Questões de Ciência da Computação do ano 2009

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Considerando a figura acima, julgue os itens subsequentes a respeito de conceitos de desenvolvimento e de manutenção de sistemas e aplicações.

A técnica de refatoração é uma manutenção de software, uma vez que altera o comportamento observável da estrutura interna do software.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de paradigma orientado a objeto e de desenvolvimento e manutenção de projeto, julgue os seguintes itens.

No contexto de engenharia de software orientada a objetos, componentes contêm um conjunto de classes colaborativas. No entanto, existem casos em que um componente pode conter uma única classe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de paradigma orientado a objeto e de desenvolvimento e manutenção de projeto, julgue os seguintes itens.

Durante o projeto de um componente, as classes que o compõem são elaboradas para incluir todos os atributos e todas as operações relevantes à sua implementação. As interfaces que habilitam a comunicação e a colaboração interclasses não necessitam ser definidas no projeto do componente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de paradigma orientado a objeto e de desenvolvimento e manutenção de projeto, julgue os seguintes itens.

Em projetos orientados a objeto, o acoplamento não pode ser utilizado como métrica, embora seja uma característica mensurável, em que as conexões físicas entre os elementos do projeto representam o acoplamento dentro de um sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, a respeito de interface gráfica, ergonomia e usabilidade.

A usabilidade de sistemas pode ser definida como as características que permitem que o usuário alcance seus objetivos e satisfaça suas necessidades dentro de um contexto de utilização determinado. Desempenho e satisfação do usuário são especificados e medidos a partir do grau de realização de objetivos perseguidos na interação (eficiência) pelos recursos alocados para alcançar esses objetivos (eficácia) e pelo grau de aceitação do produto pelo usuário (satisfação).

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, a respeito de interface gráfica, ergonomia e usabilidade.

Usabilidade pode ser dividida nas seguintes metas: ser eficaz no uso (eficácia); ser eficiente no uso (eficiência); ser segura no uso (segurança); ser de boa utilidade (utilidade); ser fácil de aprender (learnability); e ser fácil de lembrar como se usa (memorability).

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, a respeito de interface gráfica, ergonomia e usabilidade.

O teste de usabilidade é uma técnica formal que pode envolver usuários designados para desenvolver tarefas típicas e críticas. Há coleta de dados e posterior análise. O teste de usabilidade caracteriza-se por utilizar diferentes técnicas, que são voltadas, em sua maioria, para a avaliação da ergonomia dos sistemas interativos. Entre essas técnicas, estão a inspeção baseada em padrões, guias de estilos ou guias de recomendações; e a avaliação heurística.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, a respeito de interface gráfica, ergonomia e usabilidade.

Um problema de usabilidade é identificado quando um aspecto da interface está em desacordo com as características dos usuários e da maneira pela qual ele realiza sua tarefa. Um problema de ergonomia é observado em determinadas circunstâncias, quando uma característica do sistema interativo ocasiona a perda de tempo, compromete a qualidade da tarefa ou inviabiliza sua realização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das relações estabelecidas entre os modelos de ciclo de vida de software, os modelos de gestão e seus exemplos, julgue os itens de 62 a 71.

A metodologia RUP, no que se refere à disciplina de Análise e de Desenho durante a fase de iniciação, não se destaca como um modelo orientado a reúso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das relações estabelecidas entre os modelos de ciclo de vida de software, os modelos de gestão e seus exemplos, julgue os itens de 62 a 71.

As técnicas, os métodos e as ferramentas classicamente associados às fases do modelo de ciclo de vida em cascata, na metodologia RUP, estão melhor distribuídos ao longo das disciplinas do que ao longo das fases do modelo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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