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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, relativos ao diagrama de seqüência UML apresentado acima.
São assíncronas as mensagens da instância de FronteiraPedido para a de ControladoraPedido. Há um erro no diagrama, pois uma instância de uma classe não pode enviar mensagens para ela mesma.
Um mecanismo de extensão da UML 2.0, que permite a criação de novos elementos para atender necessidades específicas de um modelo, é denominado
estereótipo.
artefato.
restrição.
interface.
colaboração.
Na modelagem de um sistema com a UML 2.0, uma ligação de Associação é um relacionamento entre
dois elementos de modelagem, que indica que a mudança em um elemento afetará a outro.
um elemento mais genérico e outro mais específico.
dois ou mais classificadores que envolvem conexões entre suas instâncias.
uma especificação e sua implementação.
as áreas conceituais dentro de uma mesma camada.
Características de um sistema que não mudam com o tempo podem ser representadas, na UML 2.0, por meio de um diagrama de
máquina de estados.
casos de uso.
atividades.
seqüência.
implantação.
Um diagrama de seqüência é baseado nas dimensões vertical e horizontal que representam, respectivamente,
as iterações entre os objetos e os objetos participantes das iterações.
as mensagens trocadas no decorrer de um tempo de vida e os objetos participantes das iterações.
as mensagens trocadas no decorrer de um tempo de vida e os objetos participantes das interações.
os objetos participantes das interações e as mensagens trocadas no decorrer de um tempo de vida.
os objetos participantes das iterações e as iterações entre os objetos.
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A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.
É mais adequado chamar o modelo de ciclo de vida apresentado na figura de abordagem iterativa e incremental que de abordagem em cascata.
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A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.
Os resultados da fase de análise de requisitos estariam mais bem associados às percepções representadas pelo quadro #1 que as representadas pelo quadro #5.
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A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.
Considerando-se a necessidade de superar as dificuldades mencionadas, o uso da UML seria mais intenso nos quadros #5, #7 e #8 que nos quadros #2, #4 e #9.
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A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.
O quadro #3 está mais bem associado à concepção de uma arquitetura de software que ao uso de um processo unificado.
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A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.
Como resultado da engenharia reversa automática de um programa orientado a objetos, espera-se, geralmente, que sejam produzidos diagramas de classe e não, diagramas de casos de
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