Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na abordagem de implementação por estágios, representam áreas de processo que precisam ser desenvolvidas para que o nível de maturidade 2 do CMMI seja atingido pela organização:
Inovação e Disseminação Organizacional (OID) e Análise e Resolução de Causas (CAR).
Gestão de Requisitos (REQM) e Planejamento do Projeto (PP).
Desempenho do Processo Organizacional (OPP) e Gestão Quantitativa do Projeto (QPM).
Desenvolvimento de Requisitos (RD) e Foco no Processo Organizacional (OPF).
Gestão de Riscos (RSKM) e Gestão Integrada do Projeto (IPM).
Para gerenciar uma equipe de desenvolvimento de software, que utiliza a metodologia ágil XP,
não se permite a presença constante do cliente durante o desenvolvimento do projeto para não haver interferência na interpretação dos requisitos.
é necessário adotar medidas para que os desenvolvedores trabalhem mais de 40 horas semanais fazendo horas extras, para agilizar o desenvolvimento e concluir o projeto em menos tempo.
a programação deve ser feita em dupla, onde dois programadores trabalham em um único computador. Um desenvolvedor implementa o código, enquanto outro observa continuamente o trabalho que está sendo feito, procurando identificar erros sintáticos e semânticos.
um nível médio de complexidade de programação deve ser definido de modo que satisfaça os requisitos atuais e futuros.
uma entrega de versões do software a cada seis meses deve ser cumprida, contemplando o maior número possível de requisitos.
A principal metodologia tradicional utilizada no desenvolvimento de software é o modelo clássico também conhecido como cascata ou sequencial. Nesse modelo,
cada etapa tem associada ao seu término uma documentação que deve ser aprovada para que a etapa posterior possa ter início.
o projeto é dividido em fases de maneira flexível.
o custo das alterações do software diminui à medida que o desenvolvimento progride.
utiliza-se o desenvolvimento incremental e iterativo.
os requisitos não podem ser estáveis.
Está correto o que consta em
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
A métrica análise por pontos de função foi desenvolvida na década de 1970, como uma forma de medir
Analise os itens a seguir relacionados a essa métrica:
I
. Considera mais importante o número de linhas decódigo do que as funcionalidades criadas.
II
. Pode ser aplicada antes do código ser escrito, baseando-se na descrição arquitetural do projeto.
III
. É dependente da tecnologia utilizada no desenvolvimento.IV
. Dois programas muito diferentes podem possuir amesma contagem de pontos de função.
Está correto o que consta em
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e III, apenas.
A engenharia de requisitos ajuda os engenheiros de software a compreender melhor o problema que eles vão trabalhar para resolver. Ela inclui um conjunto de tarefas que levam a um entendimento de qual será o impacto do software sobre o negócio, do que o cliente quer e de como os usuários finais vão interagir com o software. A função de negociação no processo de engenharia de requisitos
especifica, revisa e valida o problema de modo a garantir que seu entendimento e o entendimento do cliente sobre o problema coincidam.
refina e modifica os requisitos. É uma ação de modelagem de análise composta de várias tarefas de modelagem e refinamento.
define quais são as prioridades, o que é essencial, o que é necessário. Clientes, usuários e outros interessados são solicitados a ordenar os requisitos e depois discutir os conflitos de prioridade.
ajuda o cliente a definir o que é necessário.
define o escopo e a natureza do problema a ser resolvido.
Os produtos de trabalho resultantes da engenharia de requisitos são avaliados quanto à qualidade durante a etapa de validação de requisitos. Analise os itens a seguir referentes a essa etapa: I
requisitos é a avaliação técnica formal.
II
. O modelo de análise pode garantir que os requisitosforam consistentemente declarados.
III
. É frequentemente útil examinar cada requisito emface de um conjunto de questões do tipo
checklist.IV
. A equipe de revisão que avalia os requisitos incluiapenas pessoas com conhecimento técnico na área
de TI, como engenheiros de
softwares, desenvolvedoresetc.
Está correto o que consta em
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
De certo modo, o Processo Unificado é uma tentativa de apoiar-se nos melhores recursos e características dos modelos convencionais de processo de software, porém, de caracterizá-los de modo que implementem muitos dos melhores princípios de desenvolvimento ágil de software. Com base nessa afirmação, é correto dizer que o Processo Unificado
prevê requisitos estáveis e desenvolvimento em uma sequência de etapas sem a participação do cliente.
divide o projeto em fases de uma maneira inflexível e, após a fase de desenvolvimento, não se prevêem mudanças das especificações.
sugere que o software seja todo planejado e documentado antes de ser implementado.
sugere um fluxo de processo que é iterativo e incremental, dando a sensação evolucionária que é essencial no desenvolvimento moderno de software.
reconhece que a comunicação com o cliente é importante, entretanto dispensa os métodos diretos para descrever a visão do cliente de um sistema.
Para captar os requisitos funcionais de um sistema podese utilizar a UML. O diagrama mais adequado para essa finalidade é o diagrama de
casos de uso.
atividades.
colaboração.
classes.
comunicações.
Para fazer a modelagem de um padrão de projeto (design pattern) utilizando a UML é DESNECESSÁRIO
entender o padrão de projeto como uma colaboração representada com suas partes estruturais e comportamentais.
fazer a modelagem do mecanismo como uma colaboração, fornecendo seus aspectos estruturais, assim como os aspectos comportamentais.
identificar as soluções específicas e particulares para o problema básico e reificá-la como um mecanismo.
identificar os elementos do padrão de projeto que devem ser vinculados aos elementos em um contexto específico e representá-los como parâmetros para colaboração.
identificar as soluções comuns para o problema básico.
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