Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere os seguintes componentes de modelos utilizados nos projetos de software:
I. Fluxo de dados.
II. Entidade fraca.
III. Entidade associativa.
IV. Depósito de dados.
V. Processo.
A correta associação entre estes componentes com a modelagem funcional (MF) e modelagem de dados (MD) é
I-MD; II-MD; III-MD; IV-MF; V-MF.
I-MD; II-MD; III-MF; IV-MF; V-MF.
I-MD; II-MF; III-MD; IV-MF; V-MD.
I-MF; II-MF; III-MD; IV-MD; V-MF.
I-MF; II-MD; III-MD; IV-MF; V-MF.
Considere a tabela a seguir:
Na medição de pontos de função, os valores X, Y e Z utilizados na tabela, correspondem, respectivamente, a
12, 7 e 3.
13, 8 e 4.
13, 6 e 4.
15, 8 e 3.
15, 7 e 4.
Para utilizar o processo de estimativa por Story Points em Scrum, inicialmente
o Product Owner deve atribuir valores de negócio para cada um dos itens do Product Backlog.
o Product Backlog deve considerar todos os fatores de Sprint contidos no Backlog Owner.
os Stakeholders devem atribuir os riscos do Product Owner para cada Sprint Planning.
os Stakeholders devem atribuir valores de negócio do Product Owner para cada Sprint.
o Product Planning deve avaliar cada Sprint contida no Backlog transacional e decidir pela prioridade de atividades.
O catálogo de padrões de projeto (design patterns) do GoF contém
20 padrões e está basicamente dividido em duas seções: Structural e Behavioral.
21 padrões e está basicamente dividido em duas seções: Creational e Behavioral.
23 padrões e está basicamente dividido em duas seções: Structural e Behavioral.
23 padrões e está, basicamente, dividido em três seções: Creational, Structural e Behavioral.
24 padrões e está basicamente dividido em três seções: Creational, Spectral e Behavioral.
O diagrama de classes UML 2.3 abaixo contém parte das classes de uma aplicação usada no ensino de geometria.
Caso essa aplicação permita instanciar apenas triângulos, retângulos e pentágonos, como deveria ser definida a classe Polígono em um programa Java?
public final class Poligono { }
public interface class Poligono { }
public static class Poligono { }
public abstract class Poligono { }
public class Poligono { }
Durante o levantamento de um sistema, um analista registrou o seguinte requisito funcional:
A função de efetivação de uma compra deverá exigir que o cliente se identifique novamente para o sistema, caso o valor da transação ultrapasse o limite de crédito definido pela gerência.
A partir desta declaração, o analista elaborou o diagrama de casos de uso UML 2.3 abaixo.
Qual deve ser o estereótipo da relação entre os casos de uso Efetiva Compra e Identifica Cliente, de modo que esse diagrama expresse o requisito funcional descrito anteriormente?
extend
include
inherits
implements
overrides
No Processo Unificado (UP), que nome é dado à diferença (delta) entre dois releases do produto ao final de iterações subsequentes?
Ciclo
Iteração
Incremento
Build
Baseline
Em ordem cronológica, quais são as fases definidas no Processo Unificado (UP)?
Concepção, Requisitos, Implementação e Testes
Concepção, Elaboração, Construção e Implantação
Concepção, Elaboração, Construção e Transição
Elaboração, Concepção, Construção e Transição
Elaboração, Construção, Implementação e Transição
Considere o seguinte diagrama de sequência UML 2.3:
Está correto APENAS o que se afirma em
I
IV
I e II
III e IV
I, II e III
Sobre o diagrama apresentado, considere as afirmativas abaixo.
I - Uma instância de uma nota fiscal pode não conter item algum.
II - A relação entre as classes Nota Fiscal e Item é uma composição.
III - Um item pode pertencer a mais de uma nota fiscal.
IV - A operação getFaturamento( ) é estática.
Estão corretas APENAS as afirmativas
I e III
I e IV
II e IV
III e IV
II, III e IV
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...