Questões de Ciência da Computação do ano 2011

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Segundo Shalloway e Trott, são aplicações do padrão de projetos Façade as abaixo relacionadas, EXCETO quando:

  • A.

    não existe a necessidade de se utilizar toda a funcionalidade de um sistema complexo, podendo-se criar uma nova classe que contenha todas as regras para acessar esse sistema;

  • B.

    se deseja encapsular ou esconder o sistema original;

  • C.

    o custo de escrever essa nova classe é menor do que o de todos terem que aprender como utilizar o sistema original ou de se gastar em manutenção no futuro;

  • D.

    se deseja utilizar a funcionalidade do sistema original e também adicionar alguma nova funcionalidade;

  • E.

    não se deseja uma interface unificada de alto nível.

Segundo Pressman, o trabalho associado com a engenharia de software pode ser categorizado em três fases genéricas, independentemente da área de aplicação, do tamanho do projeto ou de sua complexidade. São elas:

  • A.

    definição, desenvolvimento e manutenção;

  • B.

    modelagem do negócio, projeto e geração de código;

  • C.

    planejamento, desenvolvimento e modelagem de dados;

  • D.

    modelagem do negócio, modelagem do processo e geração da aplicação;

  • E.

    modelagem de dados, desenvolvimento e reutilização.

Na fase de manutenção de software, são tipos de modificações encontradas durante essa fase os abaixo relacionados, EXCETO:

  • A.

    correção;

  • B.

    adaptação;

  • C.

    aperfeiçoamento;

  • D.

    teste do software;

  • E.

    prevenção.

Dos modelos de processo da engenharia de software, aquele que enfatiza o reuso e vem sendo utilizado em projetos com restrições de tempo, é conhecido como modelo:

  • A.

    de métodos formais;

  • B.

    sequencial linear;

  • C.

    RAD;

  • D.

    espiral;

  • E.

    incremental.

Nas métricas orientadas a função, os pontos por função são calculados utilizando cinco características do domínio da informação que são determinadas na contagem. Estas características são:

  • A.

    quantidade de entradas do usuário, quantidade de saídas do usuário, número de consultas do usuário, quantidade de arquivos e quantidade de interfaces externas;

  • B.

    linhas de código de entrada, linhas de código de saída, tamanho da memória de consulta, quantidade de defeitos relatados e número de produtos intermediários produzidos;

  • C.

    quantidade de entradas do usuário, quantidade de saídas do usuário, quantidade de defeitos relatados, quantidade de interfaces internas e quantidade de interfaces externas;

  • D.

    linhas de código de entrada, linhas de código de saída, quantidade de defeitos relatados, quantidade de retrabalho efetuado e número de consultas do usuário;

  • E.

    quantidade de entradas do usuário, quantidade de saídas do usuário, quantidade de códigos reutilizados, quantidade de defeitos relatados e número de consultas do usuário.

Na elicitação de requisitos, é uma técnica comumente utilizada nesse processo:

  • A.

    técnica de quarta geração;

  • B.

    reuso de software;

  • C.

    reunião ou entrevista;

  • D.

    prototipagem;

  • E.

    engenharia reversa.

No projeto da interface do usuário, o engenheiro de negócios tem um papel fundamental na análise e modelagem das tarefas. A primeira tarefa que esse profissional deve realizar é:

  • A.

    mapear cada meta e intenção em uma sequência de ações específicas;

  • B.

    estabelecer as metas e intenções para cada tarefa;

  • C.

    indicar o estado do sistema, isto é, o aspecto que a interface terá no momento da realização de um cenário;

  • D.

    definir os mecanismos de controle, isto é, os objetos e ações disponíveis ao usuário para alterar o estado do sistema;

  • E.

    especificar os cenários do usuário que serão executados no nível da interface.

São tipos de erros encontrados nos testes de caixa-preta os abaixo relacionados, EXCETO os erros de:

  • A.

    interface;

  • B.

    comportamento ou desempenho;

  • C.

    iniciação ou térmico;

  • D.

    estruturas de dados ou de acesso à base de dados externa;

  • E.

    condições lógicas contidas em um módulo de programa.

Na engenharia de software, existem dois conceitos complementares que permitem ao projetista especificar procedimentos e dados, suprimindo ou revelando, respectivamente, os detalhes de baixo nível. São eles:

  • A.

    granularidade e coesão;

  • B.

    coesão e modularidade;

  • C.

    abstração e refinamento;

  • D.

    acoplamento e modularidade;

  • E.

    modularidade e abstração.

Sobre o processo de desenvolvimento de software Rational Unified Process (RUP), é incorreto afirmar que:

  • A.

    estabelece o desenvolvimento iterativo e incremental como forma de incorporar feedback e aprendizado ao processo de desenvolvimento.

  • B.

    ao ser centrado na arquitetura, também incentiva (direta ou indiretamente) as equipes a estabelecerem a arquitetura do software antes de começarem a implementação do mesmo.

  • C.

    é organizado em torno do conceito de “melhores práticas”. Ele provê um vasto arcabouço de práticas que procuram indicar a melhor forma de se realizar diversos tipos de atividades nos projetos de software.

  • D.

    lançado como principal processo ágil, no Manifesto pelo Desenvolvimento Ágil de Software, em 2001, foi logo substituído pelo Extreme Programming (XP).

  • E.

    é considerado como muito complexo e costuma ser visto como burocrático e pesado.

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