Questões de Ciência da Computação do ano 2011

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à Engenharia de Software, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    O design de software, ao descrever os diversos aspectos que estarão presentes no sistema quando construído, permite que se faça a avaliação prévia para garantir que ele alcance os objetivos propostos pelos interessados.

  • B.

    A representação de um design de software mais simples para representar apenas as suas características essenciais busca atender ao princípio da abstração.

  • C.

    Iniciar a entrevista para obtenção dos requisitos de software com perguntas mais genéricas e finalizar com perguntas mais específicas sobre o sistema é o que caracteriza a técnica de entrevista estruturada em funil.

  • D.

    No contexto de levantamento de requisitos, funcionalidade é um dos aspectos que deve ser levado em conta na abordagem dos requisitos funcionais.

  • E.

    A representação é a linguagem do design, cujo único propósito é descrever um sistema de software que seja possível construir.

No RUP, definir quais são os atores, os casos de uso existentes e como eles interagem entre si é função típica do

  • A.

    Designer de Negócios.

  • B.

    Revisor do Modelo de Negócios.

  • C.

    Analista do Processo de Negócios.

  • D.

    Revisor de Requisitos.

  • E.

    Analista de Sistemas.

Uma disciplina do RUP que tem como uma de suas finalidades “assegurar que os clientes, usuários e desenvolvedores tenham um entendimento comum da organização- alvo”, a qual se relaciona com a disciplina Ambiente. Trata-se de

  • A.

    Requisitos.

  • B.

    Análise e Design.

  • C.

    Modelagem de Negócios.

  • D.

    Gerenciamento de Configuração e Mudança.

  • E.

    Gerenciamento de Projetos.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.

Em relação às regras do Scrum, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    O Sprint deve ser realizado num período máximo de 40 dias e ter uma equipe de trabalho não superior a 10 pessoas.

  • B.

    Se o Sprint tomar um rumo não desejado, é possível dissolvê-lo e começar um novo Sprint, baseando num novo Sprint Backlog.

  • C.

    As reuniões durante um Sprint devem ser diárias, sempre à mesma hora e no mesmo local e não devem durar mais que 30 minutos.

  • D.

    Toda conversação restringe as respostas dos participantes às três perguntas do Scrum Master: O que desenvolveu desde a última reunião? Que dificuldades encontrou durante o seu trabalho? O que planeja desenvolver até a próxima reunião?

  • E.

    Com base nas respostas às três perguntas, o Scrum Master deve imediatamente tomar decisões, quando necessárias, para remover todas as situações que impeçam a agilidade do trabalho.

Em UML,

  • A.

    diagramas de componentes são diagramas de comportamento com a função de visualizar um conjunto de componentes e as suas relações.

  • B.

    diagramas de classes têm como função visualizar um conjunto de objetos e as suas relações num determinado instante de tempo.

  • C.

    os requisitos identificam as funcionalidades pretendidas no sistema para cada perfil de usuário, com base nos diagramas de iteração.

  • D.

    diagramas de instalação são diagramas estruturais e têm a função de visualizar a configuração de um conjunto de nós de processamento e dos componentes em execução em cada nó.

  • E.

    uma classe abstrata é uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos, operações e relações.

Durante a validação de requisitos devem ser realizadas

verificações que podem refletir situações tais como:

I. Os sistemas têm diversos stakeholders com necessidades

diferentes. Estudos e análises podem

demonstrar que o que se pensava como necessidade

inicial (funções) pode variar com o

aprofundamento da análise.

II. Não devem existir restrições ou descrições contraditórias

e conflitantes para a mesma função de um

sistema.

De acordo com Sommerville, essas verificações são, respectivamente,

de

  • A.

    consistência e completeza.

  • B. validade e completeza.
  • C.

    validade e consistência.

  • D.

    realismo e validade.

  • E.

    realismo e consistência.

No processo de obtenção de requisitos, um ponto forte é o reconhecimento das várias perspectivas que podem ser observadas nos requisitos oriundos de stakeholders diferentes. Com três tipos genéricos (Sommerville), ou seja, de interação, indiretas e de domínio, tais perspectivas

  • A.

    são percebidas somente quando da especificação da solução de arquitetura.

  • B.

    aparecem como resultado da aplicação da orientação a objetos.

  • C.

    são observadas pela análise orientada a pontos de vista.

  • D.

    são percebidas apenas se os stakeholders tiverem maturidade e conhecimento de TI.

  • E.

    não são perceptíveis até que se tenha iniciado o processo de codificação.

Quanto à classificação de tipo de bloco de construção, de acordo com Grady Booch et al, o vocabulário UML abrange

  • A.

    1 tipo.

  • B.

    2 tipos.

  • C.

    3 tipos.

  • D.

    4 tipos.

  • E.

    5 tipos.

Considere:

I. estruturais,

II. comportamentais,

III. de agrupamentos,

IV. anotacionais.

Quanto aos itens da UML que podem constituir blocos de

construção básicos OO, está correto o que consta em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...