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Ciência da Computação - Engenharia de Software - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
Segundo Shalloway e Trott, são aplicações do padrão de projetos Façade as abaixo relacionadas, EXCETO quando:
não existe a necessidade de se utilizar toda a funcionalidade de um sistema complexo, podendo-se criar uma nova classe que contenha todas as regras para acessar esse sistema;
se deseja encapsular ou esconder o sistema original;
o custo de escrever essa nova classe é menor do que o de todos terem que aprender como utilizar o sistema original ou de se gastar em manutenção no futuro;
se deseja utilizar a funcionalidade do sistema original e também adicionar alguma nova funcionalidade;
não se deseja uma interface unificada de alto nível.
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Segundo Pressman, o trabalho associado com a engenharia de software pode ser categorizado em três fases genéricas, independentemente da área de aplicação, do tamanho do projeto ou de sua complexidade. São elas:
definição, desenvolvimento e manutenção;
modelagem do negócio, projeto e geração de código;
planejamento, desenvolvimento e modelagem de dados;
modelagem do negócio, modelagem do processo e geração da aplicação;
modelagem de dados, desenvolvimento e reutilização.
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Na fase de manutenção de software, são tipos de modificações encontradas durante essa fase os abaixo relacionados, EXCETO:
correção;
adaptação;
aperfeiçoamento;
teste do software;
prevenção.
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Dos modelos de processo da engenharia de software, aquele que enfatiza o reuso e vem sendo utilizado em projetos com restrições de tempo, é conhecido como modelo:
de métodos formais;
sequencial linear;
RAD;
espiral;
incremental.
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Nas métricas orientadas a função, os pontos por função são calculados utilizando cinco características do domínio da informação que são determinadas na contagem. Estas características são:
quantidade de entradas do usuário, quantidade de saídas do usuário, número de consultas do usuário, quantidade de arquivos e quantidade de interfaces externas;
linhas de código de entrada, linhas de código de saída, tamanho da memória de consulta, quantidade de defeitos relatados e número de produtos intermediários produzidos;
quantidade de entradas do usuário, quantidade de saídas do usuário, quantidade de defeitos relatados, quantidade de interfaces internas e quantidade de interfaces externas;
linhas de código de entrada, linhas de código de saída, quantidade de defeitos relatados, quantidade de retrabalho efetuado e número de consultas do usuário;
quantidade de entradas do usuário, quantidade de saídas do usuário, quantidade de códigos reutilizados, quantidade de defeitos relatados e número de consultas do usuário.
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Na elicitação de requisitos, é uma técnica comumente utilizada nesse processo:
técnica de quarta geração;
reuso de software;
reunião ou entrevista;
prototipagem;
engenharia reversa.
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No projeto da interface do usuário, o engenheiro de negócios tem um papel fundamental na análise e modelagem das tarefas. A primeira tarefa que esse profissional deve realizar é:
mapear cada meta e intenção em uma sequência de ações específicas;
estabelecer as metas e intenções para cada tarefa;
indicar o estado do sistema, isto é, o aspecto que a interface terá no momento da realização de um cenário;
definir os mecanismos de controle, isto é, os objetos e ações disponíveis ao usuário para alterar o estado do sistema;
especificar os cenários do usuário que serão executados no nível da interface.
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São tipos de erros encontrados nos testes de caixa-preta os abaixo relacionados, EXCETO os erros de:
interface;
comportamento ou desempenho;
iniciação ou térmico;
estruturas de dados ou de acesso à base de dados externa;
condições lógicas contidas em um módulo de programa.
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Na engenharia de software, existem dois conceitos complementares que permitem ao projetista especificar procedimentos e dados, suprimindo ou revelando, respectivamente, os detalhes de baixo nível. São eles:
granularidade e coesão;
coesão e modularidade;
abstração e refinamento;
acoplamento e modularidade;
modularidade e abstração.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Sobre o processo de desenvolvimento de software Rational Unified Process (RUP), é incorreto afirmar que:
estabelece o desenvolvimento iterativo e incremental como forma de incorporar feedback e aprendizado ao processo de desenvolvimento.
ao ser centrado na arquitetura, também incentiva (direta ou indiretamente) as equipes a estabelecerem a arquitetura do software antes de começarem a implementação do mesmo.
é organizado em torno do conceito de melhores práticas. Ele provê um vasto arcabouço de práticas que procuram indicar a melhor forma de se realizar diversos tipos de atividades nos projetos de software.
lançado como principal processo ágil, no Manifesto pelo Desenvolvimento Ágil de Software, em 2001, foi logo substituído pelo Extreme Programming (XP).
é considerado como muito complexo e costuma ser visto como burocrático e pesado.
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