Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Nas afirmações sobre programação orientada a objetos:
I - O encapsulamento é o resultado (ou ato) de ocultar do usuário os detalhes da implementação de um objeto.
II - C é um subconjunto de C++.
III - Polimorfismo é a criação de uma família de funções que compartilham o mesmo código.
IV - Uma classe é um tipo de dado como os tipos que existem predefinidos em compiladores de diversas linguagens.
V - Uma variável de uma classe é chamada objeto e conterá campos de dados e funções.
Estão CORRETAS:
I, II, III, IV, V.
III e V, apenas.
I, II, IV, V, apenas.
I, II e IV, apenas.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às diferentes arquiteturas e tecnologias que, se escolhidas, impactarão as características do sistema descrito no texto, julgue os itens de 126 a 129.
A tecnologia EJB (enterprise Java beans) apresenta, na sua versão 3.1, melhorias que propiciam facilidades para o uso de beans singleton e que permitem o uso de beans de uma classe, sem necessidade de desenvolvimento de sua interface correspondente, e a invocação assíncrona de beans de sessão.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de práticas e técnicas de programação para desenvolver com segurança o sistema integrado referido no texto, julgue os próximos itens.
Considere que, buscando identificar os programadores de sua equipe que tinham experiência com o uso de políticas de segurança na plataforma JEE, o líder da equipe solicite a um programador que descreva o significado do seguinte código. grant codebase "http://www.tcu.gov.br", signedBy "Serzedelo" { permission java.io.FilePermission "/tmp/isc", "read"; }; Nessa situação, a descrição do programador será correta se ele responder que tal código pode ser parte de um arquivo de política de segurança de uma aplicação Java e que um código carregado a partir do sítio http://www.tcu.gov.br, que tenha sido digitalmente assinado pela chave privada de Serzedelo, poderá ler o objeto de sistema de arquivo de nome /tmp/isc.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de práticas e técnicas de programação para desenvolver com segurança o sistema integrado referido no texto, julgue os próximos itens.
Se o líder da equipe decidir adotar como prática geral a sanitização de exceptions na implementação das aplicações, essa medida eliminará do estado dos objetos throwable lançados para tratamento pelas camadas superiores do sistema as informações que possam descrever detalhes internos de funcionamento do sistema que não devem ser apresentados aos usuários finais, tais como informações acerca da inexistência de arquivos que sejam nomeados pelo próprio usuário final, dados descritivos da estrutura do sistema de arquivos e detalhes acerca de conexões com sistemas de gerenciamento de bancos de dados (SGBDs).
Atenção: Para responder as questões de números 36 a 40, considere as premissas e o Modelo Orientado a Objetos abaixo.
- Um curso pode ser formado por uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Uma disciplina pode fazer parte de nenhum ou até muitos cursos.
- Cada disciplina é ministrada por apenas um professor, o qual poderá ministrar uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Um aluno pode se matricular em nenhum ou até muitos cursos.
- A quantidade de alunos matriculados em um curso não poderá ser inferior a 20, nem superior a 40.
- Cada turma possui uma sala de aula definida (metragem, equipamentos, condições de acesso, iluminação, etc).
Em termos de estruturas tipo Generalização-Especialização (GE) e tipo Todo-Parte (TP), o modelo apresenta, respectivamente,
nenhuma GE e uma TP.
uma GE e nenhuma TP.
uma GE e uma TP.
uma GE e duas TP.
duas GE e uma TP.
Atenção: Para responder as questões de números 36 a 40, considere as premissas e o Modelo Orientado a Objetos abaixo.
- Um curso pode ser formado por uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Uma disciplina pode fazer parte de nenhum ou até muitos cursos.
- Cada disciplina é ministrada por apenas um professor, o qual poderá ministrar uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Um aluno pode se matricular em nenhum ou até muitos cursos.
- A quantidade de alunos matriculados em um curso não poderá ser inferior a 20, nem superior a 40.
- Cada turma possui uma sala de aula definida (metragem, equipamentos, condições de acesso, iluminação, etc).
Em relação ao conceito de herança, é correto afirmar que no modelo
não há ocorrência de herança múltipla.
há um caso de herança múltipla.
há dois casos de herança múltipla.
há três casos de herança múltipla.
há quatro casos de herança múltipla.
Atenção: Para responder as questões de números 36 a 40, considere as premissas e o Modelo Orientado a Objetos abaixo.
- Um curso pode ser formado por uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Uma disciplina pode fazer parte de nenhum ou até muitos cursos.
- Cada disciplina é ministrada por apenas um professor, o qual poderá ministrar uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Um aluno pode se matricular em nenhum ou até muitos cursos.
- A quantidade de alunos matriculados em um curso não poderá ser inferior a 20, nem superior a 40.
- Cada turma possui uma sala de aula definida (metragem, equipamentos, condições de acesso, iluminação, etc).
As cardinalidades possíveis nas conexões de ocorrência Curso-Disciplina e Curso-Turma são
(1,1 e 0,n) e (1,1 e 1,1).
(1,n e 0,n) e (0,n e 1,1).
(1,n e 1,n) e (0,n e 0,1).
(0,n e 0,n) e (1,n e 1,n).
(1,1 e 20,40) e (0,n e 20,40).
Atenção: Para responder as questões de números 36 a 40, considere as premissas e o Modelo Orientado a Objetos abaixo.
- Um curso pode ser formado por uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Uma disciplina pode fazer parte de nenhum ou até muitos cursos.
- Cada disciplina é ministrada por apenas um professor, o qual poderá ministrar uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Um aluno pode se matricular em nenhum ou até muitos cursos.
- A quantidade de alunos matriculados em um curso não poderá ser inferior a 20, nem superior a 40.
- Cada turma possui uma sala de aula definida (metragem, equipamentos, condições de acesso, iluminação, etc).
As cardinalidades possíveis na conexão de ocorrência Turma-Matricula são
1,1 e 0,n.
20,40 e 1,1.
0,n e 0,1.
1,n e 1,n.
0,n e 20,40.
Atenção: Para responder as questões de números 36 a 40, considere as premissas e o Modelo Orientado a Objetos abaixo.
- Um curso pode ser formado por uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Uma disciplina pode fazer parte de nenhum ou até muitos cursos.
- Cada disciplina é ministrada por apenas um professor, o qual poderá ministrar uma ou muitas disciplinas diferentes.
- Um aluno pode se matricular em nenhum ou até muitos cursos.
- A quantidade de alunos matriculados em um curso não poderá ser inferior a 20, nem superior a 40.
- Cada turma possui uma sala de aula definida (metragem, equipamentos, condições de acesso, iluminação, etc).
As cardinalidades possíveis na conexão de ocorrência Professor-Disciplina são
0,n e 1,1.
1,1 e 1,1.
0,n e 0,1.
1,n e 1,n.
0,n e 0,n.
É uma atividade exclusiva do projeto orientado a objetos,
identificar os conceitos e separar os atributos e associações que são considerados de interesse.
identificar entidades e operações relacionadas ao problema a ser resolvido.
desenvolver um modelo orientado a objetos do domínio da aplicação.
desenvolver o projeto de software utilizando uma linguagem de programação orientada a objetos.
desenvolver um modelo orientado a objetos para implementar os requisitos identificados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...