Questões de Ciência da Computação do ano 2009

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A estimativa de software que se baseia na análise por pontos de função tem como insumos as métricas relacionadas a seguir, EXCETO o número de

  • A. entradas de usuário.
  • B. saídas de usuário.
  • C. interfaces internas.
  • D. interfaces externas.
  • E. arquivos.

No diagrama de classes UML mostrado abaixo, as classes ClasseA e ClasseD são abstratas. As demais classes são concretas.

Considere que objetoX é uma instância de ClasseB. Com base apenas no diagrama, tem-se que objetoX

  • A. está associado a uma instância de ClasseC.
  • B. não pode ser associado simultaneamente a instâncias de ClasseE e de ClasseF.
  • C. não pode ser associado a uma instância de ClasseE que já esteja associada a outra instância de ClasseB.
  • D. pode ser associado a, no máximo, uma instância de ClasseE e a uma de ClasseF.
  • E. pode chamar um método público definido em ClasseD em uma instância de ClasseE a que esteja associado.

O processo unificado (UP) de desenvolvimento de sistemas apresenta, em igualdade de importância, três características:

  • A.

    Centrado no ciclo de vida; Iterativo; Incremental.

  • B.

    Centrado na arquitetura; Iterativo; Incremental.

  • C.

    Orientado por casos de uso; Centrado na arquitetura e no ciclo de vida; Iterativo, apenas.

  • D.

    Orientado por casos de uso; Centrado na arquitetura; Iterativo e Incremental.

  • E.

    Orientado por casos de uso e arquiteturas; Centrado no ciclo de vida; Iterativo e Incremental.

A maior parte do trabalho da fase de concepção do processo unificado está concentrada no fluxo de

  • A.

    análise.

  • B.

    requisitos.

  • C.

    implementação.

  • D.

    projeto.

  • E.

    testes.

Um modelo, um elemento de modelo ou um documento usado ou produzido por um processo de desenvolvimento de software, na metodologia RUP, é denominado

  • A.

    template.

  • B.

    papel.

  • C.

    artefato.

  • D.

    requisito.

  • E.

    caso de uso.

Na orientação a objetos, uma

 I. superclasse fornece a funcionalidade completa de um modelo.

 II. classe abstrata permite a criação de objetos.

III. superclasse é uma classe abstrata.

IV. classe abstrata não possui instâncias.

 Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Um construtor, responsável pela alocação de recursos necessários, é

  • A.

    um método chamado para criação de uma nova instância do objeto.

  • B.

    um método chamado para criação de uma nova classe, com seus objetos instanciados.

  • C.

    uma classe definida para conter seus métodos e objetos.

  • D.

    uma classe definida para conter suas subclasses, com os respectivos objetos.

  • E.

    um objeto criado a partir da instanciação de uma classe.

No paradigma de arquiteturas de objetos distribuídos, a descrição abstrata do software, contendo as categorias de objetos utilizadas e como os objetos estarão particionados e interagirão, é fornecida pelo elemento:

  • A.

    interfaces distribuídas.

  • B.

    papel.

  • C.

    artefato.

  • D.

    implementação.

  • E.

    arquitetura CC.

Os diagramas da UML 2.0 são divididos em três categorias: diagramas

  • A.

    estruturais, temporais e de instalação.

  • B.

    comportamentais, temporais e de comunicação.

  • C.

    comportamentais, estruturais e de interação.

  • D.

    comportamentais, temporais e de atividades.

  • E.

    estruturais, comportamentais e de instalação.

O conceito de ator pode ser representado graficamente na UML 2.0 nos diagramas de

  • A.

    seqüência e de componentes.

  • B.

    seqüência e de casos de uso.

  • C.

    casos de uso e de tempo.

  • D.

    casos de uso e de componentes.

  • E.

    componentes e de atividades.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...