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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2010
O modo para descrever os vários aspectos de modelagem pela UML é por meio do uso da notação definida pelos seus vários tipos de diagramas. Segundo as características desses diagramas, é correto afirmar que um diagrama de classe
descreve a interação de sequência de tempo dos objetos e classes percebida por atores externos.
descreve a funcionalidade do sistema.
mostra as sequências de estados que uma classe e objetos assumem em sua vida em resposta a estímulos recebidos, juntamente com suas respostas e ações.
denota a estrutura estática de um sistema.
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A UML inclui diagramas de interação para ilustrar como os objetos interagem por meio de mensagens. Os diagramas de interação constituem uma generalização de dois tipos de diagramas especializados na UML: Diagrama de Sequência e Diagrama de Comunicação. Assinale a alternativa que se refere exclusivamente a um Diagrama de Comunicação.
Cada mensagem entre objetos é representada com uma expressão de mensagem em linha sólida, com seta cheia, entres as linhas de vida verticais.
A notação UML para chamadas assíncronas é uma mensagem com seta traçada.
Os participantes da linha da vida devem representar um objeto, não uma coleção.
A ordem das mensagens é ilustrada com números de sequência.
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Como se denomina a opção de integração de ferramentas CASE que utiliza dados de uma ou outra ferramenta sem tradução, caso as estruturas de dados e semânticas sejam compatíveis?
Interoperabilidade.
Compartilhamento de dados.
Intercâmbio de dados.
Acessibilidade.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção correta acerca de modelos de processo de software.
O modelo em cascata é apropriado para software em que os requisitos ainda não foram bem compreendidos, pois é focado na criação de incrementos.
Os processos de desenvolvimento ágil de software valorizam mais: indivíduos e interações do que processos e ferramentas; software funcionando do que documentação compreensível; colaboração do cliente do que negociação contratual; e respostas a mudanças do que planejamento seguido.
Desenvolvimento incremental é sinônimo de desenvolvimento iterativo.
A programação extrema (eXtreme Programming, ou XP) é um processo de desenvolvimento ágil que permite a ausência do cliente em fases iniciais, como nas reuniões de planejamento de versão e planejamento de iteração.
A programação em pares é uma característica presente em todos os processos de desenvolvimento ágil, como XP e Scrum.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Um processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de se obter um produto de software. Cada processo tem suas particularidades, entretanto, podem-se destacar atividades que são comuns à maioria dos processos. Com relação a processos de desenvolvimento de software, assinale a opção correta.
O levantamento de requisitos tem como objetivo compreender o problema a ser resolvido e identificar necessidades. Os requisitos podem ser funcionais, que definem as funcionalidades do sistema, ou não funcionais, que não estão relacionados às funcionalidades.
A análise tem como foco construir uma estratégia de solução. Os modelos construídos nessa fase devem ser verificados e validados. A verificação tem como objetivo assegurar que as necessidades do cliente estão sendo atendidas pelo sistema, enquanto a validação tem o objetivo de analisar se os modelos estão em conformidade com os requisitos definidos.
O projeto produz uma descrição computacional do software sem restrições de tecnologia, ou seja, aspectos físicos e dependentes de implementação não são considerados.
Na fase de implementação, o sistema é codificado, ou seja, a descrição computacional obtida na fase de projeto é traduzida para código executável, por meio do uso de uma ou mais linguagens de programação.
Na fase de implantação, o sistema é testado, empacotado, distribuído e instalado no ambiente do cliente.
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O RUP (Rational Unified Process) é um processo de engenharia de software que oferece uma abordagem com base em disciplinas para atribuir tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento. Sua meta é garantir a produção de software de alta qualidade e que atenda às necessidades dos usuários dentro de um cronograma e de um orçamento previsíveis. A respeito de RUP, assinale a opção correta.
O RUP divide todo o projeto de software em três fases diferentes: concepção (ou iniciação), com ênfase no escopo do sistema; elaboração, com ênfase na arquitetura; e construção, com ênfase no desenvolvimento.
O RUP promove o uso de seis melhores práticas: desenvolva iterativamente; gerencie requisitos; use arquiteturas de componentes; modele visualmente (UML); verifique qualidade de software continuamente; e gerencie mudanças.
As disciplinas de suporte (apoio) do RUP são: gerenciamento de classes; gerenciamento de produto; e ambiente.
Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos respectivos artefatos. Exemplos de papéis no RUP são: analistas, desenvolvedores e testadores. Explicitamente, papéis de gerentes não fazem parte dos papéis possíveis no RUP.
As disciplinas de engenharia do RUP são: modelagem de negócios; requisitos; análise e projeto; implementação; teste; qualidade; e implantação.
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Assinale a opção correta quanto a requisitos de software.
Requisitos funcionais descrevem as propriedades emergentes do sistema, como segurança e tempo de resposta.
Requisitos não funcionais são descritos de forma qualitativa e não quantitativa.
Requisitos são provenientes de pessoas relevantes para o sistema, e não de outros sistemas que interagem com o sistema que está sendo especificado.
A matriz de rastreabilidade não oferece suporte para requisitos funcionais.
Revisão de requisitos, prototipação e geração de casos de teste são exemplos de técnicas de validação de requisitos.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de mudança de software, assinale a opção correta.
A manutenção de software é um processo geral de mudanças que ocorre antes ou depois que um sistema é entregue.
A manutenção corretiva para reparar defeitos de software diz respeito à mudança em um sistema para corrigir erros, que podem ser somente de codificação. Erros de projeto e de lógica não estão incluídos nessa categoria.
A manutenção adaptativa para adaptar o software a mudanças ambientais se refere a mudanças de diversos tipos, como uma nova plataforma de hardware. Mudanças de sistemas operacionais ou software em geral não estão incluídas nessa categoria.
A manutenção perfectiva tem como objetivo tornar o software perfeito, melhorar seu desempenho e sua manutenibilidade ou adicionar-lhe funcionalidade para satisfazer a novos requisitos.
A manutenção preventiva tem como objetivo detectar e corrigir falhas latentes no produto antes que elas virem falhas efetivas.
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Em relação a conceitos gerais de UML (Unified Modeling Language), assinale a opção correta.
Exemplos de diagramas de modelagem UML que expressam partes estáticas de um sistema são: diagrama de classes e diagrama de atividades.
Exemplos de diagramas de modelagem UML que expressam partes dinâmicas de um sistema são: diagrama de caso de uso e diagrama de implantação.
Um diagrama de componentes é do tipo estrutural, e mostra partes internas, conectores e portas que implementam um componente.
O diagrama de comunicação enfatiza a ordem temporal de mensagens, que reagem a eventos externos e internos.
A UML é uma linguagem de programação orientada a objetos.
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Acerca de diagramas de casos de uso da UML, assinale a opção correta.
Os diagramas de casos de uso são diagramas UML para modelagem de aspectos estáticos de sistemas.
O relacionamento de dependência que usa o estereótipo especifica que um caso de uso incorpora recursos opcionais, ou seja, o sistema pode ser utilizado com ou sem os recursos adicionais.
O relacionamento de dependência que usa o estereótipo especifica que o caso de uso de origem incorpora explicitamente outro caso de uso, que representa uma atividade significativa.
Em diagramas de casos de uso, não é possível utilizar relacionamento de generalização entre atores nem entre casos de uso.
O uso de pacotes permite formar grupos de casos de uso e de atores, de modo a facilitar a compreensão de um sistema complexo. Pacotes de atores refletem os tipos de usuários do sistema.
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