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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das relações estabelecidas entre os modelos de ciclo de vida de software, os modelos de gestão e seus exemplos, julgue os itens de 62 a 71.
São práticas ou princípios recomendados no modelo de desenvolvimento de software XP (eXtreme Programming) proposto por Kent Beck: programação em pares; semana de trabalho de 40 horas; refatoração sem piedade; desenvolvimento orientado a testes TDD (Test Driven Development); e desenvolvimento de metáforas arquiteturais.
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Acerca das relações estabelecidas entre os modelos de ciclo de vida de software, os modelos de gestão e seus exemplos, julgue os itens de 62 a 71.
A rotina diária dos desenvolvedores, ao empregar processos baseados no TDD (Test Driven Development), é concentrada na elaboração de testes de homologação.
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Acerca das relações estabelecidas entre os modelos de ciclo de vida de software, os modelos de gestão e seus exemplos, julgue os itens de 62 a 71.
As técnicas de refatoração de código compreendem, entre outras, a remoção de números mágicos e a introdução de padrões de desenho.
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Acerca das relações estabelecidas entre os modelos de ciclo de vida de software, os modelos de gestão e seus exemplos, julgue os itens de 62 a 71.
A ferramenta CruiseControl, empregada no âmbito de métodos de desenvolvimento que aderem ao ciclo de vida ágil, é uma ferramenta de gerenciamento de versões de código.
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Acerca das relações estabelecidas entre os modelos de ciclo de vida de software, os modelos de gestão e seus exemplos, julgue os itens de 62 a 71.
Nas abordagens de desenvolvimento bazaar e catedral e na sua relação com modelos de ciclo de vida de software, observa-se que em um desenvolvimento na abordagem bazaar, a arquitetura é emergente, o que não ocorre com um desenvolvimento na abordagem catedral; o conceito de liberação de código cedo e frequente, presente na abordagem catedral, afina-se com os métodos da eXtreme Programming e em ambos modelos, o desenvolvimento de software é colaborativo, aberto e embasado em prototipação.
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O modelo propõe que a atividade do engenheiro de processo de desenvolvimento de software seja aquela que está sempre ocorrendo durante o ciclo de vida do software.
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A atividade de elicitação de requisitos é realizada com maior intensidade pelos profissionais e papéis que atuam na curva 2, relativa à curva 3.
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O emprego de padrões macro-arquiteturais como componentes distribuídos e protocolos de comunicação entre subsistemas, bem como o emprego de padrões de desenho orientado a objetos, são abordados com mais intensidade pelos profissionais e papéis que realizam as curvas 4 e 5.
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A elaboração de padrões para identificação de artefatos de software, a análise de pedidos de mudanças para requisitos, os desenhos, os planos de teste e outros documentos, bem como a verificação e validação do estado adequado dos itens sob controle de mudanças, é efetuada por profissionais e papéis que realizam a curva 8.
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A homologação de sistemas, a escrita de notas de release, a realização de testes beta, bem como a eventual migração de bases de dados legadas para sistemas em produção, são atividades melhor realizadas por profissionais e papéis que realizam a curva 6, do que por profissionais que realizam a curva 3.
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