Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca do diagrama UML acima e dos modelos de casos de uso, julgue os itens subseqüentes.
O ator Cliente especial herda do ator Cliente o relacionamento com o caso de uso Efetuar pagamento, que, por sua vez, é uma especialização do caso de uso Executar transação.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca do diagrama UML acima e dos modelos de casos de uso, julgue os itens subseqüentes.
Os casos de uso Efetuar pagamento e Parcelar pagamento incluem o caso de uso Identificar usuário, que não pode ser abstrato. As inclusões do caso de uso são condicionais, pois ocorrerão desde que uma condição tenha sido satisfeita.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca do diagrama UML acima e dos modelos de casos de uso, julgue os itens subseqüentes.
O caso de uso Pagar multa estende Efetuar pagamento atrasado e, neste último caso de uso, PE-1 identifica onde, ocorre a extensão, que é considerada um relacionamento incondicional.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito do diagrama UML acima e considerando os modelos de análise, julgue os itens seguintes.
As classes estão representadas pelos estereótipos fronteira (boundary), controle (control) e entidade (entity), que podem ser usados em modelos na análise de requisitos. Há uma classe representada pelo estereótipo fronteira, uma pelo estereótipo controladora e sete pelo estereótipo entidade.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito do diagrama UML acima e considerando os modelos de análise, julgue os itens seguintes.
Não pode haver instâncias de Item se não existirem instâncias de Pedido. Cada instância de Item só pode estar ligada a uma instância de Produto, e cada instância de Pedido só pode estar ligada a uma instância de Vendedor. Se as classes no diagrama são classes de um modelo de análise, a cada uma dessas classes não necessariamente corresponderá apenas uma classe no código.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito do diagrama UML acima e considerando os modelos de análise, julgue os itens seguintes.
Na hierarquia composta por Cliente, Cliente especial e Cliente popular, tem-se herança múltipla e Cliente é a classe pai. Cada instância de Pedido só pode estar ligada a uma instância de Cliente, e cada instância de Cliente só pode estar ligada a uma instância de Pedido.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência ao diagrama de atividades UML acima, julgue os itens a seguir.
No diagrama, há duas raias, um estado inicial e dois finais. Por estarem em raias distintas, a atividade Preencher cadastro pode ser realizada em paralelo à atividade Analisar cadastro. Na decisão representada pelo losango, apenas uma condição de guarda é especificada, o que torna o diagrama incorreto.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência ao diagrama de atividades UML acima, julgue os itens a seguir.
A atividade Notificar cliente pode ser executada em paralelo à atividade Entregar produto, mas a atividade Encerrar pedido não pode ser executada em paralelo à atividade Repor estoque. A atividade Elaborar relatório será executada após ser concluída a atividade Encerrar pedido ou Repor estoque.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência ao diagrama de atividades UML acima, julgue os itens a seguir.
No diagrama, dois sinais são enviados e dois, recebidos; a atividade Entregar produto será executada após o envio do sinal Solicitar entrega, e a atividade Repor estoque será executada após a recepção do sinal Notificar entrega.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, relativos ao diagrama de seqüência UML apresentado acima.
Dois objetos existiam antes da interação e dois foram criados durante a interação. As setas da instância de ControladoraPedido para a instância de FronteiraPedido são retornos de mensagens. Um dos objetos tem nome Pedido e outro, Item. No diagrama, encontram-se representadas as linhas da vida dos objetos e as áreas de ativação das mensagens.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...