Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Acerca do processo ágil de desenvolvimento de software Extreme Programming (XP), analise as proposições abaixo.
1) Adota os seguintes conjuntos de valores: indivíduos e interações, ao invés de processos e ferramentas; software funcionando, ao invés de documentação abrangente; colaboração com o cliente, ao invés de negociação de contratos; e responder a mudanças, ao invés de seguir um plano.
2) Sua escolha para um projeto de desenvolvimento de software, em oposição à escolha do RUP ou do modelo Cascata, dá-se, por exemplo, quando a equipe do projeto é formada por pessoas com alto grau de competitividade.
3) Sua escolha para um projeto de desenvolvimento de software, em oposição à escolha do RUP ou do modelo Cascata, dá-se, por exemplo, quando o cliente do projeto trabalha em parceria com a equipe do projeto e está sempre disponível para retirar dúvidas.
4) Enquanto o RUP procura estabelecer um arcabouço de melhores práticas, o XP sugere o uso de um conjunto bastante reduzido de práticas.
Estão corretas, apenas:
1, 2 e 3.
1, 3 e 4.
2, 3 e 4.
1 e 3.
2 e 4.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
No que concerne à atividade de definição do esboço de requisitos nos processos ágeis XP, Scrum, FDD e ASD, correlacione o método da coluna à esquerda com a especificação da atividade, na coluna à direita.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
1, 2, 3, 4.
4, 3, 2, 1.
4, 1, 2, 3.
3, 4, 1, 2.
2, 1, 4, 3.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
No que concerne a diagramas de classes UML, analise as proposições a seguir.
1) É uma metodologia ágil complementar à metodologia ágil XP.
2) A metodologia ágil XP foi especificamente desenvolvida utilizando a UML.
3) Diagramas de classes permitem apenas identificar o conteúdo de uma classe, e não o relacionamento entre várias classes, que fica ao encargo dos grafos de relações.
4) Em um diagrama de classes podemos mostrar as variáveis e os métodos membros de uma classe, mas não podemos mostrar se uma classe herda de outra, ou se mantém uma referência para outra.
Estão incorretas:
1, 2 e 3, apenas.
1, 3 e 4, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
1, 2 e 4, apenas.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
A comparação entre a UML e o modelo entidade/relacionamento (ER) nos permite afirmar que:
1) UML é usado essencialmente para modelagem de software, enquanto ER é um modelo conceitual. Porém, UML também foi adaptada para modelagem conceitual de base de dados.
2) ambos são representados graficamente por diagramas, porém a UML, diferente do ER, não permite associações n-árias.
3) o correspondente a Objetos e Classes da UML no ER são, respectivamente, Entidade e Conjunto entidade. Porém não há correspondente no ER ao conceito de subclasse da UML.
4) o correspondente à Associação e Classe Associativa da UML no ER são, respectivamente, Associação Binária e Associação com Atributos.
Estão corretas:
1, 2 e 3, apenas.
1, 2 e 4, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
1, 3 e 4, apenas.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Sobre modelos do processo de desenvolvimento de software, analise as proposições a seguir.
1) No modelo em cascata, cada fase inicia somente quando sua predecessora termina.
2) No modelo incremental, a implementação do sistema é feita antes da sua especificação.
3) O modelo em espiral requer que a especificação do sistema seja feita apenas uma vez.
Está(ão) correta(s), apenas:
1.
2.
3.
1 e 2.
2 e 3.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Sobre o processo de desenvolvimento de software conhecido como Engenharia de Software Baseada em Componentes (ESBC), analise as proposições abaixo.
1) O ESBC dá ênfase à sequencialidade das tarefas.
2) A atividade de Engenharia de Domínio produz uma lista de componentes que podem ser reutilizados.
3) O modelo de troca de dados é um dos ingredientes arquiteturais necessários para a atividade de composição de componentes.
Está(ão) correta(s):
1 e 2, apenas.
2 e 3, apenas.
1 e 3, apenas.
1, apenas.
1, 2 e 3.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Sobre o diagrama de classes na notação UML, analise as proposições a seguir.
1) Uma classe representa um conjunto de objetos cuja cardinalidade é sempre maior do que um.
2) O polimorfismo das operações é uma consequência da relação de herança entre classes.
3) Se um objeto A está associado a um objeto B, e B está associado a mais de um objeto C, então, obrigatoriamente, um objeto C estará associado a mais de um objeto.
Está(ão) correta(s), apenas:
1.
2.
3.
1 e 2.
2 e 3.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
Analise as seguintes afirmativas sobre Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) nivelados:
I. O nível mais alto deve possuir somente um processo;
II. Os fluxos de dados que entram e saem de um processo devem corresponder aos fluxos de dados que entram e saem do diagrama que representa a explosão do processo;
III. Todo processo de um DFD deve ser explodido em outro DFD ou ser descrito numa miniespecificação, mas não ambos.
Está (ão) CORRETA (S)
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
Considere as seguintes assertivas sobre modelos de processo de desenvolvimento de software:
I. O modelo conhecido como cascata especifica que a definição do comportamento externo do sistema deve preceder o projeto de sua arquitetura;
II. O modelo conhecido como incremental é particularmente útil, quando há mão-de-obra disponível para implementação completa, dentro do prazo comercial de entrega estabelecido para o projeto;
III. Na situação em que o desenvolvedor está inseguro da eficiência de um algoritmo, da aplicabilidade de um sistema operacional, o modelo conhecido como prototipagem pode oferecer uma melhor abordagem.
Estão CORRETAS
I e II, somente.
I e III, somente.
II e III, somente.
I, II e III.
II, somente.
O paradigma do ciclo de vida clássico da Engenharia de Software é composto de seis atividades. A ordem correta, da seqüência dessas atividades está representada em qual alternativa?
Engenharia de sistemas - Análise - Projeto - Codificação - Teste - Manutenção.
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