Questões de Ciência da Computação do ano 2011

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Na abordagem de implementação por estágios, representam áreas de processo que precisam ser desenvolvidas para que o nível de maturidade 2 do CMMI seja atingido pela organização:

  • A.

    Inovação e Disseminação Organizacional (OID) e Análise e Resolução de Causas (CAR).

  • B.

    Gestão de Requisitos (REQM) e Planejamento do Projeto (PP).

  • C.

    Desempenho do Processo Organizacional (OPP) e Gestão Quantitativa do Projeto (QPM).

  • D.

    Desenvolvimento de Requisitos (RD) e Foco no Processo Organizacional (OPF).

  • E.

    Gestão de Riscos (RSKM) e Gestão Integrada do Projeto (IPM).

Para gerenciar uma equipe de desenvolvimento de software, que utiliza a metodologia ágil XP,

  • A.

    não se permite a presença constante do cliente durante o desenvolvimento do projeto para não haver interferência na interpretação dos requisitos.

  • B.

    é necessário adotar medidas para que os desenvolvedores trabalhem mais de 40 horas semanais fazendo horas extras, para agilizar o desenvolvimento e concluir o projeto em menos tempo.

  • C.

    a programação deve ser feita em dupla, onde dois programadores trabalham em um único computador. Um desenvolvedor implementa o código, enquanto outro observa continuamente o trabalho que está sendo feito, procurando identificar erros sintáticos e semânticos.

  • D.

    um nível médio de complexidade de programação deve ser definido de modo que satisfaça os requisitos atuais e futuros.

  • E.

    uma entrega de versões do software a cada seis meses deve ser cumprida, contemplando o maior número possível de requisitos.

A principal metodologia tradicional utilizada no desenvolvimento de software é o modelo clássico também conhecido como cascata ou sequencial. Nesse modelo,

  • A.

    cada etapa tem associada ao seu término uma documentação que deve ser aprovada para que a etapa posterior possa ter início.

  • B.

    o projeto é dividido em fases de maneira flexível.

  • C.

    o custo das alterações do software diminui à medida que o desenvolvimento progride.

  • D.

    utiliza-se o desenvolvimento incremental e iterativo.

  • E.

    os requisitos não podem ser estáveis.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, III e IV, apenas.

A métrica análise por pontos de função foi desenvolvida

na década de 1970, como uma forma de medir software.

Analise os itens a seguir relacionados a essa métrica:

I. Considera mais importante o número de linhas de

código do que as funcionalidades criadas.

II. Pode ser aplicada antes do código ser escrito, baseando-

se na descrição arquitetural do projeto.

III. É dependente da tecnologia utilizada no desenvolvimento.

IV. Dois programas muito diferentes podem possuir a

mesma contagem de pontos de função.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I e III, apenas.

A engenharia de requisitos ajuda os engenheiros de software a compreender melhor o problema que eles vão trabalhar para resolver. Ela inclui um conjunto de tarefas que levam a um entendimento de qual será o impacto do software sobre o negócio, do que o cliente quer e de como os usuários finais vão interagir com o software. A função de negociação no processo de engenharia de requisitos

  • A.

    especifica, revisa e valida o problema de modo a garantir que seu entendimento e o entendimento do cliente sobre o problema coincidam.

  • B.

    refina e modifica os requisitos. É uma ação de modelagem de análise composta de várias tarefas de modelagem e refinamento.

  • C.

    define quais são as prioridades, o que é essencial, o que é necessário. Clientes, usuários e outros interessados são solicitados a ordenar os requisitos e depois discutir os conflitos de prioridade.

  • D.

    ajuda o cliente a definir o que é necessário.

  • E.

    define o escopo e a natureza do problema a ser resolvido.

Os produtos de trabalho resultantes da engenharia de

requisitos são avaliados quanto à qualidade durante a

etapa de validação de requisitos. Analise os itens a seguir

referentes a essa etapa:

I. Um dos principais mecanismos de validação de

requisitos é a avaliação técnica formal.

II. O modelo de análise pode garantir que os requisitos

foram consistentemente declarados.

III. É frequentemente útil examinar cada requisito em

face de um conjunto de questões do tipo checklist.

IV. A equipe de revisão que avalia os requisitos inclui

apenas pessoas com conhecimento técnico na área

de TI, como engenheiros de softwares, desenvolvedores

etc.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II e III, apenas.

De certo modo, o Processo Unificado é uma tentativa de apoiar-se nos melhores recursos e características dos modelos convencionais de processo de software, porém, de caracterizá-los de modo que implementem muitos dos melhores princípios de desenvolvimento ágil de software. Com base nessa afirmação, é correto dizer que o Processo Unificado

  • A.

    prevê requisitos estáveis e desenvolvimento em uma sequência de etapas sem a participação do cliente.

  • B.

    divide o projeto em fases de uma maneira inflexível e, após a fase de desenvolvimento, não se prevêem mudanças das especificações.

  • C.

    sugere que o software seja todo planejado e documentado antes de ser implementado.

  • D.

    sugere um fluxo de processo que é iterativo e incremental, dando a sensação evolucionária que é essencial no desenvolvimento moderno de software.

  • E.

    reconhece que a comunicação com o cliente é importante, entretanto dispensa os métodos diretos para descrever a visão do cliente de um sistema.

Para captar os requisitos funcionais de um sistema podese utilizar a UML. O diagrama mais adequado para essa finalidade é o diagrama de

  • A.

    casos de uso.

  • B.

    atividades.

  • C.

    colaboração.

  • D.

    classes.

  • E.

    comunicações.

Para fazer a modelagem de um padrão de projeto (design pattern) utilizando a UML é DESNECESSÁRIO

  • A.

    entender o padrão de projeto como uma colaboração representada com suas partes estruturais e comportamentais.

  • B.

    fazer a modelagem do mecanismo como uma colaboração, fornecendo seus aspectos estruturais, assim como os aspectos comportamentais.

  • C.

    identificar as soluções específicas e particulares para o problema básico e reificá-la como um mecanismo.

  • D.

    identificar os elementos do padrão de projeto que devem ser vinculados aos elementos em um contexto específico e representá-los como parâmetros para colaboração.

  • E.

    identificar as soluções comuns para o problema básico.

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