Questões de Ciência da Computação do ano 2011

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Acerca do processo ágil de desenvolvimento de software Extreme Programming (XP), analise as proposições abaixo.

1) Adota os seguintes conjuntos de valores: indivíduos e interações, ao invés de processos e ferramentas; software funcionando, ao invés de documentação abrangente; colaboração com o cliente, ao invés de negociação de contratos; e responder a mudanças, ao invés de seguir um plano.

2) Sua escolha para um projeto de desenvolvimento de software, em oposição à escolha do RUP ou do modelo Cascata, dá-se, por exemplo, quando a equipe do projeto é formada por pessoas com alto grau de competitividade.

3) Sua escolha para um projeto de desenvolvimento de software, em oposição à escolha do RUP ou do modelo Cascata, dá-se, por exemplo, quando o cliente do projeto trabalha em parceria com a equipe do projeto e está sempre disponível para retirar dúvidas.

4) Enquanto o RUP procura estabelecer um arcabouço de “melhores práticas”, o XP sugere o uso de um conjunto bastante reduzido de práticas.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    1, 3 e 4.

  • C.

    2, 3 e 4.

  • D.

    1 e 3.

  • E.

    2 e 4.

No que concerne à atividade de definição do esboço de requisitos nos processos ágeis XP, Scrum, FDD e ASD, correlacione o método da coluna à esquerda com a especificação da atividade, na coluna à direita.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    1, 2, 3, 4.

  • B.

    4, 3, 2, 1.

  • C.

    4, 1, 2, 3.

  • D.

    3, 4, 1, 2.

  • E.

    2, 1, 4, 3.

No que concerne a diagramas de classes UML, analise as proposições a seguir.

1) É uma metodologia ágil complementar à metodologia ágil XP.

2) A metodologia ágil XP foi especificamente desenvolvida utilizando a UML.

3) Diagramas de classes permitem apenas identificar o conteúdo de uma classe, e não o relacionamento entre várias classes, que fica ao encargo dos grafos de relações.

4) Em um diagrama de classes podemos mostrar as variáveis e os métodos membros de uma classe, mas não podemos mostrar se uma classe herda de outra, ou se mantém uma referência para outra.

Estão incorretas:

  • A.

    1, 2 e 3, apenas.

  • B.

    1, 3 e 4, apenas.

  • C.

    2, 3 e 4, apenas.

  • D.

    1, 2, 3 e 4.

  • E.

    1, 2 e 4, apenas.

A comparação entre a UML e o modelo entidade/relacionamento (ER) nos permite afirmar que:

1) UML é usado essencialmente para modelagem de software, enquanto ER é um modelo conceitual. Porém, UML também foi adaptada para modelagem conceitual de base de dados.

2) ambos são representados graficamente por diagramas, porém a UML, diferente do ER, não permite associações n-árias.

3) o correspondente a Objetos e Classes da UML no ER são, respectivamente, Entidade e Conjunto entidade. Porém não há correspondente no ER ao conceito de subclasse da UML.

4) o correspondente à Associação e Classe Associativa da UML no ER são, respectivamente, Associação Binária e Associação com Atributos.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2 e 3, apenas.

  • B.

    1, 2 e 4, apenas.

  • C.

    2, 3 e 4, apenas.

  • D.

    1, 2, 3 e 4.

  • E.

    1, 3 e 4, apenas.

Sobre modelos do processo de desenvolvimento de software, analise as proposições a seguir.

1) No modelo em cascata, cada fase inicia somente quando sua predecessora termina.

2) No modelo incremental, a implementação do sistema é feita antes da sua especificação.

3) O modelo em espiral requer que a especificação do sistema seja feita apenas uma vez.

Está(ão) correta(s), apenas:

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    1 e 2.

  • E.

    2 e 3.

Sobre o processo de desenvolvimento de software conhecido como Engenharia de Software Baseada em Componentes (ESBC), analise as proposições abaixo.

1) O ESBC dá ênfase à sequencialidade das tarefas.

2) A atividade de Engenharia de Domínio produz uma lista de componentes que podem ser reutilizados.

3) O modelo de troca de dados é um dos ingredientes arquiteturais necessários para a atividade de composição de componentes.

Está(ão) correta(s):

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    2 e 3, apenas.

  • C.

    1 e 3, apenas.

  • D.

    1, apenas.

  • E.

    1, 2 e 3.

Sobre o diagrama de classes na notação UML, analise as proposições a seguir.

1) Uma classe representa um conjunto de objetos cuja cardinalidade é sempre maior do que um.

2) O polimorfismo das operações é uma consequência da relação de herança entre classes.

3) Se um objeto A está associado a um objeto B, e B está associado a mais de um objeto C, então, obrigatoriamente, um objeto C estará associado a mais de um objeto.

Está(ão) correta(s), apenas:

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    1 e 2.

  • E.

    2 e 3.

Analise as seguintes afirmativas sobre Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) nivelados:

I. O nível mais alto deve possuir somente um processo;

II. Os fluxos de dados que entram e saem de um processo devem corresponder aos fluxos de dados que entram e saem do diagrama que representa a explosão do processo;

III. Todo processo de um DFD deve ser explodido em outro DFD ou ser descrito numa miniespecificação, mas não ambos.

Está (ão) CORRETA (S)

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Considere as seguintes assertivas sobre modelos de processo de desenvolvimento de software:

I. O modelo conhecido como cascata especifica que a definição do comportamento externo do sistema deve preceder o projeto de sua arquitetura;

II. O modelo conhecido como incremental é particularmente útil, quando há mão-de-obra disponível para implementação completa, dentro do prazo comercial de entrega estabelecido para o projeto;

III. Na situação em que o desenvolvedor está inseguro da eficiência de um algoritmo, da aplicabilidade de um sistema operacional, o modelo conhecido como prototipagem pode oferecer uma melhor abordagem.

Estão CORRETAS

  • A.

    I e II, somente.

  • B.

    I e III, somente.

  • C.

    II e III, somente.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II, somente.

O paradigma do ciclo de vida clássico da Engenharia de Software é composto de seis atividades. A ordem correta, da seqüência dessas atividades está representada em qual alternativa?

  • A.

    Engenharia de sistemas - Análise - Projeto - Codificação - Teste - Manutenção.

  • B.

    Análise - Engenharia de sistemas - Projeto - Codificação - Teste - Manutenção.

  • C.

    Análise - Engenharia de sistemas - Codificação - Projeto - Teste - Manutenção.

  • D.

    Engenharia de sistemas - Análise - Codificação - Projeto - Teste - Manutenção.

  • E.

    Análise - Engenharia de sistemas - Codificação - Teste - Projeto - Manutenção.

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