Questões de Ciência da Computação do ano 2007

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Julgue os itens a seguir, relativos ao diagrama de seqüência UML apresentado acima.

São assíncronas as mensagens da instância de FronteiraPedido para a de ControladoraPedido. Há um erro no diagrama, pois uma instância de uma classe não pode enviar mensagens para ela mesma.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um mecanismo de extensão da UML 2.0, que permite a criação de novos elementos para atender necessidades específicas de um modelo, é denominado

  • A.

    estereótipo.

  • B.

    artefato.

  • C.

    restrição.

  • D.

    interface.

  • E.

    colaboração.

Na modelagem de um sistema com a UML 2.0, uma ligação de Associação é um relacionamento entre

  • A.

    dois elementos de modelagem, que indica que a mudança em um elemento afetará a outro.

  • B.

    um elemento mais genérico e outro mais específico.

  • C.

    dois ou mais classificadores que envolvem conexões entre suas instâncias.

  • D.

    uma especificação e sua implementação.

  • E.

    as áreas conceituais dentro de uma mesma camada.

Características de um sistema que não mudam com o tempo podem ser representadas, na UML 2.0, por meio de um diagrama de

  • A.

    máquina de estados.

  • B.

    casos de uso.

  • C.

    atividades.

  • D.

    seqüência.

  • E.

    implantação.

Um diagrama de seqüência é baseado nas dimensões vertical e horizontal que representam, respectivamente,

  • A.

    as iterações entre os objetos e os objetos participantes das iterações.

  • B.

    as mensagens trocadas no decorrer de um tempo de vida e os objetos participantes das iterações.

  • C.

    as mensagens trocadas no decorrer de um tempo de vida e os objetos participantes das interações.

  • D.

    os objetos participantes das interações e as mensagens trocadas no decorrer de um tempo de vida.

  • E.

    os objetos participantes das iterações e as iterações entre os objetos.

A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.

É mais adequado chamar o modelo de ciclo de vida apresentado na figura de abordagem iterativa e incremental que de abordagem em cascata.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.

Os resultados da fase de análise de requisitos estariam mais bem associados às percepções representadas pelo quadro #1 que as representadas pelo quadro #5.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.

Considerando-se a necessidade de superar as dificuldades mencionadas, o uso da UML seria mais intenso nos quadros #5, #7 e #8 que nos quadros #2, #4 e #9.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.

O quadro #3 está mais bem associado à concepção de uma arquitetura de software que ao uso de um processo unificado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.

Como resultado da engenharia reversa automática de um programa orientado a objetos, espera-se, geralmente, que sejam produzidos diagramas de classe e não, diagramas de casos de

  • C. Certo
  • E. Errado
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