Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o IFPUG (International Function Point Users Group), análise de pontos de função é uma técnica
utilizada para determinar as funcionalidades do sistema sob o ponto de vista do usuário, determinando o tamanho funcional do sistema a ser desenvolvido.
que analisa as funções de uma linguagem, determinando o número de linhas (pontos) presentes nessas funções, utilizadas para medir o tempo de desenvolvimento do sistema.
para análise das funções em uso no sistema, analisando, em tempo de processamento, os pontos de entrada e saída de cada função, gerando dessa forma uma visão de qualidade do código.
utilizada para medir o sistema em linhas de código e, pela sua natureza, depende diretamente da linguagem utilizada no desenvolvimento do sistema.
para análise de domínio do sistema, trazendo elementos que podem medir a qualidade, tamanho e tempo necessário para desenvolvimento, utilizando pontos de vista funcionais e não funcionais.
A especificação de um caso de teste (test case specification) deve conter, entre outros,
identificador, itens constantes no teste, especificação de entrada, especificação de saída, definição do ambiente necessário, necessidades especiais e dependências de outros casos de testes.
especificação dos requerimentos, especificação do desenho, manual do usuário, manual de operação e manual de instalação.
autorização para o projeto, plano do projeto, plano de garantia da qualidade, plano de configuração gerencial, políticas internas e padrões relevantes.
plano de testes, especificação do desenho, especificação do caso de teste, especificação dos procedimentos, relatório de transmissão, logs de teste, relatório de incidentes e relatório de sumário dos testes.
introdução, funcionalidades a serem testadas, prazo de entrega, responsabilidades, cronograma de testes, riscos e contingências.
Considere a seguinte definição de uma característica de testabilidade (Pressman): Controlando o escopo do teste, podemos isolar problemas mais rapidamente e realizar retestagem mais racionalmente. O sistema de software é construído por meio de módulos independentes, que podem ser testados independentemente. Trata-se da característica:
estabilidade.
simplicidade.
operabilidade.
controlabilidade.
decomponibilidade.
software básico; ferramentas de desenvolvimento e utilitários; roteadores e switches.
software básico; ferramentas de desenvolvimento e utilitários; roteadores e switches.
software básico; banco de dados e arquivos de dados; mídia magnética (fitas e discos).
banco de dados e arquivos de dados; documentação de sistemas; planos de continuidade.
procedimentos operacionais; computadores; equipamentos de comunicação de dados.
software aplicativo; computadores; roteadores e switches.
Sobre os requerimentos de segurança no desenvolvimento de sistemas aplicativos, analise: I
da informação: controle de acesso, trilha de auditoria e disponibilidade dos recursos de informação.
II
. O processo de segurança da informação não precisa participar de todo o trabalho de engenharia do sistema. Bastaparticipar das fases de modelagem, construção e instalação.
III
. Os requisitos de segurança devem ser incorporados aos requisitos de desenvolvimento de sistema interno, mas nãoterceirizado.
IV
. Os programas desenvolvidos/adquiridos devem ser testados adequadamente com o objetivo de não ocorrer problemasquando a aplicação já estiver em funcionamento normal no ambiente de produção.
Está correto o que consta em
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
NÃO contém apenas ativos de informação classificados pela norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:
base de dados e arquivos, contratos e acordos.
aplicativos, sistemas, ferramentas de desenvolvimento e utilitários.
manuais de usuário, material de treinamento, procedimentos de suporte ou operação.
documentação de sistema e informações sobre pesquisa.
planos de continuidade do negócio, procedimentos de recuperação e trilhas de auditoria.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
Em uma aplicação para gerenciamento de currículos profissionais, deve haver uma funcionalidade para pesquisa (busca) por informações previamente registradas. Essa funcionalidade deve ser apresentada aos usuários como um formulário da interface gráfica da aplicação cuja composição deve ser diferente em cada uma das seguintes situações. Na primeira, o formulário deve apresentar ao usuário campos que permitam realizar buscas por empresas que oferecem vagas de emprego. Na segunda situação, o formulário deve apresentar campos para permitir aos usuários a realização de buscas por currículos de candidatos a vagas de emprego. O engenheiro de software, encarregado da implementação dessa funcionalidade, decidiu usar um padrão de projeto do catálogo GoF (Gang of Four). Esse padrão foi escolhido porque permite construir produtos com diferentes representações de tal forma que o mesmo processo de construção possa ser usado para criar diferentes produtos. No caso da funcionalidade descrita acima, os diferentes produtos a serem criados são as duas variantes do formulário de busca. Dentre os listados abaixo, qual foi o padrão escolhido pelo engenheiro de software?
Abstract Factory
Bridge
Builder
Mediator
Prototype
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Autor de diversos livros na área de usabilidade, como Usabilidade na web e Projetando websites. Quem é considerado o papa, guru ou rei da usabilidade?
Steve Jobs
Jakob Nielsen
Donald Norman
Mark Zuckerberg
Steven Krug
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Para descobrir se o design de um site funciona, o método mais recomendável é testar com os usuários. Assinale a alternativa correta relacionada com o teste de usabilidade em que os usuários tentam realizar uma tarefa na interface.
Assista ao que os usuários verdadeiramente fazem.
Acredite no que os usuários dizem que faz.
Acredite no que os usuários acham que vão fazer no futuro.
Solicite respostas sobre a realização das tarefas antes do teste.
Mostre ao usuário como realizar a tarefa antes do teste.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...