Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Programa de computador, como qualquer outro ativo da empresa, necessita ser adequadamente gerenciado, de modo a maximizar o retorno do investimento e, nesse sentido, é necessário que se conheça os tipos de licença de software existentes no mercado. Analise:
I. Site é o tipo em que o usuário adquire apenas o pacote contendo mídias, manuais e demais documentações, mais a autorização para uma quantidade determinada de cópias autorizadas.
II. OEM é a licença que já vem pré-instalada no computador adquirido e só nele o programa poderá ser utilizado. Esse tipo de licença que acompanha o equipamento não pode ser comercializada.
III. MIPS é o tipo de licença comum no ambiente de mainframes e sua comercialização está associada com a capacidade de processamento do equipamento.
IV. Shareware, caracterizado pela colocação em circulação do aplicativo para avaliação por um determinado período de tempo, após o qual o usuário só poderá usar todas as suas funcionalidades se adquirir a licença completa.
É correto o que consta APENAS em
I e II.
I, II e III.
II, III e IV.
III e IV.
I, III e IV.
Julgue os itens subsequentes, relativos às as métricas de software, medições que se referem a um sistema, processo ou documentação, e que, aliadas aos padrões, auxiliam na qualidade do software.
A medida de complexidade ciclomática avalia o número de caminhos de execução diferentes de um dado programa, sendo diretamente relacionada à facilidade de compreensão do programa. Calculada a partir da análise de um grafo dirigido, representa os possíveis caminhos de execução do programa, e desvios incondicionais contribuem para o aumento de valor desse cálculo.
Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas que guiam os desenvolvedores de
software na organização do espaço de objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoF patterns) são classificados em três tipos: de criação, de estrutura e de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e a figura acima, julgue os itens de 118 a 120.No desenvolvimento de um sistema estruturado em subsistemas para facilitar o acesso e minimizar a comunicação e dependências entre os subsistemas, o padrão de criação Factory Method, que fornece uma interface para a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas, é mais indicado que o padrão de criação Prototype.
Os padrões de projeto podem ser vistos como heurísticas que guiam os desenvolvedores de
software na organização do espaço de objetos de uma aplicação. Os padrões de projeto GoF (GoF patterns) são classificados em três tipos: de criação, de estrutura e de comportamento. Considerando esses padrões de projeto e a figura acima, julgue os itens de 118 a 120.Caso seja verificado no desenvolvimento de um sistema forte acoplamento entre as classes, recomenda-se o uso do padrão de comportamento Factory Method, que evita o acoplamento do remetente de uma solicitação ao seu receptor, dando a mais de um objeto a oportunidade de tratar uma solicitação, mesmo nos casos em que o conjunto de objetos não seja conhecido a priori ou seja definido dinamicamente.
Considerando a figura acima, julgue os itens subsequentes.
Em WSDL, os elementos do tipo types descrevem todos os tipos de dados usados entre cliente e servidor. O WSDL está exclusivamente ligado a um sistema de tipagem específico pois utiliza, como padrão, um esquema de especificação W3C XML.
Considerando a figura acima, julgue os itens subsequentes.
Na figura mostrada, na notification, o serviço envia uma mensagem e a operação tem um único elemento de saída. O padrão request-response é pouco utilizado nos serviços SOAP.
Com relação às tecnologias de redes locais, julgue os itens a seguir.
A interconexão de redes CSMA/CD, como Ethernet e IEEE 802.3, utilizando bridges ou switches, agrega os domínios de broadcast das redes, porém preserva seus domínios de colisão.
Com relação às tecnologias de redes de longa distância, julgue os itens seguintes.
O MPLS não dispõe de mecanismo de pilha da etiqueta que permita realizar uma operação hierárquica no domínio MPLS.
Com relação às tecnologias de redes de longa distância, julgue os itens seguintes.
A etiqueta MPLS pode ser inserida tanto como informação de enlace como entre os cabeçalhos de camadas 2 e 3.
Sobre a arquitetura de sistemas distribuídos P2P (peer-topeer), assinale a alternativa INCORRETA:
O modo de execução P2P permite que cada usuário contribua com recursos para o sistema.
Gnutella e Kad Network são exemplos de redes P2P (peer-to-peer).
No P2P cada nó da rede é visto tanto como servidor quanto como cliente.
Por apresentar um servidor centralizado para gerenciar todo o tráfego este tipo de arquitetura apresenta uma grande facilidade para a manutenção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...