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Em relação à Engenharia de Software, é INCORRETO afirmar:
O design de software, ao descrever os diversos aspectos que estarão presentes no sistema quando construído, permite que se faça a avaliação prévia para garantir que ele alcance os objetivos propostos pelos interessados.
A representação de um design de software mais simples para representar apenas as suas características essenciais busca atender ao princípio da abstração.
Iniciar a entrevista para obtenção dos requisitos de software com perguntas mais genéricas e finalizar com perguntas mais específicas sobre o sistema é o que caracteriza a técnica de entrevista estruturada em funil.
No contexto de levantamento de requisitos, funcionalidade é um dos aspectos que deve ser levado em conta na abordagem dos requisitos funcionais.
A representação é a linguagem do design, cujo único propósito é descrever um sistema de software que seja possível construir.
No RUP, definir quais são os atores, os casos de uso existentes e como eles interagem entre si é função típica do
Designer de Negócios.
Revisor do Modelo de Negócios.
Analista do Processo de Negócios.
Revisor de Requisitos.
Analista de Sistemas.
Uma disciplina do RUP que tem como uma de suas finalidades assegurar que os clientes, usuários e desenvolvedores tenham um entendimento comum da organização- alvo, a qual se relaciona com a disciplina Ambiente. Trata-se de
Requisitos.
Análise e Design.
Modelagem de Negócios.
Gerenciamento de Configuração e Mudança.
Gerenciamento de Projetos.
Está correto o que consta APENAS em
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e V.
II, IV e V.
III, IV e V.
Em relação às regras do Scrum, é INCORRETO afirmar:
O Sprint deve ser realizado num período máximo de 40 dias e ter uma equipe de trabalho não superior a 10 pessoas.
Se o Sprint tomar um rumo não desejado, é possível dissolvê-lo e começar um novo Sprint, baseando num novo Sprint Backlog.
As reuniões durante um Sprint devem ser diárias, sempre à mesma hora e no mesmo local e não devem durar mais que 30 minutos.
Toda conversação restringe as respostas dos participantes às três perguntas do Scrum Master: O que desenvolveu desde a última reunião? Que dificuldades encontrou durante o seu trabalho? O que planeja desenvolver até a próxima reunião?
Com base nas respostas às três perguntas, o Scrum Master deve imediatamente tomar decisões, quando necessárias, para remover todas as situações que impeçam a agilidade do trabalho.
Em UML,
diagramas de componentes são diagramas de comportamento com a função de visualizar um conjunto de componentes e as suas relações.
diagramas de classes têm como função visualizar um conjunto de objetos e as suas relações num determinado instante de tempo.
os requisitos identificam as funcionalidades pretendidas no sistema para cada perfil de usuário, com base nos diagramas de iteração.
diagramas de instalação são diagramas estruturais e têm a função de visualizar a configuração de um conjunto de nós de processamento e dos componentes em execução em cada nó.
uma classe abstrata é uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos, operações e relações.
Durante a validação de requisitos devem ser realizadas verificações que podem refletir situações tais como: I
diferentes. Estudos e análises podem
demonstrar que o que se pensava como necessidade
inicial (funções) pode variar com o
aprofundamento da análise.
II
. Não devem existir restrições ou descrições contraditóriase conflitantes para a mesma função de um
sistema.
De acordo com Sommerville, essas verificações são, respectivamente,
de
consistência e completeza.
validade e consistência.
realismo e validade.
realismo e consistência.
No processo de obtenção de requisitos, um ponto forte é o reconhecimento das várias perspectivas que podem ser observadas nos requisitos oriundos de stakeholders diferentes. Com três tipos genéricos (Sommerville), ou seja, de interação, indiretas e de domínio, tais perspectivas
são percebidas somente quando da especificação da solução de arquitetura.
aparecem como resultado da aplicação da orientação a objetos.
são observadas pela análise orientada a pontos de vista.
são percebidas apenas se os stakeholders tiverem maturidade e conhecimento de TI.
não são perceptíveis até que se tenha iniciado o processo de codificação.
Quanto à classificação de tipo de bloco de construção, de acordo com Grady Booch et al, o vocabulário UML abrange
1 tipo.
2 tipos.
3 tipos.
4 tipos.
5 tipos.
Considere: I
II
. comportamentais,III
. de agrupamentos,IV
. anotacionais.Quanto aos itens da UML que podem constituir blocos de
construção básicos OO, está correto o que consta em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
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