Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da orientação a objetos e das respectivas linguagens de programação, julgue os itens subsequentes.
Caso dois métodos em Java tenham o mesmo nome e um nome de função seja utilizado duas ou mais vezes, haverá uma sobrecarga.
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A respeito da orientação a objetos e das respectivas linguagens de programação, julgue os itens subsequentes.
A herança de interfaces consiste no único caso de herança múltipla permitida a uma classe em Java, visto que, em geral, não é possível que uma classe pai tenha o mesmo nome de método de outra classe pai.
A análise orientada a objetos baseia-se em conceitos simples como objetos e atributos, classes e membros, todo e partes do todo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente conceito ou característica da análise orientada a objetos.
Classes puras ou abstratas são classes cujos objetos são invariavelmente instanciados diretamente.
O conjunto de valores que um atributo pode assumir constitui a interface de uma operação.
Encapsulamento pode ser classificado como o relacionamento entre classes em que uma classe compartilha a estrutura já definida em outra classe.
Pacotes podem conter classes, interfaces, componentes, nós e casos de uso, mas nunca diagramas ou outros pacotes.
O processo da abstração visa ignorar os detalhes para se concentrar nas características essenciais.
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A respeito dos conceitos de linguagens de programação, julgue os itens a seguir.
Na programação orientada a objetos, implementa-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software. Cada classe determina o comportamento (definido nos métodos) e estados possíveis (atributos) de seus objetos, assim como o relacionamento com outros objetos.
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Para avaliar novas ideias de transceptores ou de algoritmos de alocação de recursos, são desenvolvidos simuladores de enlace e sistêmicos. Entretanto, a construção de simuladores é uma tarefa complexa, que envolve análise estatística, programação e conhecimento técnico profundo da tecnologia a ser investigada. A respeito da orientação a objetos (OO), utilizada de maneira constante na construção desses simuladores, julgue os itens seguintes.
O paradigma de OO facilita o desenvolvimento de software, tais como os simuladores de redes de comunicações móveis, tornando-o mais rápido e resultando em software mais fáceis de manter, de maior qualidade e com possibilidade de reúso.
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Para avaliar novas ideias de transceptores ou de algoritmos de alocação de recursos, são desenvolvidos simuladores de enlace e sistêmicos. Entretanto, a construção de simuladores é uma tarefa complexa, que envolve análise estatística, programação e conhecimento técnico profundo da tecnologia a ser investigada. A respeito da orientação a objetos (OO), utilizada de maneira constante na construção desses simuladores, julgue os itens seguintes.
A herança é um conceito de OO que permite que uma subclasse herde todos ou apenas alguns atributos e operações associados com a superclasse.
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Para avaliar novas ideias de transceptores ou de algoritmos de alocação de recursos, são desenvolvidos simuladores de enlace e sistêmicos. Entretanto, a construção de simuladores é uma tarefa complexa, que envolve análise estatística, programação e conhecimento técnico profundo da tecnologia a ser investigada. A respeito da orientação a objetos (OO), utilizada de maneira constante na construção desses simuladores, julgue os itens seguintes.
Na construção de algoritmos de estatística da simulação, o conceito de encapsulamento, inerente ao paradigma OO, é utilizado para permitir que diferentes métodos estatísticos sejam implementados a partir de um método comum, de mesmo nome, implementado diferentemente em cada uma das subclasses da superclasse em que ele é definido. São dois os tipos de encapsulamento: sobrescrita e sobrecarga. Neste último tipo, a escolha de qual método utilizar baseia-se na subclasse instanciada.
Uma operação pode ter implementações diferentes em diversos pontos da hierarquia de classes, desde que mantenham a mesma assinatura. Na orientação a objetos, este é o conceito que embasa
A respeito de protocolos de roteamento, julgue o item abaixo.
O RIP transmite a sua tabela de encaminhamento a cada período de tempo predefinido, permitindo várias rotas por pacote; isso evita que, em redes de grandes dimensões, sejam necessários vários pacotes para enviar a tabela de encaminhamento inteira.
O protocolo File Transfer Protocol (FTP), presente na camada de aplicação da família de protocolos TCP-IP, utiliza diversas portas de comunicação da camada inferior, a camada de transporte. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta exemplos de algumas portas que o protocolo FTP pode utilizar em uma comunicação entre cliente e servidor (nesse sentido).
porta de origem TCP-20, porta de destino TCP-21
porta de destino UDP-21, porta de origem UDP-20
porta de destino TCP-21, porta de origem TCP-2121
porta de origem TCP-1023, porta de destino TCP-20
porta de origem TCP-21, porta de destino TCP-20
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