Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O sistema operacional z/OS apresenta uma série de subsistemas que se utilizam das características e recursos do z/OS para disponibilizar suas funcionalidades. Relacione os subsistemas apresentados na 1ª coluna com a respectiva descrição de suas funcionalidade, na 2ª coluna.
A relação correta é:
I – P , II – Q e III – R
I – P , II – Q e III – S
I – Q , II – P e III – R
I – Q , II – R e III – P
I – Q , II – R e III – S
Após executar o comando QUERY VIRTUAL DASD no z/VM Control Program (CP), um usuário obteve as seguintes informações:
A última linha apresentada indica
a existência de um VDISK.
a existência de um TDISK.
uma CPU que não está em uso.
uma máquina virtual que acabou de ser criada.
uma máquina virtual que está parada.
Analise as linhas de código abaixo, referentes a um arquivo de configuração DHCP no ambiente Linux.
No funcionamento do DHCP, são endereços IP válidos atribuídos às estações clientes:
200.172.1.150 e 200.172.1.256.
200.172.1.0 e 200.172.1.100.
200.172.1.10 e 200.172.1.200.
133.100.10.10 e 133.100.20.20.
133.100.10.0 e 133.100.20.255.
Após realizar a instalação do Apache em uma máquina com UNIX, um usuário resolveu testar o servidor Web. O trecho abaixo apresenta o resultado obtido na tela do usuário após executar um comando do UNIX.
Com base no que foi exposto, qual dos comandos padrões do UNIX foi utilizado pelo usuário?
httpd
top
grep
telnet
finger
No ambiente Linux, um administrador deseja executar o backup de todo o conteúdo do diretório home dos usuários. Sabe-se que a fita tem capacidade suficiente para armazenar todo o volume necessário, e está inserida em uma unidade reconhecida como /dev/st0. O backup deve gravar na fita todo o conteúdo do diretório /home, incluindo seus subdiretórios, rebobinando-a em seguida. O administrador deseja, ainda, que este backup seja feito de forma agendada, sempre no primeiro dia de cada mês, às 04:00 h da manhã. Para atender seus objetivos, o administrador deve incluir a seguinte entrada de cron:
0 4 1 * * tar –cvf /dev/st0 /home
0 4 1 * * tar –a-x /dev/st0 /home
1 0 4 0 0 tar –cvf /dev/st0 /home
1 0 4 0 0 tar –a-x /dev/st0 /home
1 0 4 0 0 tar all /dev/st0 /home
Determinado sistema de informação requer um banco de dados relacional OLTP com 1,5 TB de espaço livre em disco. Para facilitar a manutenção, os administradores do banco de dados solicitaram que fosse disponibilizado um único volume de disco. Adicionalmente, solicitaram que uma falha nesse único disco não ocasionasse a interrupção do sistema, nem a degradação significativa de seu desempenho. Considerando-se que 4 discos de 1 TB farão parte de um arranjo e que é importante alcançar bom desempenho nas operações de escrita, que nível de RAID é recomendado para essa situação?
0
1
4
5
1+0
Analise a imagem a seguir, obtida a partir de um servidor Linux.
Que comando deve ser utilizado para terminar, incondicionalmente, o processo "buagent"?
shutdown tty1 1765 1903
kill -HUP 1
kill -KILL 1833 1903 1 1765
kill -HUP 1765
kill -9 1765
A utilização de expressões regulares permite especificar padrões de busca. Quando os dados de entrada casam com a regra, tem-se um match. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O Oracle 10g possui funções SQL que suportam a utilização de expressões regulares. No entanto, essas funções estão restritas aos tipos de dados CHAR e CLOB.
A expressão regular F[A-Z]*A$ retorna palavras como FALA, FACA ou FACAS.
A expressão regular F[a-Z]*A$ retorna palavras como FALA, FalA ou FacAs.
O comando grep do Linux permite a utilização de expressões regulares. Por exemplo, grep F*A$ TEXTO.TXT encontrará FALA, FACA ou FEIA, caso o arquivo em questão contenha tais palavras.
A expressão regular FA.A retorna palavras tais como FALA ou FAXA, mas não FA!A. O ponto pode substituir qualquer caractere do alfabeto, exceto sinais de pontuação ou caracteres especias.
A respeito dos comandos e da sintaxe correta para realizar determinadas tarefas, nos sistemas operacionais Windows e Linux, assinale a opção correta.
No Linux, o comando arp –a permite adicionar uma nova entrada na tabela arp.
No Windows XP, o comando getmac, ao ser executado pela linha de comando, permite obter o endereço físico (endereço MAC) para um ou mais adaptadores de rede.
O Linux permite realizar a tradução de endereços de rede (NAT) por meio do utilitário IPFix.
No Linux, o aplicativo driverquery permite listar os drivers de dispositivos instalados no sistema, bem como suas propriedades.
No Windows XP, o comando openfiles file1, file2,...,filen permite abrir diversos arquivos por meio da linha de comando. Os arquivos são abertos pelos aplicativos apropriados, de acordo com a extensão de cada arquivo.
No Windows 7, a barra de menus do Windows Explorer, que é padrão no Windows XP, pode ser exibida por meio de simples toque na tecla
Ctrl.
Shift.
F3.
Alt.
F9.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...