Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de conceitos de engenharia de requisitos, julgue os itens de 76 a 80.
Um protótipo evolutivo apresenta, de forma geral, maior manutenabilidade e escalabilidade quando comparado a um protótipo descartável.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de conceitos de engenharia de requisitos, julgue os itens de 76 a 80.
Acerca das similaridades e diferenças entre requisitos de software e requisitos de sistema, é correto afirmar que os primeiros devem ser elicitados antes dos segundos, e que ambos devem ser consistentes, não-ambíguos e verificáveis.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Conforme o SWEBOK, corpo de conhecimento da engenharia de software, a engenharia de software é a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificada ao desenvolvimento, operação e manutenção de software. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas e dos conceitos de engenharia de software.
O método de análise de pontos de função descreve como calcular as dez características gerais de um sistema, as quais são usadas para produzir, juntamente com outras informações, a contagem de pontos de função ajustados.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, a respeito da engenharia de requisitos de software.
Durante a elicitação de requisitos de um projeto pode ser empregada uma técnica denominada workshop, na qual os principais stakeholders de um projeto são reunidos por um curto período de tempo. Essa técnica prevê a existência de um facilitador, que deve ser um dos stakeholders e não deve interferir nas decisões do grupo ou emitir opiniões.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, a respeito da engenharia de requisitos de software.
O gerenciamento de requisitos deve compreender e controlar mudanças nos requisitos de sistema, além de avaliar os seus impactos. Para atingir esse propósito, podem ser mantidas informações de rastreabilidade a serem usadas para avaliar quais outros requisitos seriam afetados por uma mudança, bem como o impacto da mudança de requisitos no projeto e na implementação do sistema.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, a respeito da engenharia de requisitos de software.
No processo de requisitos, é importante que haja um bom entendimento do domínio do problema e das necessidades que devem ser atendidas. Ao final do processo devem estar definidos os requisitos do sistema a ser implementado, os quais não devem incluir informações a respeito do projeto ou da arquitetura do sistema. Portanto, informações como a linguagem de programação ou o sistema gerenciador de banco de dados a serem utilizados não devem estar presentes nos requisitos de software documentados.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de conceitos da UML, julgue os itens seguintes.
UML é um método para desenvolvimento de software que foi proposto para ser aplicado à análise e projeto de software orientados a objetos.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de conceitos da UML, julgue os itens seguintes.
Diagramas de interação são utilizados na UML para modelagem dos aspectos dinâmicos do sistema. No diagrama de sequência — um diagrama de interação em que é dada ênfase à ordenação temporal das mensagens —, é explicitamente representada a linha de vida do objeto, bem como o período durante o qual ele está desempenhando uma ação.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de conceitos da UML, julgue os itens seguintes.
Casos de uso podem ser empregados para captar o comportamento de um sistema ou de parte de um sistema. O comportamento do caso de uso pode ser especificado pela descrição do fluxo de eventos de forma suficientemente clara para que os seus usuários sejam capazes de compreendê-lo. Nesse fluxo, devem ser incluídas definições relacionadas à forma de implementação, para que sejam diretamente utilizadas pelos implementadores.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, com relação a sistemas de gestão de conteúdo.
Portlets são componentes de portais corporativos que oferecem conteúdo, colaboração ou informações transacionais, gerenciados por um portlet container que processa requisições (requests) e gera conteúdo dinâmico. Os portlets podem ser desenvolvidos segundo a JSR (Java specification requests) 168, que tem como objetivo buscar a interoperabilidade entre portais e portlets.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...