Questões de Ciência da Computação do ano 2011

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Julgue os itens subsecutivos, a respeito dos processos de gerenciamento de infraestrutura.

Apesar de o gerenciamento da disponibilidade ser responsável pelo nível adequado de disponibilidade dos serviços de TI, a garantia da disponibilidade da infraestrutura de TI estável é uma responsabilidade de processos de gerenciamento de infraestrutura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à implantação do gerenciamento de serviços de TI, julgue os próximos itens.

A implantação dos processos do estágio de desenho de serviço traz consigo a necessidade de definição de uma matriz de responsabilidades e exige, entre outras coisas, que seja analisado o impacto no negócio e sejam avaliados os riscos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O diretor de TI de determinada empresa preparou um relatório em que relacionava estratégias de negócios a princípios de TI e a desdobramentos em iniciativas de TI, abrangendo os itens abaixo.

1 – Provisão de serviços de atendimento para qualquer cliente.

2 – Expansão territorial da atuação da empresa, visando a aumentar a base de clientes.

3 – Expansão da rede e da infraestrutura de serviços para outras localidades.

4 – Projetos de implantação do Sistema Integrado de Gestão nas empresas adquiridas.

5 – Unicidade de Sistema Integrado de Gestão para todas as empresas do grupo.

6 – Crescimento pela aquisição de concorrentes, obtendo economia de escala.

Qual a relação correta entre os princípios de TI (P-TI), estratégias de negócios (E-N) e iniciativas de TI (I-TI) listados?

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Em relação aos vários modelos de referência para processos que servem como padrão conceitual para diversos segmentos de negócio, tem-se que

  • A.

    o Supply-Chain Operations Reference (SCOR) é uma das ferramentas de modelagem que auxiliam os usuários a encaminhar, melhorar e comunicar práticas de gerenciamento de cadeia de suprimentos entre todas as partes interessadas.

  • B.

    o Processes Classification Framework (PCF) da American Productivity & Quality Center (APQC) trabalha com 12 processos básicos de negócio divididos em três grupos distintos: Processos Operacionais, Gerenciamento de Suporte e Tratamento de Aspectos Ambientais.

  • C.

    o Process Handbook Project é um consórcio sem fins lucrativos com meta de estabelecer padrões de processos para compartilhamento de informações em negócios do tipo B2B.

  • D.

    uma desvantagem do uso do modelo RosettaNet é que ele não trata nem de processos de compra nem de gerenciamento de inventário em ambientes tecnológicos.

  • E.

    o BenchNet serve como base de referência de processo e provê um ponto de referência neutro para necessidades de reengenharia, parcerias, alianças e acordos gerais com provedores da área de telecomunicação.

Business Activity Monitoring (BAM) é uma ferramenta de negócios que fornece indicadores de gestão. A opção pelo uso dessa ferramenta implica considerar que

  • A.

    o BAM monitora todo o desempenho registrado em tempo real e em tempo marcado para análise posterior, sendo um de seus objetivos conhecer o comportamento de um processo e sua evolução frente às métricas preestabelecidas.

  • B.

    o BAM é focado nas transações e nos eventos, se concentrando em, pelo menos, seis atributos-chave: Volume, Velocidade, Erros, Requisitos Funcionais, Referências de Processos e Condições Especiais.

  • C.

    a diferença entre o BAM e o BI (Business Inteligent) é que enquanto o BAM tende a analisar dados acumulados, perceber padrões e apontar tendências, o BI tende a trabalhar com resultados imediatos, utilizando banco de dados transacionais, Web Services, mensagens, etc.

  • D.

    as condições especiais usadas no BAM devem ser definidas pelo gerente funcional do departamento que possui a maior quantidade de processos modelados e vão representar eventos que são pertinentes, sob a perspectiva do departamento, para a execução das transações de negócio internos.

  • E.

    o BAM tem a vantagem de fornecer um gerenciamento de requisitos de negócios em todo o processo, que apoia a manutenção e o suporte de processos já instalados e mantém alterações oportunas já implementadas.

Uma empresa iniciou um trabalho de modelagem de seus processos segundo o modelo BPM. Em distintos momentos, apresentaram-se os modelos acima para um processo relacionado à seleção de pessoal. Em relação a essa modelagem, considere as afirmativas a seguir.

I - O processo de modelagem redundou em uma descrição visual das atividades envolvidas, facilitando seu entendimento, que é um dos motivos pelos quais uma empresa deve procurar modelar seus processos.

 II - A modelagem dos processos já se encontra em uma fase avançada, uma vez que o modelo “como-estᔠ(AS-IS) foi identificado na fase de Modelagem do ciclo de vida, e o modelo “como-serᔠ(TO-BE) foi concebido na metade da fase de Implementação, como resultado de uma simulação realizada no inicio dessa fase.

III - A atividade de receber currículo, que antes era via entrega pessoal, foi sugerida no modelo “como-serᔠpara ser automatizada via página web, representando uma melhoria que deve ser disponibilizada na fase de Implantação do ciclo de vida do processo.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Uma modelagem de processos de uma empresa que possui uma estrutura organizacional muito fragmentada, utilizando BPM, gerou o desenho acima contendo a hierarquia de um de seus conjuntos de processos. Considerando as informações fornecidas e o desenho da hierarquia dos processos, conclui-se que

  • A.

    uma interpretação válida da hierarquia acima indicaria que Atendimento de Pedido do Produto é um processo, Fabricação do Produto é um subprocesso e Usinar Peças é um subprocesso do subprocesso Fabricação do Produto e pode conter miniprocessos atômicos, não divisíveis chamados de fluxos de mensagem.

  • B.

    o fato de cada nível conter entradas e saídas diferentes é uma incorreção do desenho, pois cada nível deve ter os mesmos itens que entram e saem da unidade transformadora.

  • C.

    o desenho acima pode ser aperfeiçoado inserindo um macroprocesso em um nível superior ao processo Atendimento de Pedido de Produto, que mostraria os outros processos da organização, além de Atendimento de Pedido de Produto, completando a visão das funções da organização e seus inter-relacionamentos.

  • D.

    o subprocesso Soldar Peças é tipicamente um processo empresarial / gerencial, pois pode conter unidades interligadas logicamente, que fazem uso de recursos disponíveis para gerar resultados definidos, em apoio aos objetivos da organização; além disto, esse subprocesso manipula o produto físico.

  • E.

    a estrutura organizacional fragmentada da empresa foi um facilitador para identificação da estrutura hierárquica dos processos, pois a visão fragmentada ajudou na estruturação dos processos da empresa e na identificação de suas interdependências.

Uma das características identificadas nas pesquisas sobre a operação das organizações centradas em processo é o(a)

  • A.

    desenvolvimento de uma cadeia de valor bem definida e o estímulo à competição entre departamentos como forma de aumentar a produtividade.

  • B.

    utilização dos seus organogramas funcionais como ponto de partida para o planejamento estratégico.

  • C.

    consideração do valor agregado pelos processos como contribuição menor para a competitividade, resultado da competência da mão de obra da organização.

  • D.

    valorização da especificação das funções departamentais, de forma a não haver intersecções, sempre prejudiciais à eficiência dos processos.

  • E.

    valorização da visão adotada, com distribuição de recompensas e prêmios com base em metas de processos.

No contexto do BPM, várias técnicas podem ser úteis durante a modelagem do estado atual do processo (As In), entre elas, a técnica conhecida por JAD (Joint Application Development). Nessa técnica, bastante utilizada em desenvolvimento de software,

  • A.

    as reuniões são realizadas com procedimentos flexíveis e improvisados, garantindo o exercício da criatividade dos participantes.

  • B.

    o formato da reunião promove o espírito de cooperação e valoriza o trabalho em equipe de desenvolvedores e usuários.

  • C.

    o líder da reunião é eleito entre os usuários, garantindo o comprometimento da categoria.

  • D.

    o levantamento de informações entre os participantes utiliza técnica de entrevista com questionários fechados.

  • E.

    a equipe de usuários é selecionada no nível gerencial de todas as áreas da organização, garantindo a visão institucional das especificações.

Alguns autores consideram a evolução das TI como fator de indução da difusão do BPM. Exemplo dessa influência está, na mudança dos processos de trabalho do setor bancário, onde, a automação transferiu diversas atividades dos funcionários para os clientes. A crescente importância das TI para os negócios conduziu à proposta, defendida por muitos autores, da integração dos sistemas de informação com os processos de negócios. Esse desdobramento leva à criação de ferramentas de TI para apoiar o BPM. Nesse contexto, essas ferramentas devem

  • A.

    valorizar o esforço legado, considerando a origem e a infraestrutura disponíveis para apoiar processos colaborativos.

  • B.

    direcionar todos os fluxos dos processos para a cadeia de valor, considerando sempre a necessidade de aumentar a receita marginal.

  • C.

    melhorar o nível de segurança física dos processos, aumentando as redundâncias (criando backup) e proporcionando recursos de controle de acesso.

  • D.

    melhorar a agilidade, o controle e o monitoramento do negócio, eliminando redundâncias e valorizando a automação.

  • E.

    ordenar o fluxo de mudanças, impedindo que a evolução muito rápida do mercado prevaleça sobre a visão conservadora do negócio.

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