Questões de Ciência da Computação do ano 2009

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Num Help Desk, é o grupo que resolve o problema por meio do uso de ferramentas complementares, tais como, base de conhecimento e software de controle remoto, visando ao encerramento do problema sem a necessidade de escalonar o assunto para outro nível. Trata-se do grupo de

  • A.

    segundo nível solucionador.

  • B.

    primeiro nível direcionador.

  • C.

    segundo nível especializado.

  • D.

    primeiro nível solucionador.

  • E.

    terceiro nível direcionador.

Para garantir que os requisitos e métricas usados na construção do SLA estejam alinhados, o cliente e o provedor devem focar nas diferentes perspectivas e nas métricas do serviço, sendo uma delas a hierarquia de requisitos de serviço, na qual as camadas (estruturadas em uma pirâmide), são interdependentes, estando nos seguintes níveis hierárquicos, a partir da base:

  • A.

    disponibilidade, estabilidade, eficiência, efetividade e ergonômico.

  • B.

    estabilidade, eficiência, disponibilidade, efetividade e ergonômico.

  • C.

    ergonômico, eficiência, efetividade, estabilidade e disponibilidade.

  • D.

    efetividade, disponibilidade, estabilidade, eficiência e ergonômico.

  • E.

    eficiência, efetividade, estabilidade, disponibilidade e ergonômico.

Segundo Tim O'Reilly, dentre outras, a regra mais importante para a Web 2.0 é

  • A.

    lembrar que, em um ambiente de rede, APIs abertas e protocolos padrões levam vantagem, mas não significa que a ideia de vantagem competitiva vá embora.

  • B.

    não tratar o software como um artefato, mas como um processo de comprometimento com seus usuários.

  • C.

    reutilizar dados e serviços de outros sempre que possível. Para isso é necessário que cada usuário abra seus dados e serviços, a fim de que estejam disponíveis na rede.

  • D.

    não pensar em aplicativos que estão no cliente ou servidor, mas desenvolver aplicativos que estão no espaço entre eles.

  • E.

    desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.

Na Web 2.0, são princípios de utilização e otimização:

I. Quanto mais simples e modular a programação, mais fácil tirar ou acrescentar uma funcionalidade ou compartilhar uma parte desse software com outro software. Os módulos podem ser reutilizados em diversos softwares ou compartilhados para serem usados por programas de terceiros.

II. O uso de uma combinação de tecnologias já existentes (Web services APIs, AJAX, dentre outras) e de uso simplificado, que aumentem a velocidade e a facilidade de uso de aplicativos Web e amplie o conteúdo existente na Internet, para permitir que usuários comuns publiquem e consumam informação de forma rápida e constante.

III. Programas corrigidos, alterados e melhorados o tempo todo, com o usuário participando deste processo, dando sugestões, reportando erros e aproveitando as melhorias constantes.

IV. Em vez de grandes servidores provendo uma enorme quantidade de arquivos, utilizam-se as redes P2P, nas quais cada usuário é um servidor de arquivos e os arquivos são trocados diretamente entre eles.

É correto o que consta em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV.

  • E.

    II e III, apenas.

Google Docs, Google Calendar, Zoho, Adobe BuzzWord e Office Live podem ser classificados como ferramentas de automação de escritório que são encontradas na Web 2.0. Dessas, a que oferece um maior número de ferramentas colaborativas, tais como, gerenciador de projetos, processador de texto, e-mail, agenda, planilha, sites e wikis é

  • A.

    Office Live.

  • B.

    Google Docs.

  • C.

    Zoho.

  • D.

    Google Calendar.

  • E.

    Adobe BuzzWord.

Considerando X para Microsoft Office 2003 e Y para OpenOffice.org 2.0, assinale a alternativa que exibe corretamente a compatibilidade dos sistemas operacionais, software de banco de dados e cliente de e-mail com os processadores de texto, planilhas eletrônicas e banco de dados, instalados nativamente em tais ferramentas de automação de escritório:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Em termos de serviços na arquitetura de aplicações para o ambiente WEB, é correto afirmar:

  • A.

    A arquitetura dos componentes ActiveX, considera que, de um lado, está o browser, caracterizado como cliente passivo, com capacidade de apresentar apenas páginas HTML, e, do outro lado, está o servidor WEB, com capacidade de executar programas em JAVA e conter componentes ActiveX que controlam todos estes elementos.

  • B.

    Os componentes são organizados de forma que, de um lado está o servidor WEB, que recebe as requisições, processa e as retorna para o cliente; do outro lado está o cliente WEB (browser), que solicita dados ao servidor WEB, recebe as respostas, formata a informação e a apresenta ao usuário.

  • C.

    No desenvolvimento para a WEB, a arquitetura em camadas considera que o servidor de aplicação e as conexões TCP/IP residem sobre a mesma camada, ou seja, a camada de apresentação.

  • D.

    Os programas que executam no servidor WEB são denominados scripts. Estando encapsulados no código HTML, eles têm a capacidade de detectar as ações do usuário e responder de forma apropriada.

  • E.

    s camadas de apresentação, de transporte e de rede são ocorrências típicas da arquitetura em três camadas.

Quando uma aplicação-cliente não detém, em princípio, a localização de um serviço na Web, ela utiliza uma técnica para descobrir e integrar esses serviços e possibilitar aos usuários descobrir serviços que lhes interessem. Esse mecanismo para os fornecedores anunciarem a existência de seus serviços e para os consumidores localizarem os serviços de seu interesse é proporcionado pelo protocolo

  • A.

    MathML.

  • B.

    SOAP.

  • C.

    WSDL.

  • D.

    SGML.

  • E.

    UDDI.

Processos adequados de gerenciamento de licenças de softwares constituem a base para gerenciar custos, aprimorar a precisão dos dados e aumentar a eficiência. Portanto, devem oferecer mecanismos para

I. acompanhar todos os aspectos de uma licença de software, incluindo direitos de uso, histórico de pagamento, informações sobre compra, localização física de contratos de licença impressos ou imagens de documentos relevantes de licença e pagamento, obrigatórios em uma auditoria.

II. comparar o número e o tipo de licenças de proprietárias com a implantação real do software no ambiente.

III. reconciliar o uso de softwares e os termos de licença de software para garantir que a empresa esteja em total conformidade com os termos e as condições de todos os documentos de licença de software.

IV. usar notificações com base em regras para alertar de modo proativo os usuários de software, sobre datas críticas que exigem ação.

É correto o que consta em

  • A.

    II, III e IV, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

São itens fundamentais a um programa de gerenciamento de licença de software:

  • A.

    Política de uso, determinação das necessidades, programa de auditoria.

  • B.

    Política de uso, controle de softwares não originais, monitoração das necessidades dos usuários.

  • C. Determinação das necessidades, quantidade de computadores desktops e portáteis, ferramentas para auditoria.
  • D.

    Ferramentas para auditoria, programa de auditoria, formulários de auditoria.

  • E.

    Auditoria, controle de softwares não originais, monitoração das necessidades dos usuários.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...