identificadas são mapeadas para componentes. Independentemente da linguagem de programação, somente uma classe pode ser mapeada para cada componente.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da análise e do projeto de sistemas, julgue os próximos itens. Os casos de uso identificados na especificação dos requisitos podem ser realizados na análise e no projeto. A realização de um caso de uso pode ser documentada de forma estática, via diagramas de classe, e de forma dinâmica, via diagramas de seqüência ou de colaboração.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da análise e do projeto de sistemas, julgue os próximos itens. Um modelo de projeto visa possibilitar o entendimento e o refino dos requisitos. O foco durante o projeto são apenas os requisitos funcionais. As classes no projeto são conceituais e são especificadas sem considerar a linguagem de programação que será usada na implementação.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da análise e do projeto de sistemas, julgue os próximos itens. Um modelo de análise foca nos requisitos funcionais e não funcionais, além de considerar aspectos das linguagens de programação que serão usadas na implementação. O modelo é organizado em subsistemas, que interagem via métodos especificados em interfaces.
Ciência da Computação - Modelo de Entidade-Relacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com Avi Silberschatz, um importante objetivo da modelagem conceitual em bancos de dados é o de representar a semântica da informação, independentemente de considerações de implementação e eficiência. O modelo entidade-relacionamento (ER) é uma notação para modelagem conceitual de bancos de dados cujas principais características são: utilização de poucos conceitos, boa representação gráfica e facilidade de compreensão. Acerca do projeto conceitual de banco de dados e do modelo ER, julgue os itens subseqüentes. Uma entidade é um objeto que existe e é distinguível de outros objetos; e um conjunto de entidades é uma coleção de entidades do mesmo tipo que compartilham as mesmas propriedades.
Ciência da Computação - Modelo de Entidade-Relacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com Avi Silberschatz, um importante objetivo da modelagem conceitual em bancos de dados é o de representar a semântica da informação, independentemente de considerações de implementação e eficiência. O modelo entidade-relacionamento (ER) é uma notação para modelagem conceitual de bancos de dados cujas principais características são: utilização de poucos conceitos, boa representação gráfica e facilidade de compreensão. Acerca do projeto conceitual de banco de dados e do modelo ER, julgue os itens subseqüentes. Uma entidade é representada por um conjunto de atributos, e estes são propriedades descritivas de cada membro de um conjunto de entidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...