Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Sistemas Operacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, acerca de fundamentos de sistemas operacionais.
Um processo em execução possui um identificador que pode ser utilizado para alterar a prioridade de execução do processo pelo sistema operacional.
Ciência da Computação - Sistemas Operacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, acerca de fundamentos de sistemas operacionais.
Em sistemas operacionais preparados para redes locais, na situação em que um processo precise manter comunicação com outro que está em outro computador na rede, é necessário realizar procedimentos específicos, como a troca de mensagens por meio de uma comunicação estabelecida.
Ciência da Computação - Sistemas Operacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da instalação de programas e periféricos em computadores, julgue os itens a seguir.
O sistema operacional Windows, quando identifica a conexão, pela primeira vez, de um dispositivo a uma porta USB do computador, instala automaticamente o driver, caso disponível, para aquele tipo de dispositivo.
Ciência da Computação - Sistemas Operacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de conceitos básicos de sistemas operacionais, julgue os itens que se seguem.
Um algoritmo de escalonamento caracteriza-se como não preemptivo quando, no sistema operacional, interrompe-se um processo em execução para que outro processo utilize o processador.
Ciência da Computação - Sistemas Operacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de conceitos básicos de sistemas operacionais, julgue os itens que se seguem.
Instruções privilegiadas do sistema operacional podem ser executadas por meio de alguns aplicativos, somente se o sistema operacional estiver executando no modo usuário.
São tipos de sistemas multiprogramáveis/ multitarefa:
Sistemas Batch. Sistemas de Tempo Virtual. Sistemas de Tempo Real.
Sistemas onbatch. Sistemas de Tempo Compartilhado. Sistemas de Interface Real.
Sistemas on-line. Sistemas de Texto Compartilhado. Sistemas de Tempo Real.
Sistemas Batch. Sistemas de Tempo Compartilhado. Sistemas de Tempo Real.
Sistemas Batch. Sistemas onepackage. Sistemas multipackage.
Nas questões de n. 2 a 9, assinale a opção correta.
Um computador possui, aproximadamente, 250 microinstruções básicas, que são executadas por sensores eletrônicos.
Os microprogramas de armazenamento definem a linguagem fonte de um computador CISC.
Os microcircuitos definem a linguagem de máquina de instruções CISC em um programa RISC.
Um computador depende de, aproximadamente, 25 memórias básicas, que são integradas por circuitos eletrônicos.
Os microprogramas definem a linguagem de máquina de um computador CISC.
Nas questões de n. 2 a 9, assinale a opção correta.
Os registradores são softwares com a função principal de registrar dados permanentes.
A sincronização de todas as funções do processador é realizada através de um sinal de clock.
A sincronização de todas as funções do processador e dos periféricos é realizada através de um sinal de syncronize.
A sincronização de todas as funções do processador é realizada através de comandos do usuário.
Os espaçadores são dispositivos com a função principal de armazenar comandos temporariamente.
Nas questões de n. 2 a 9, assinale a opção correta.
O barramento é um meio de programação compartilhada que permite a programação com unidades funcionais de um sistema monousuário.
O ponto-a-ponto é um meio de comunicação compartilhada que permite a verificação das saídas e entradas funcionais de um sistema aplicativo.
São tipos de barramentos: processadormemória, de E/S, de backplane.
São topologias de barrramentos: processador- máquina, de E/S, de batch.
São tipos de barramentos: homem-máquina, de E/S, de backup.
Nas questões de n. 2 a 9, assinale a opção correta.
Thrashing é a excessiva transferência de páginas/segmentos entre a memória principal e a memória secundária.
Upload consiste em integrar o programa segundo seus módulos, utilizando uma mesma área de memória principal e secundária.
Overlap consiste em dividir o programa em unidades gráficas, de forma que seja possível a execução independente de cada módulo, utilizando uma mesma área de memória secundária.
Turning é a excessiva transferência de layouts entre a memória principal e a memória secundária.
Updating é a excessiva transferência de páginas/ segmentos entre a memória secundária e a memória virtual.
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