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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a figura acima, que apresenta um diagrama de relacionamento entre os padrões de projeto descritos no livro GoF Book, julgue os próximos itens acerca dos conceitos de programação orientada a objetos e padrões de projetos orientados a objetos.
I A implementação de padrões de projeto criacionais em linguagens como C#, Delphi e Java sempre envolverá a alocação de memória para a criação de objetos.
II A implementação de montadores de árvores sintáticas apóia-se mais no uso do padrão que no uso do padrão .
III A implementação de tratadores de eventos de interface gráfica apóia-se mais no uso do padrão que no uso do padrão .
IV A implementação de famílias portáveis de componentes de interface gráfica depende mais do emprego do padrão que do padrão .
V O padrão é mais simples que o padrão .
Estão certos apenas os itens
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Considerando a figura acima, que apresenta uma proposta de modelo para desenvolvimento de aplicações, assinale a opção incorreta acerca dos conceitos de engenharia de software.
O modelo de ciclo de vida adota uma abordagem iterativa e incremental em vez de uma abordagem em cascata.
O modelo é mais adequado ao desenvolvimento de produtos de software de médio porte que ao de produtos de pequeno porte.
O modelo faz menção explícita a duas técnicas de levantamento de requisitos.
O modelo é mais orientado para a manutenção de produtos já existentes que para o desenvolvimento de novos produtos.
O modelo indica que várias versões incrementais do software sejam entregues ao usuário durante o ciclo de vida do produto.
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Assinale a opção que apresenta o diagrama que melhor representa a variação dos fatores indicados ao longo do tempo, durante a execução de um projeto.
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Quanto aos diagramas UML, assinale a opção incorreta.
Em um diagrama de seqüência, um objeto pode ser mostrado acima de uma linha vertical tracejada que representa a vida do objeto durante uma interação. Nesse diagrama, mensagens trocadas entre objetos são representadas por setas.
Nos diagramas de colaboração, os objetos podem ser anônimos, as ligações entre objetos são representadas por linhas não-tracejadas e as mensagens podem ser numeradas para identificar a ordem em que são enviadas.
Nos diagramas de atividades, as atividades executadas concorrentemente são identificadas por meio de separações (forks) e junções (joins). Uma separação tem uma única transição de entrada e mais de uma de saída.
Um diagrama de utilização (deployment) permite documentar relações entre componentes de hardware, mas não, entre componentes de software. Nesse tipo de diagrama, os nós podem ser computadores, mas não dispositivos tais como impressoras e terminais.
Um diagrama de componentes permite mostrar componentes de um sistema e as dependências entre eles. As dependências entre os componentes podem ser, por exemplo, dependências de compilação ou de comunicação.
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Considerando o diagrama UML de classes apresentado acima, assinale a opção correta.
Uma instância de Classe1 pode estar ligada a várias instâncias de Classe2. Para cada par de instâncias de Classe1 e Classe2 ligadas por uma instância da associação entre essas classes, pode haver várias instâncias de Classe4.
Classe2 e Classe3 têm um relacionamento todo-parte. Uma instância de Classe3 pode existir mesmo se não existirem instâncias de Classe2. Uma instância de Classe3 pode ser referenciada por várias instâncias de Classe2.
Uma instância de Classe5 pode ser referenciada por múltiplas instâncias de Classe6. Uma instância de Classe6 pode referenciar uma só instância de Classe5. Classe6 depende de Interface1 e implementa Interface2.
Se Classe5 for abstrata, não necessariamente as Classe7 e Classe8 serão abstratas. Uma instância de Classe6 pode ter uma referência para uma instância de Classe7 ou para uma instância de Classe8.
Classe7 e Classe8 são subclasses de Classe5. A Classe5 é uma subclasse de Classe1
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Considerando o diagrama UML apresentado acima, assinale a opção correta.
No diagrama, os retângulos representam classes, as linhas entre os retângulos representam associações entre as classes e as setas representam a navegabilidade das associações entre classes.
A mensagem 2.1.1.1 está incorreta, pois é instanciada CmdReservar, mas é aguardada uma instância de Comando. Além disso, uma classe não pode ser instanciada invocando-se um método da própria classe.
No diagrama, não há mensagens estereotipadas e nem há condições de guarda associadas às mensagens. O retorno da mensagem 1.1 não pode ser uma instância de uma classe derivada de Tela.
A classe CntrInteracao tem dois métodos chamados reservar. A mensagem 2.1 é uma autochamada, pois é uma mensagem que uma instância de CntrInteracao envia para si mesma.
O diagrama está incorreto, pois, entre as instâncias de CntrInteracao e de TelaReserva, há mensagens enviadas em direções opostas, além disso, os nomes de objetos não podem ser sublinhados.
Inicialmente os stakeholders participam ativamente da fase de especificação de requisitos descrevendo as ações do sistema e os agentes que com elas interagem usando o modelo UML
de Objetos.
de Classes.
Funcional.
de Casos de Uso.
de Máquina de Estados.
Considere as afirmativas abaixo.
I. Medir o que foi requisitado e recebido pelo usuário independente da tecnologia utilizada para a implementação.
II. Prover uma métrica de medição para apoiar a análise de produtividade e qualidade.
III. Prover uma forma de estimar o tamanho do software.
IV. Prover um fator de normalização para comparação de software.
As necessidades especificadas em I, II, III e IV são objetivos
da Modelagem de Dados.
da Análise de Pontos por Função.
do Model Driven Architecture.
do Service Oriented Architecture.
da Análise Funcional.
Considere:
I. Desenvolvimento de um modelo geral.
II. Construção da lista de funcionalidades.
III. Plano de liberações com base nas funcionalidades a implementar.
IV. Projetar com base nas funcionalidades.
V. Implementar com base nas funcionalidades.
São fases de projetos que seguem o processo projetado por Peter Coad, Erich Lefebvre e Jeff De Luca chamado de
MDA
XP
FDD
RUP
MVC
No RUP, o maior volume de testes ocorre, específica e ordenadamente, entre as fases de
Transition e Inception.
Construction e Transition.
Construction e Inception.
Elaboration e Construction.
Inception e Elaboration.
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