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Sobre o Diagrama de Caso de Uso da UML, é correto afirmar que:
casos de uso são mais utilizados no levantamento de requisitos não funcionais do que no levantamento de requisitos funcionais.
são elementos obrigatórios de um caso de uso: Ator, Objetivo, Classe, Fronteira do Sistema, Fluxo principal, Fluxo Alternativo, Pré-condição e Pós-condição.
um ator pode ser um subsistema do sistema principal.
casos de uso podem definir relações de inclusão (includes), exclusão (excludes), extensão (extends) e generalização com outros casos de uso.
atores são agentes externos que correspondem a um papel (role) que um ser humano, um processo, um outro sistema ou um dispositivo de hardware desempenha ao interagir com a aplicação.
São elementos da representação de um Diagrama de Classes da UML:
Classe, Objeto, Ator, Componente, Nó e Caso de Uso.
Classe, Interface, Objeto, Componente, Associação e Relação de Herança.
Classe, Interface, Associação, Composição, Agregação, Relação de Herança.
Objeto, Ator, Componente, Recurso, Associação e Relação de Herança.
Classe, Pacote, Componente, Nó, Recurso e Requisito.
No paradigma da orientação a objetos, é correto afirmar que:
Polimorfismo é o processo pelo qual um objeto envia dados a outro objeto ou solicita a este objeto para invocar um método.
Interface é a representação abstrata de uma tela para interação com o usuário final.
Sobrecarga é a capacidade de uma classe estender outra classe aproveitando-se de seus métodos e atributos.
Encapsulamento é o recurso utilizado para separar aspectos internos e externos de um objeto, de modo a promover o princípio do ocultamento de informação.
Herança é um princípio onde o comportamento de um objeto varia de acordo com a classe no qual o comportamento foi invocado, ou seja, duas ou mais classes podem reagir de forma diferente à mesma mensagem.
Com relação a teste de software, é correto afirmar que:
Teste de Stress tem caráter destrutivo, sendo utilizado para definir os valores máximos de carga que a aplicação suporta.
Ferramentas de acompanhamento de erros (bug tracking) são utilizadas para automatizar testes de performance.
Teste Unitário é utilizado para validar as interfaces entre os componentes e é baseado no grafo de chamadas entre estes componentes.
Teste de Sistema é utilizado para análise do fluxo de dados e de controle, sendo normalmente automatizado por ferramentas xUnit como JUnit e CppUnit.
Teste Estrutural é utilizado para medir o comportamento da aplicação em função de seus recursos e da carga gerada por um gerador de transações.
Um padrão de projeto é uma solução repetível para um problema recorrente no projeto de sistemas de software. Um exemplo de padrão de projetos apresentado pelo Gang of Four (GOF) é o
Observer, que é utilizado quando se faz necessária a instanciação de um e apenas um objeto de uma determinada classe.
Strategy, que permite a criação de uma família de algoritmos encapsulados na forma de objetos que podem ser selecionados e substituídos dinamicamente pela aplicação.
Método Fábrica, que prove a habilidade de retornar o estado do objeto a seu estado anterior.
Composite, que realiza a adaptação da interface de uma determinada classe para a interface que um cliente espera.
Data Access Object (DAO), que permite acessar seqüencialmente os elementos de um objeto agregado sem expor sua representação interna.
São elementos da representação de um modelo conceitual de dados (MCD):
identificador, relacionamento, atributo, entidade.
entidade, coluna, índice primário, relacionamento.
tabela, coluna, índice primário, relacionamento.
entidade, relacionamento, identificador, chave estrangeira.
relacionamento, chave estrangeira, índice secundário, índice único.
O diagrama da UML usado para modelar a visão de projeto estática ou a visão de processo estática de um sistema a partir da perspectiva de instâncias reais ou prototípicas é o diagrama de
Processos.
Comunicação.
Classe.
Seqüência.
Objetos.
Durante a modelagem de um sistema em UML, versão mais atual, houve a necessidade de uso de um diagrama estrutural e de um diagrama comportamental. Foram, portanto, correta e respectivamente usados os diagramas de
Caso de Uso e de Deployment.
Seqüência e de Atividades.
Componentes e de Caso de Uso.
Atividades e de Objetos.
Deployment e de Componentes.
Mecanismos da UML usados comumente para organizar os elementos da modelagem, em grupos que podem ser nomeados e manipulados como um conjunto. Sendo mecanismos estritamente utilizados para organizar o projeto, são invisíveis no sistema em execução,
os pacotes.
as composições.
os includes.
os casos de uso.
as agregações.
Considere o seguinte diagrama de classe da UML:
O diagrama representa corretamente que
há uma composição de engenheiros.
um grupo de engenheiros pode ser liderado por mais de um líder.
os engenheiros são divididos em grupos. Cada grupo possui um líder.
podem existir grupos de engenheiros sem liderança.
todo líder de grupo lidera pelo menos um engenheiro.
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